Desenvolvimento de Software no contexto Smart Farming: Desafios e Potencialidades | Escola Regional de Engenharia de Software – ERES

Prof. Dr. Sandro Camargo Resultado de imagem para Sandro Camargo

Universidade Federal do Pampa

Título: Desenvolvimento de Software no contexto Smart Farming: Desafios e Potencialidades

Resumo: Smart Farming é uma abordagem de gestão de fazendas que engloba o monitoramento, a comunicação, o controle, o planejamento e a análise de dados gerados pela cadeia produtiva agropecuária. O suporte tecnológico a esta abordagem de gestão demanda um ecossistema específico de software e hardware com capacidade de funcionar em um ambiente com uma série de restrições de infraestrutura. Esta palestra visa apresentar alguns desafios e potencialidades para o desenvolvimento de software com foco em Smart Farming no contexto da área de abrangência da Unipampa.

Short bio: Sandro Camargo é doutor em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2010). É professor na Universidade Federal do Pampa desde 2011, onde é docente do curso de Engenharia de Computação, coordenou a especialização em Sistemas Distribuídos com Ênfase em Banco de dados e é Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Computação Aplicada, ofertado em parceria entre Unipampa e Embrapa, com área de concentração em Tecnologias para Produção Agropecuária.