Testes Automatizados para Aplicações Móveis: teoria e prática | Escola Regional de Engenharia de Software – ERES

Testes Automatizados para Aplicações Móveis: teoria e prática

Prof. Dr. André Takeshi Endo Resultado de imagem para André Takeshi Endo

Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Título: Testes Automatizados para Aplicações Móveis: teoria e prática

Resumo: A popularidade de dispositivos móveis tem crescido exponencialmente nos últimos anos. Tal expansão introduziu uma nova classe de software, coletivamente conhecida como aplicações móveis (ou simplesmente, apps). As aplicações móveis trouxeram desafios para a atividade de teste de software, muitos deles podem ser superados com automatização. Assim, o objetivo desta palestra é apresentar os desafios no teste de aplicações móveis e porquê a automatização é importante. Além disso, será abordado o estado atual em testes automatizados para aplicações móveis nas perspectivas do estado da prática e do estado da arte..

Short bio: Possui graduação em Análise de Sistemas pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2005), mestrado em Ciências da Computação e Matemática Computacional pela Universidade de São Paulo (2008) e doutorado em Ciências da Computação e Matemática Computacional pela Universidade de São Paulo (2013). Realizou pós-doutorado na Universidade de São Paulo (ICMC-USP) em 2013. Atualmente é professor adjunto na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), orientando projetos na graduação e pós-graduação. É docente permanente e coordenador no Programa de Pós-Graduação em Informática (PPGI). Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Engenharia de Software, atuando principalmente nos seguintes temas: teste de software, teste baseado em modelo, service-oriented architecture (SOA) e aplicações móveis.