Premiação

Participe da escolha do nome do prêmio do 13º SIEPE!

A partir desta edição, o prêmio entregue aos melhores trabalhos apresentados no SIEPE receberá um nome que faz homenagem ao pampa. Participe da escolha desse nome até o dia 17 de outubro!

Escolha entre os nomes:

✅ BUTIÁ: A palmeira Butiá, também conhecida como “Butiazeiro”, compõe parte da história, cultura e da paisagem Gaúcha. Essa planta, pertencente ao gênero “Butia”, é nativa do território sul-americano. Possuí, em geral, pequeno a médio porte, folhas penatífidas alongadas, muitas vezes utilizadas em artesanatos trançados, e frutos conformados em drupas comestíveis que guardam sementes oleaginosas. O Butiazeiro é culturalmente associado à figura tradicional do Gaúcho, seja pelo seu consumo histórico, importância ecológica e aspecto ornamental. Sem dúvida, uma das principais funções do butiazeiro, sob condições naturais, é abrigar expressiva biodiversidade, o que o configura como um componente funcional de extrema importância da paisagem do Bioma Pampa.

CARDEAL AMARELO: O Cardeal amarelo é uma espécie de ave restrita ao Bioma Pampa, que havia sido dada como extinta, mas, com seu recente reaparecimento na natureza, é um símbolo regional de resiliência, superação e adaptação.

COXILHA: Relevo em forma de suaves colinas. Marca as paisagens da Região do Pampa, onde está inserida a Unipampa e faz parte da identidade visual da nossa Instituição.

ESPINILHO: O Espinilho é uma vegetação característica do Bioma Pampa que, apesar de ser uma vegetação endêmica, vem perdendo espaço para áreas de pastagens e agricultura. No Pampa Gaúcho, na cidade de Barra do Quaraí (RS), está situado o Parque Estadual do Espinilho que é o único lugar do Brasil que se enquadra na classificação do IBGE como Savana Estépica. Essa região conhecida como “Savana Gaúcha” concentra espécies ameaçadas que só existem nesse local (Ex: Cardeal Amarelo). O Parque Estadual do Espinilho contribui com o serviço ambiental por ser um fixador de carbono, importante para reverter o efeito estufa.


Para participar, acesse o formulário.

Para responder é necessário fazer login com seu e-mail institucional.