Local do Evento

A UNIPAMPA

A Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) faz parte do programa de expansão das universidades federais no Brasil. Um Acordo de Cooperação Técnica financiado entre o Ministério da Educação, a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e a Universidade Federal de Pelotas (UFPel), prevê a ampliação do Ensino Superior na metade sul do estado do Rio Grande do Sul.

A Universidade Federal do Pampa foi criada pelo governo federal para minimizar o processo de estagnação econômica onde está inserida, pois a educação viabiliza o desenvolvimento regional, buscando ser um agente da definitiva incorporação da região ao mapa do desenvolvimento do Rio Grande do Sul.


A expansão da educação pública superior, com a criação da Universidade Federal do Pampa, além de concretizar um antigo sonho da população, permitirá que a juventude, ávida de conhecimentos, permaneça em sua região de origem e adquira as informações necessárias para impulsionar o progresso de sua região, no momento em que se forma mão-de-obra qualificada, e aumenta-se a auto-estima de seus habitantes, tendo, como conseqüência, o surgimento de novas famílias, cujos filhos vislumbrarão opções para que se desenvolvam sociedades cultural e economicamente independentes.

Localização Unipampa – Campus Alegrete

A Universidade Federal do Pampa, Campus Alegrete está localizada na Av. Tiarajú, 810 – Bairro: Ibirapuitã – Alegrete – RS – CEP: 97546-550,  em frente a Escola Estadual de Educação Básica Dr. Lauro Dornelles.

O Centro Cultural

O Centro Cultural Adão Ortiz Houayek, local onde ocorrerá a maior parte das apresentações das sessões técnicas e palestras fica localizado na Praça Pres. Getúlio Vargas, 95-179 – Centro, Alegrete – RS, 97542-570,  perto da Instituto Estadual de Educação Oswaldo Aranha.

Localização Centro Cultural