Engenharia de Software Orientada a Agentes | Escola Regional de Engenharia de Software – ERES

Engenharia de Software Orientada a Agentes

Prof. Dr. Gilleanes Thorwald Araujo Guedes Resultado de imagem para Gilleanes Thorwald Araujo Guedes

Universidade Federal do Pampa

Título: Engenharia de Software Orientada a Agentes

Resumo: Desde seus primórdios, a Engenharia de Software preocupa-se em criar métodos de desenvolvimento e linguagens de modelagem com o objetivo de estabelecer etapas bem definidas para a construção de software, procurando tornar o seu desenvolvimento mais organizado, rápido e com melhor qualidade. Já na área de Inteligência Artificial, tem-se disseminado o desenvolvimento de sistemas multiagentes, softwares compostos por agentes inteligentes que agem como auxiliares em aplicaçỗes dos mais diversos domínios. Esta prática demonstrou ser uma boa alternativa para o desenvolvimento de sistemas complexos, acarretando um aumento no desenvolvimento de sistemas multiagentes (SMAs). Porém, o desenvolvimento de SMAs trouxe novos desafios para a área de Engenharia de Software, o que levou ao surgimento de uma nova sub-área que mescla conceitos tanto da Engenharia de Software como da Inteligência Artificial, conhecida como AOSE – Agent Oriented Software Engineering ou Engenharia de Software Orientada a Agentes – cujo o objetivo é propor métodos e linguagens para projetar e modelar softwares apoiados por agentes. Sendo assim, este minicurso almeja introduzir os conceitos de agentes de software e sistemas multiagentes e em seguida se concentrar em algumas derivações da linguagem UML para a modelagem de sistemas multiagentes, enfocando principalmente no metamodelo proposto por Guedes (2012) e na linguagem MAS-ML. Pretende-se que os alunos modelem um pequeno software contendo agentes cognitivos utilizando as duas derivações acima citadas.

Short bio: Gilleanes Thorwald Araujo Guedes é doutor em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), possuindo ainda mestrado em Ciência da Computação pela mesma instituição e bacharelado em Informática pela Universidade da Região da Campanha (URCAMP). É professor no curso de Engenharia de Software da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) – Campus de Alegrete. Já ministrou diversas palestras e cursos sobre UML em eventos científicos, em cursos técnicos e de pós-graduação “lato sensu”. É autor dos livros UML – Uma abordagem prática, UML 2 – Guia de consulta rápida, UML 2 – Guia Prático e UML 2 – Uma Abordagem Prática, publicados pela Novatec Editora. Pode ser contatado pelo e-mail gtag@novatec.com.br.