Interoperabilidade de Sistemas Heterogêneos com Web Services | Escola Regional de Engenharia de Software – ERES

Interoperabilidade de Sistemas Heterogêneos com Web Services

Prof. Dr. Carlos Emilio Padilla Severo Resultado de imagem para Carlos Emilio Padilla Severo

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense

Título: Interoperabilidade de Sistemas Heterogêneos com Web Services

Resumo: Instituições em geral são geridas por diferentes sistemas de informação. Tais sistemas, além de serem complexos, devem trocar informações entre si. O que pode não ser tão simples, tendo em vista a heterogeneidade das tecnologias empregadas na concepção de sistemas de informação. Dessa forma, este minicurso abordará soluções baseadas em Web Services para integração e comunicação entre aplicações de software. Para isso, serão apresentados alguns conceitos e tecnologias empregadas na elaboração de propostas de integração de sistemas, bem como, a construção de uma aplicação prática visando a compreensão dos conceitos.

Short bio: Doutor em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2012), Mestre em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2001), Licenciatura Plena em Computação pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (2017) e Bacharel em Informática pela Universidade da Região da Campanha (1996). Possui experiência na área de desenvolvimento de software com tecnologia Java, atuando como desenvolvedor de software e consultor. Atualmente, atua como docente no Instituto Federal Sul-rio-grandense.