Minicursos

Prof. Dr. Rafael Alves Paes de Oliveira 

Universidade Federal do Paraná

Título: Testes Automatizados com Sikuli

Resumo: Um dos maiores problemas da automatização de teste é devido ao fato de dificuldade de manutenção e portabilidade de scripts de teste. A ferramenta Sikuli visa a aliviar esses problemas por meio de um ambiente que permita a automatização de scripts de teste com tudo o que pode ser visto na tela do computador. Utilizando screenshots e aspectos visuais do programa em teste, a ferramenta sikuli permite ao testador automatizar scripts de testes diversos que podem ser flexibilizados por meio de algoritmos de reconhecimento de imagem. Neste minicurso o autor apresenta aspectos particulares da Sikuli e pratica suas algumas de suas principais funcionalidades.

Short bio: Rafael é professor adjunto da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, campus Dois Vizinhos/PR, onde atua como docente e coordenador do curso Bacharelado em Engenharia de Software. Tem experiência em Engenharia de Software e atua principalmente nos seguintes temas: teste de software, oráculos de teste, automatização de teste, teste de interfaces gráficas, oráculos de teste para sistemas com saídas complexas, oráculos gráficos utilizando CBIR, teste visual de interfaces gráifcas e teste metamórfico.


Prof. Dr. Odorico Machado Mendizabal Resultado de imagem para Odorico Machado Mendizabal

Universidade Federal do Rio Grande

Título: Verificação de Modelos com Spin

Resumo: Verificação de modelos é uma técnica utilizada para verificar algoritmos e sistemas computacionais. Uma ampla utilização desta técnica é observada na verificação de sistemas complexos, como sistemas concorrentes, distribuídos, tolerantes à falhas ou digitais. O processo de verificação consiste em modelagem, descrição de propriedades e verificação automática. Através de um formalismo de especificação é possível descrever o comportamentos do sistema na forma de um modelo. Propriedades desejáveis do modelo são comumente descritas em lógica temporal e verificadas pelo verificador, que explora o espaço de estados do modelo na busca por estados que violem as propriedades. Contra-exemplos gerados auxiliam a encontrar traços de execução que invalidam as propriedades do modelo. Este minicurso apresenta uma introdução sobre verificação de modelos, descrevendo um processo básico de verificação de modelos. Além disso, será introduzida a Lógica Linear Temporal e a descrição de propriedades usando lógica temporal. Exemplos práticos são apresentados com o uso da linguagem de especificação Promela e o verificador de modelos Spin.

Short bio: Odorico Machado Mendizabal é professor na Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Obteve os títulos de Doutor e Mestre em Ciência da Computação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e Engenharia de Computação pela Universidade Federal do Rio Grande. Antes de tornar-se professor, ele assumiu posições de desenvolvedor e analista de desempenho de software nas empresas HP e Dell. Suas áreas de interesse incluem sistemas distribuídos, tolerância a falhas, verificação e teste de software.


Prof. Dr. Gilleanes Thorwald Araujo Guedes Resultado de imagem para Gilleanes Thorwald Araujo Guedes

Universidade Federal do Pampa

Título: Engenharia de Software Orientada a Agentes

Resumo: Desde seus primórdios, a Engenharia de Software preocupa-se em criar métodos de desenvolvimento e linguagens de modelagem com o objetivo de estabelecer etapas bem definidas para a construção de software, procurando tornar o seu desenvolvimento mais organizado, rápido e com melhor qualidade. Já na área de Inteligência Artificial, tem-se disseminado o desenvolvimento de sistemas multiagentes, softwares compostos por agentes inteligentes que agem como auxiliares em aplicaçỗes dos mais diversos domínios. Esta prática demonstrou ser uma boa alternativa para o desenvolvimento de sistemas complexos, acarretando um aumento no desenvolvimento de sistemas multiagentes (SMAs). Porém, o desenvolvimento de SMAs trouxe novos desafios para a área de Engenharia de Software, o que levou ao surgimento de uma nova sub-área que mescla conceitos tanto da Engenharia de Software como da Inteligência Artificial, conhecida como AOSE – Agent Oriented Software Engineering ou Engenharia de Software Orientada a Agentes – cujo o objetivo é propor métodos e linguagens para projetar e modelar softwares apoiados por agentes. Sendo assim, este minicurso almeja introduzir os conceitos de agentes de software e sistemas multiagentes e em seguida se concentrar em algumas derivações da linguagem UML para a modelagem de sistemas multiagentes, enfocando principalmente no metamodelo proposto por Guedes (2012) e na linguagem MAS-ML. Pretende-se que os alunos modelem um pequeno software contendo agentes cognitivos utilizando as duas derivações acima citadas.

Short bio: Gilleanes Thorwald Araujo Guedes é doutor em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), possuindo ainda mestrado em Ciência da Computação pela mesma instituição e bacharelado em Informática pela Universidade da Região da Campanha (URCAMP). É professor no curso de Engenharia de Software da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) – Campus de Alegrete. Já ministrou diversas palestras e cursos sobre UML em eventos científicos, em cursos técnicos e de pós-graduação “lato sensu”. É autor dos livros UML – Uma abordagem prática, UML 2 – Guia de consulta rápida, UML 2 – Guia Prático e UML 2 – Uma Abordagem Prática, publicados pela Novatec Editora. Pode ser contatado pelo e-mail gtag@novatec.com.br.


Prof. Dr. Carlos Emilio Padilla Severo Resultado de imagem para Carlos Emilio Padilla Severo

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense

Título: Interoperabilidade de Sistemas Heterogêneos com Web Services

Resumo: Instituições em geral são geridas por diferentes sistemas de informação. Tais sistemas, além de serem complexos, devem trocar informações entre si. O que pode não ser tão simples, tendo em vista a heterogeneidade das tecnologias empregadas na concepção de sistemas de informação. Dessa forma, este minicurso abordará soluções baseadas em Web Services para integração e comunicação entre aplicações de software. Para isso, serão apresentados alguns conceitos e tecnologias empregadas na elaboração de propostas de integração de sistemas, bem como, a construção de uma aplicação prática visando a compreensão dos conceitos.

Short bio: Doutor em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2012), Mestre em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2001), Licenciatura Plena em Computação pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (2017) e Bacharel em Informática pela Universidade da Região da Campanha (1996). Possui experiência na área de desenvolvimento de software com tecnologia Java, atuando como desenvolvedor de software e consultor. Atualmente, atua como docente no Instituto Federal Sul-rio-grandense.