
A pesquisa Políticas para a Indústria Criativa e o Desenvolvimento em Regiões de Fronteira, coordenada pelos professores Tiago Costa Martins e Victor da Silva Oliveira, tem como objetivo qualificar a Indústria Criativa (IC) na região defronteira entre Brasil, Uruguai e Argentina, com foco nas dinâmicas de mercado, políticas governamentais e influências sociais.
A diversidade cultural e a interação entre diferentes atores econômicos e sociais ao longo da fronteira criam um ambiente propício para inovações em políticas e práticas criativas capazes de transformar a Indústria Criativa em um vetor de integração social, política e econômica, identificando caminhos para que o setor contribua de forma estratégica no desenvolvimento socioeconômico e cooperação internacional na região fronteiriça.
Para isso, a pesquisa reune pesquisadores de diversas instituições do Brasil (Unipampa, Unifesspa e UFNT), Argentina (UNAM) e Uruguai (UDELAR). Além de fortalecer a pesquisa na região Norte-Sul do Brasil, a iniciativa buscará internacionalizar os programas de pós-graduação na fronteira (Unipampa) e na região Amazônica (Unifesspa e UFNT), contribuindo para políticas públicas e acordos internacionais.
Objetivos:
01 | Realizar diagnóstico das atividades mercadológicas, políticas culturais e stakeholders sociais na Indústria Criativa da região.
02 | Identificar lacunas nas cadeias da Indústria Criativa e fragilidades nas políticas existentes.
03 | Desenvolver propostas de qualificação das políticas para a Indústria Criativa, visando o desenvolvimento socioeconômico das regiões fronteiriças.
Metas
Meta 01 | Realizar um levantamento abrangente das atividades mercadológicas existentes na região de fronteira.
Meta 02 | Analisar as políticas culturais dos três países e identificar suas principais características.
Meta 03 | Identificar e mapear os principais stakeholders sociais envolvidos na Indústria Criativa.
Meta 04 | Identificar áreas de sinergia e possíveis colaborações entre os diferentes setores da Indústria Criativa.
Meta 05 | Analisar a situação atual da Indústria Criativa e identificar suas fragilidades.
Meta 06 | Propor soluções e estratégias para superar as lacunas identificadas.
Meta 07 | Realizar um workshop trinacional para discutir colaborações e estratégias de desenvolvimento na área.
Meta 08 | Promover cursos de qualificação para agentes públicos, sociais e criativos da Indústria Criativa.
Meta 09 | Realizar dois eventos integradores (Rio Grande do Sul e Pará) que promovam o debate e a troca de conhecimento entre os agentes da Indústria Criativa.

