A transformação do 12º Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (Siepe), evento itinerante anual promovido pela Universidade Federal do Pampa (Unipampa), em formato virtual foi um desafio para todos: comissão organizadora, avaliadores e apresentadores de trabalhos. Apesar disso, o novo Siepe surpreendeu: 2574 inscritos, 1145 trabalhos aprovados em três categorias, mais de 38 mil visualizações nas listas de vídeos e quase cinco mil visualizações nas palestras até o terceiro dia de evento.
O encerramento desta edição ocorreu na noite de quinta-feira, 26, com o anúncio dos trabalhos que se destacaram nas categorias de Pesquisa e Inovação, Ensino e Extensão. Foram 29 premiados, sendo 24 contemplados com bolsas de iniciação científica, de ensino e de extensão, pelo período de dez meses, vigente de março a dezembro de 2021. A seleção dos trabalhos foi feita de acordo com as notas dos resumos e dos vídeos, atribuídas pelos avaliadores.
Os trabalhos destaques que pertencem a autores de pós-graduação ou a discentes de outra instituição receberão, apenas, o certificado de Melhor Trabalho, pois não é possível fazer o repasse de recursos. Os estudantes contemplados com as bolsas também ganharão certificado.
O anúncio dos premiados na categoria de Ensino foi feito pelo pró-reitor de Graduação, Pedro Daniel da Cunha Kemerich. Confira os contemplados:
Título: Quarentena Florestal: Ciclo de Palestras Disseminando as Ciências Florestais em Tempos de Pandemia (Ciências Agrárias/Campus São Gabriel)
Apresentadora: Estéfany Abreu Roballo/ Orientador: Gabriel Marangon
Título: Insetos Incrustados em Resina como Alternativa para uma Abordagem no Ensino Básico (Ciências Biológicas/Campus São Gabriel)
Apresentadora: Claudinara da Rosa do Nascimento/Orientadora: Marcia Regina Spies
Título: Monitoria Prática no Ensino da Clínica Médica (Ciências da Saúde/Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS)
Apresentador: Roni Simão/Orientadora: Sheila Martins
Título: O Uso da Plataforma Digital Instagram como Metodologia de Ensino para a Química Orgânica (Ciências da Saúde/Campus Uruguaiana)
Apresentador: Iury Baum/Orientador: Juliano de Azeredo
Título: Sala de Aula Invertida na Formação Inicial de Professores de Química (Ciências Exatas e da Terra/Campus Bagé)
Apresentadora: Maeli Vinholes/Orientador: Tales Martins
Título: Rotina de Estudos e Saúde Mental em Tempos de Ensino Remoto (Ciências Humanas/Campus Dom Pedrito)
Apresentadora: Letícia Moro/Orientadora: Ana Lovato
Título: RPCNIC: Um Impacto Sustentável (Ciências Sociais Aplicadas/Campus São Borja)
Apresentador: Igor Rios/Orientadora: Elisa Lubeck
Título: Propriedade Eletroquímicas de Filmes Eletrônicos Flexíveis de Pentóxido de Vanádio (V2O5) (Engenharias/Universidade Federal de Pelotas – UFPel)
Apresentadora: Daniela Placido/Orientador: César Avellaneda
Título: Monitoria de Cálculo I em Tempos de Pandemia (Engenharias/Campus Alegrete)
Apresentador: José Vinicius Machado/Orientadora: Chiara Valsecchi
Título: Ensinagem de Leitura Literária: Um Caminho para o Letramento (Linguística, Letras e Artes/Campus Jaguarão)
Apresentadora: Juliana Franz/Orientadora: Ana Lúcia Boessio
Os premiados na categoria de Extensão foram revelados pelo pró-reitor de Extensão e Cultura, Paulo Rodinei Soares Lopes. Veja a lista:
Título: Resistência Antimicrobiana em Cão com Osteomielite Crônica (Ciências Agrárias/Campus Uruguaiana)
Apresentadora: Maria Eduarda Guerra/ Orientador: Diego Beckmann
Título: Contribuições da Neurociência junto aos Atores Envolvidos no Ensino Remoto (Ciências Biológicas/Campus Uruguaiana)
