SEMIIC FRONTEIRA promove integração cultural e acadêmica entre Brasil, Argentina e Uruguai

Este post foi publicado originalmente pela Universidade Federal do Pampa – Campus São Borja.

Disponível em: http://unipampa.edu.br/saoborja/semiic-fronteira-promove-integracao-cultural-e-academica-entre-brasil-argentina-e-uruguai

Por Hamilton de Lima Souza

Nos dias 25 e 26 de junho de 2025, o Campus São Borja da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) foi palco do Seminário de Políticas para Indústria Criativa (SEMIIC FRONTERA), um evento gratuito que reuniu pesquisadores, empreendedores, gestores públicos e representantes de instituições do Brasil, Argentina e Uruguai, com o objetivo de debater os desafios e as potencialidades da cultura e da indústria criativa na região de fronteira.

O SEMIIC integra as atividades do projeto de pesquisa financiado pelo CNPq – “Indústria Criativa – Brasil, Argentina e Uruguai”, por meio da Chamada Pública MCTI/CNPq nº 14/2023 (processo nº 441861/2023-7). A ação é desenvolvida no âmbito de internacionalização do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas (PPGPP) da Unipampa, com apoio do Grupo de Pesquisa Processos e Práticas nas Atividades Criativas e Culturais (GPAC/CNPq) e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Humanas (PPGCH).

Com uma programação diversificada, o evento promoveu conferências, debates e grupos de trabalho, abordando temas como políticas públicas para o setor criativo, inovação e empreendedorismo, comunicação, direito e inclusão social. O seminário se destacou como um espaço de reflexão e articulação entre diferentes setores e realidades socioculturais, incentivando o diálogo transfronteiriço e o fortalecimento de redes de colaboração.

A iniciativa contou com a participação ativa de cinco universidades: Universidade Federal do Pampa (Brasil), Universidad Nacional de Misiones (Argentina), Universidad de la República (Uruguai), Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Brasil) e Universidade Federal do Norte do Tocantins (Brasil). A presença dessas instituições foi fundamental para fomentar a troca de experiências acadêmicas, científicas e culturais, consolidando uma proposta de cooperação internacional voltada para o desenvolvimento da indústria criativa na região.

Mais do que um seminário, o SEMIIC FRONTERA se consolidou como um espaço de construção conjunta de conhecimento, contribuindo para a valorização das expressões culturais e das práticas criativas como vetor de desenvolvimento regional e integração na tríplice fronteira.

Créditos : Maria Clara da Silva Dias