Seminário Internacional debaterá cultura, criatividade e desenvolvimento regional na tríplice fronteira

Este post foi publicado originalmente pela Universidade Federal do Pampa – Campus São Borja.

Disponível em: https://unipampa.edu.br/saoborja/seminario-internacional-debatera-cultura-criatividade-e-desenvolvimento-regional-na-triplice

Por Hamilton de Lima Souza

Nos dias 25 e 26 de junho de 2025, a Universidade Federal do Pampa (Unipampa), no campus São Borja, será palco do Seminário Internacional de Indústrias Criativas na Fronteira (SEMIIC FRONTEIRA). O evento, promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas (PPGPP) e pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Humanas (PPGCH), reunirá pesquisadores, profissionais e estudantes para discutir temas essenciais sobre cultura, criatividade e desenvolvimento na região de fronteira entre Brasil, Argentina e Uruguai.

O evento é organizado com a cooperação das universidades Unipampa (Brasil), UNaM (Argentina), UDELAR (Uruguai), Unifesspa (Brasil) e UFNT (Brasil), promovendo uma troca de conhecimentos entre diferentes realidades acadêmicas e culturais. Essa cooperação internacional é financiada pelo CNPq – Brasil, por meio da Chamada Pública MCTI/CNPq nº 14/2023 – Apoio a Projetos Internacionais de Pesquisa Científica, Tecnológica e de Inovação (processo nº 441861/2023-7).

Com o objetivo de fomentar o debate científico e profissional sobre Indústria Criativa e desenvolvimento regional na região, o SEMIIC contará com conferências, debate e apresentações de trabalhos acadêmicos em torno de quatro Grupos de Trabalho (GTs): Economia Criativa, Inovação e Empreendedorismo; Políticas, Direito, Governos e Fronteira; As Ciências, o Patrimônio Cultural e a Fronteira; Comunicação, Turismo e Indústria Criativa.

As inscrições estarão abertas entre 28 de março e 15 de maio para a submissão de resumos expandidos nos GTs. Já a inscrição para ouvintes poderá ser feita até 20 de junho, sendo que todos os participantes receberão certificados de participação. Além disso, os melhores trabalhos apresentados durante o evento serão selecionados para publicação como artigo completo na Revista Missões, ampliando o alcance e a relevância das pesquisas desenvolvidas.

Para mais informações sobre o regulamento, submissão de trabalhos e a programação detalhada, acesse o site oficial do evento em https://eventos.unipampa.edu.br/semiic/.

Créditos : Maria Clara da Silva Dias/Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas (PPGPP)