PPGPP visita universidades do Uruguai e da Argentina

Este post foi publicado originalmente pela Universidade Federal do Pampa – Campus São Borja.

Disponível em: https://unipampa.edu.br/saoborja/ppgpp-visita-universidades-do-uruguai-e-da-argentina

Por Hamilton de Lima Souza

Docente do programa de pós-graduação realizou reuniões na Universidad de la República Uruguay e Universidad Nacional de Misiones

No início de agosto, entre os dias 6 e 9, o professor Tiago Costa Martins, do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), e o professor Victor Oliveira, da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), visitaram a Universidad de la República Uruguay (Udelar), na cidade de Salto, e a Universidad Nacional de Misiones (UNaM), em Posadas, Argentina. As universidades são parceiras da pesquisa internacional “Políticas para a Indústria Criativa e o Desenvolvimento na Fronteira Brasil, Argentina e Uruguai”, na qual os docentes são coordenadores. Financiada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), chamada pública no 14/2023 (no 441861/2023-7), a investigação tem como objetivo propor meios para qualificar as políticas públicas para a indústria criativa na região da tríplice fronteira.
No Uruguai, os docentes foram recepcionados pelo professor Alejandro Noboa (Udelar) e pelas bolsistas da pesquisa, Elisabeth Muller (Urcamp) e Mônica Pons (UFSM). Neste semestre, as professoras estão realizando o estágio de pós-doutorado no país, ação que faz parte das metas do estudo. Além de conhecerem o campus da universidade em Salto, os professores participaram de uma reunião com o Grupo de
Estudio de la Participación y Descentralización (GEPADE) para estruturar as próximas ações da investigação. Em novembro, os coordenadores Tiago Martins e Victor Oliveira retornarão para a realização do Workshop da pesquisa, que ocorrerá na Udelar.
Na Argentina, os docentes encontraram-se com a professora Diana Arellano, da Facultad de Humanidades y Ciencias Sociales (UNaM), para uma reunião de trabalho com o Programa de Investigaciones Interdisciplinarias sobre Regiones de Frontera – INREFRO. Nesse encontro, foi apresentada a pesquisa e discutido o tema “indústria criativa e territórios fronteiriços”. No próximo semestre, o professor Victor estará realizando o estágio de pós-doutorado na Universidade.

Créditos: Assessoria do PPGPP