10º Siepe premia 56 trabalhos durante cerimônia de encerramento

Um dos momentos mais esperados do 10º Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (Siepe) é a cerimônia de premiação. A solenidade ocorreu na tarde desta quinta-feira, 23, e premiou 56 dos 2.250 trabalhos inscritos em formato de pôster ou apresentação oral nas modalidades iniciação científica nível médio, iniciação científica e pós-graduação. As premiações são divididas em quatro categorias: Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação. Cada categoria premia conforme as áreas de conhecimento.

Nas categorias de Ensino, Pesquisa e Inovação, foram premiados os trabalhos destaques em cada uma das áreas de conhecimento, conforme o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), que são: Ciências Agrárias; Ciências Biológicas; Ciências da Saúde; Ciências Exatas e da Terra; Ciências Humanas; Ciências Sociais Aplicadas; Engenharia; Linguística, Letras e Artes. Além desses, foi acrescentada a área Multidisciplinar. A categoria Extensão é divida em oito áreas temáticas: comunicação; cultura; direitos humanos e justiça; educação; meio ambiente; saúde; tecnologia e produção; trabalho. Cada área, em cada categoria e em cada modalidade premiou um trabalho.

Um dos trabalhos premiados foi o do estudante Guilherme Muzy, do 8º semestre de Engenharia Cartográfica e de Agrimensura, Campus Itaqui. O estudante ficou muito feliz com a premiação e explicou que sua pesquisa “trata sobre perfil dos discentes matriculados no componente de biologia geral, com o objetivo de verificar qual o perfil socioeducacional dos alunos para poder analisar qual a precariedade da educação dos alunos aprovados e reprovados na disciplina”.

A estudante da Unipampa, Cristiane Fontoura da Silveira, que cursa o 10º semestre de Engenharia de Software, Campus Alegrete, foi premiada pelo projeto de extensão “Ciência à cavalo”. Segundo Cristiane, a gratificação em receber este prêmio marca os cinco anos do projeto e da dedicação de todos os envolvidos: “a gente leva os cursos da Unipampa para a zona rural, fazendo uma amostra científica a partir deles”.

Outro trabalho premiado é da pós-graduanda em saúde mental, Daiane Roos, Campus Uruguaiana. Segundo a estudante, o trabalho trata da dor crônica em pacientes com fibromialgia e ter o reconhecimento da Universidade a deixa “muito feliz e grata”.

A lista com todos os premiados está disponível no site do evento.

 

10º Siepe encerra com mais de dois mil trabalhos apresentados

As apresentações de trabalhos do 10º Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (Siepe) encerraram nesta quinta-feira, 8. Ao longo dos três dias, foram apresentados aproximadamente 2198 trabalhos, expostos em quatro locais: Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul), Casa de Cultura Ivo Caggiani e na Sala de Cultura. Na modalidade de apresentação oral foram expostos cerca de 1449 trabalhos acadêmicos e na categoria de apresentação em pôsteres, em torno de 749 trabalhos.

Continue lendo

10º Siepe: segunda noite é palco para debate sobre Mercado de Trabalho

Assim como a sociedade, o mercado de trabalho também se transforma e deve estar em constante evolução. Nesse sentido, o professor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Marcio Pochmann ministrou a palestra “Mercado de Trabalho, inovação e empreendedorismo” A atividade aconteceu nesta quarta-feira, 7, no Parque Internacional, durante o 10° Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (Siepe). Continue lendo

Siepe: último dia debate política externa e gestão ambiental

O 10° Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (Siepe) da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) encerra nesta quinta-feira, 8. O evento ocorre desde 6 de novembro e a programação inclui mostras científicas, apresentações de pôsteres, apresentação cultural, mesas redondas e a cerimônia de encerramento. O Siepe é uma parceria entre a Universidade Federal do Pampa (Unipampa), o Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul), Universidad Tecnológica del Uruguay (UTEC) e a Universidad de La Republica (Udelar). Continue lendo

Sustentabilidade e desenvolvimento social são debatidas em palestra sobre o bioma Pampa

Nesta quarta-feira, 7, as principais atividades do 10º Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (Siepe) da Universidade Federal do Pama (Unipampa) aconteceram, no Parque Internacional, às 17h30, a palestra “O Bioma Pampa: condições sócio-econômico-biológicas da região – problemas, comentários, perspectivas” do professor da Universidad de la República Uruguay (Udelar) e diretor do Centro Universitário de Rivera,  Mario Clara. Continue lendo