Engenharia de Linha de Produto de Software com SMarty | Escola Regional de Engenharia de Software – ERES

Engenharia de Linha de Produto de Software com SMarty

Prof. Dr. Edson de Oliveira Junior

Departamento de Informática (DIN) da Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Título: Engenharia de Linha de Produto de Software com SMarty

Resumo: A Engenharia de Software tem sido percebida como uma disciplina transversal ao conhecimento e prática da Ciência da Computação nas últimas décadas. O papel do Engenheiro de Software nunca foi tão importante e valorizado como nos dias de hoje. Com o avanço expressivo do hardware, atualmente, o software se faz presente em quase todas as atividades realizadas pelo ser humano. Tal importância é percebida na demanda de softwares cada vez mais complexos. Dessa forma, qualidade torna-se a característica chave na atividade de desenvolvimento de software. Para atingir a qualidade esperada nos produtos de software existem várias técnicas. Dentre elas uma das mais expressivas é o reuso sistemático de software com base em abordagens como Desenvolvimento Baseado em Componentes, Frameworks e Linhas de Produto de Software. Tais abordagens vêm sendo consolidadas ao longo dos anos na comunidade acadêmica por meio da literatura existente e na comunidade industrial por meio de projetos reais. A abordagem de Linha de Produto de Software (LPS) destaca-se por encorajar o reuso sistemático e não-oportunístico de software por meio de um núcleo de artefatos que podem ser instanciado para um domínio específico e reutilizado na produção de produtos específicos altamente customizáveis. Para tanto, a abordagem SMarty tem sido desenvolvida para apoiar o ciclo de vida de LPS com base na notação UML já consolidada na literatura e em grande parta de indústria. SMarty permite desde a especificação de uma LPS usando estereótipos UML, com apoio substancial à especificação de arquitetura componentizada de LPS até a sua inspeção, teste, otimização e avalição apoiada pelas ISO/IEC 25010, 26550, 26551 e 26555.

Short bio: Possui graduação em Informática e mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Maringá e doutorado em Ciências de Computação e Matemática Computacional pela Universidade de São Paulo (ICMC-USP). Professor adjunto do Departamento de Informática (DIN) da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Possui experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Engenharia de Software, atuando principalmente nos seguintes temas: Processos de Software, Linha de Produto de Software, Avaliação de Arquitetura de Software e de Linhas de Produto, Linha de Processo de Software, Gerenciamento de Variabilidades, Métricas e Modelos de Software, Frameworks, Modelagem e Metamodelagem UML, Ambientes de Desenvolvimento e Tecnologias Java.