Grupos de Trabalho

 

Os Grupos de Trabalho (GTs) do SEMIIC FRONTEIRA são espaços dedicados à apresentação e discussão de pesquisas acadêmicas em diferentes áreas do conhecimento.

Os interessados em submeter trabalhos devem seguir um dos 4 (quatro) eixos dos Grupos de Trabalhos – GTs, além de contemplar as diretrizes estabelecidas no regulamento do evento, observando prazos, normas de formatação e critérios de avaliação.

Cada Grupo de Trabalho conta com um limite de 12 vagas.

GRUPO DE TRABALHO

VAGAS EMENTA
Economia criativa, inovação e empreendedorismo 12 As dinâmicas da economia criativa em territórios de fronteira, explorando estratégias de inovação, modelos de negócios e práticas empreendedoras que impulsionam o setor. Planejamento e gestão da criatividade, desafios e oportunidades da cooperação transfronteiriça para o fortalecimento da economia criativa.
Políticas, Direito, Governos e Fronteira 12 Formulação, implementação e impacto das políticas públicas voltadas à indústria criativa nas regiões de fronteira. O papel do direito, dos governos e das instituições no fomento ao setor, analisando marcos regulatórios, legislações e instrumentos jurídicos que influenciam a economia criativa. As relações entre cultura, desenvolvimento territorial e garantias legais para a promoção da criatividade e da diversidade cultural nas zonas fronteiriças.
As Ciências, o Patrimônio Cultural e a Fronteira 12 As interações entre as ciências sociais e humanas, o patrimônio cultural e as dinâmicas fronteiriças na tríplice fronteira Brasil-Argentina-Uruguai. A identidade cultural, memória, direitos culturais, patrimônio material e imaterial, políticas de preservação e os desafios para a valorização das expressões culturais locais.
Comunicação, turismo e Indústria Criativa 12 A relação entre comunicação, turismo e indústria criativa na tríplice fronteira Brasil-Argentina-Uruguai. O papel da mídia, do marketing digital e das novas tecnologias na promoção do turismo e na valorização da criatividade local. O turismo e suas interfaces com a Indústria Criativa. Estratégias de comunicação para produtos e serviços criativos.