Redes de pesquisa

 

Brasil 🇧🇷

Grupo de pesquisa: Processos e Práticas nas Atividades Criativas e Culturais (GPAC) 

 

 

O grupo propõe investigar, sob uma visão interdisciplinar, conceitos, práticas, produtos e processos comunicacionais concernentes às atividades criativas e culturais, tendo como perspectiva a economia, a política, a gestão, e as tecnologias, reconhecendo a comunicação como um processo criativo, ou seja a comunicação como uma indústria criativa; e também a partir dos arranjos  organizacionais, a comunicação enquanto estratégia, técnicas e instrumentos para a indústria criativa.

 

Saiba mais em: CNPq

Grupo de pesquisa: Relações de Fronteira 

O Grupo de Pesquisa Relações de Fronteira: história, política e cultura na tríplice fronteira Brasil, Argentina e Uruguai prevê que os trabalhos desenvolvidos possam ser objetos de discussão e divulgação dos temas desenvolvidos tanto por alunos da UNIPAMPA, Campus de São Borja, quanto de outras IES presentes na região da fronteira oeste do Rio Grande do Sul.

Saiba mais em: CNPq

Centro de Estudos Interdisciplinares

 

O Centro de Estudos Interdisciplinares é uma instituição criada no ano de 2018, com objetivo de promover uma série de ações que estimulem a participação de jovens pesquisadores. O CEEINTER tem como missão a realização de atividades que garantam qualidade científica e acessibilidade socioeconômica e consciência acadêmica para que o conhecimento esteja em todos os lugares e seja acessível a todas pessoas.
O avanço tecnológico modificou algumas práticas em nossas vidas, com objetivo de facilitar as nossas relações pessoais, otimizar o nosso tempo e os recursos gastos. Nós do CEEINTER acreditamos que é possível alinhar conhecimento científico, pesquisa comprometida com a veracidade das informações e tecnologia, por esse motivo oferecemos em nossa plataforma desde 2020 série de eventos, palestras e encontros que aproximam jovens pesquisadores do Brasil e do mundo.
A plataforma do Centro de Estudos Interdisciplinares é desenvolvida com auxílio de jovens pesquisadores que ao longo de sua formação vivenciaram e vivenciam o tripé ensino, pesquisa e extensão e, portanto, acreditam que ampliar os espaços de trocas de saberes e as redes de contato são fundamentais para construção de uma carreira sólida e articulada.
O que nos move enquanto instituição é acreditar que a educação e a pesquisa podem ser elementos de transformação social. Por isso, não medimos esforços para facilitação à prática acadêmica, valorização e respeito à pesquisa acadêmica, aos jovens pesquisadores e, sobretudo, o respeito à diversidade.

Saiba mais em: CEEINTER 

Grupo de Pesquisa: Laboratório de Políticas Públicas e Territórios Fronteiriços (GP Labpoliter)

 

Labpoliter - Laboratório de Políticas Públicas e territórios fronteiriços

 

O devido laboratório objetiva consolidar um coletivo de discussão, que congregue pesquisas acadêmicas voltadas para reflexões sobre as dinâmicas sociais e as políticas de desenvolvimento territorial nos territórios fronteiriços do Prata. O recorte territorial que vem sendo pesquisado, a metade Sul do RS encontram-se em situação de estagnação social e econômica, conforme o Plano Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR). Procurando contribuir com este processo, propomos a criação do Laboratório supracitado, que objetiva criar uma instituição de planejamento regional, que envolva atividades relacionadas ao ensino, pesquisa, extensão, como instrumentos estratégicos para a melhor gestão pública do território, onde instiga-se inserir a Universidade no processo de proposição e interpretação de políticas públicas, objetivo este que busca contribuir com a governança territorial, inclusão social, na constituição de redes colaborativas e de novos arranjos produtivos regionais.

Saiba mais em: CNPq

 

Argentina 🇦🇷

Programa de Investigaciones Interdisciplinarias sobre Regiones de Frontera

Estado, sistemas socioculturales y territorios” foi criado em 2013 e aborda – a partir de um perspectiva interdisciplinar e metodologia quali-quantitativa. MERCOSUL, estudando a complexidade da fronteira, através da compreensão sócio-histórica da dinâmica translocal. Esta equipe de trabalho, composta por mais de cinquenta pesquisadores pertencentes à Universidade Nacional de Misiones, está distribuída em cinco projetos de pesquisa.

Uruguai 🇺🇾

 

 

El Grupo de Estudios de la Participación y la Descentralización (GEPADE) se crea en el año 2009, dentro del marco institucional que tiene el Departamento de Ciencias Sociales del Cenur Litoral Norte de la Udelar. Tiene por objetivo desarrollar investigación tendiente a dar cuenta de los impactos sociales políticos e institucionales en el territorio como producto de las transformaciones del Estado, de las políticas públicas y la participación ciudadana.

Saiba mais: gepade