Apresentadora: Laura Minetto/Orientadora: Pamela Carpes
Título: Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer de Pele: Inserindo Acadêmicos de Medicina no Âmbito da Prevenção e Promoção de Saúde (Ciências da Saúde/Campus Uruguaiana)
Apresentadora: Nathaly Bonow/Orientadora: Lílian Ferreira
Título: Atividades Efetuadas em Tempos de Pandemia pelo Projeto de Extensão Meninas nas Ciências da Unipampa Campus Itaqui (Ciências Exatas e da Terra)
Apresentadora: Milena Azevedo/Orientadora: Caroline Bender
Título: Produção e Doação de Máscaras Reutilizáveis (Ciências Humanas/Campus Dom Pedrito)
Apresentadora: Lourdes Hirschmann/Orientadora: Anelise Martins
Título: Campanha Social #APOIESB: Apoiando o que há na Nossa Terra, Abraçando Nossa Gente (Ciências Sociais Aplicadas/Campus São Borja)
Apresentadora: Ketlin Kerber/Orientador: Valmor Rhoden
Título: Módulo 1: Utilização de Embalagens Tetra Pak como Isolamento Térmico de Habitações Populares de Madeira (Engenharias/Campus Alegrete)
Apresentadora: Maria Eduarda Pierezan/Orientadora: Simone Dornelles
Título: Dinâmicas Estratégicas de um Coral Universitário na Pandemia de Covid19 (Linguística, Letras e Artes/Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre)
Apresentador: Leonardo Almeida/Orientador: Marcelo dos Santos
Título: Moodle como Possibilidade de Internacionalização dos Cursos de Português como Língua Adicional (Linguística, Letras e Artes/Campus Bagé)
Apresentadora: Flávia Alves/Orientadora: Clara Dornelles
Os melhores trabalhos na categoria Pesquisa e Inovação foram anunciados pelo pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Fábio Leivas. Saiba quem são os contemplados:
Título: Avaliações Morfométricas in Vivo de Cordeiros da Raça Crioula Lanada em Confinamento (Ciências Agrárias/Campus Dom Pedrito)
Apresentadora: Diulia Galvani/Orientadora: Gladis Correa
Título: Efeitos da Nanocápsulas de Curcumina contra Prejuízos na Memória Induzida por STZ-ICV em Ratos (Ciências Biológicas/Campus Uruguaiana)
Apresentadora: Anne Savall/Orientadora: Simone Pinton
Título: Influência da Carbamilação Induzida por Cianato de Potássio sobre a Quantificação Imunoturbidimétrica de Albumina Urinária (Ciências da Saúde/Universidade Federal de Santa Maria – UFSM)
Apresentadora: Caroline Teixeira/Orientador: Rafael Moresco
Título: Avaliação da Concentração Letal Média do Extrato de Brácteas da Bougainvillea Glabra Choisy em Drosophilamelanogaster (Ciências da Saúde/Campus Uruguaiana)
Apresentador: Jackson Silva/Orientador: Elton Denardin
Título: Projeto de Hardware para o Bloco de Decodificação de Entropia do Formato de Codificação de Vídeo AV1 (Ciências Exatas e da Terra/Campus Bagé)
Apresentador: Jiovana Gomes/Orientador: Fábio Ramos
Título: Pesquisa de Sinais para Termos Técnicos no Ensino da Robótica para Surdos (Ciências Humanas/Campus Bagé)
Apresentadora: Cássia Silva/Orientadora: Amélia Bastos
Título: A Pandemia da Covid-19 tem Gênero (Ciências Sociais Aplicadas/Campus São Borja)
Apresentadora: Bárbara Fonseca/Orientadora: Jaqueline Quadrado
Título: Avaliação da Qualidade da Água Subterrânea em Aterro Sanitário no Município de Seberi-RS (Engenharias/UFSM)
Apresentadora: Tariana Schüller/Orientadora: Malva Mancuso
Título: Estudo Comparativo entre os Coletores Solares: Placa Plana com Cobertura e Tubo Evacuado (Engenharias/Campus Bagé)
Apresentadora: Andressa Barreda/Orientador: Estevan de Oliveira
Título: Como nosso Cérebro Aprende uma Língua (Linguística, Letras e Artes/Campus Bagé)
Apresentadora: Nadia dos Santos/Orientadora: Simone Assumpção
O coordenador geral do 12º Siepe, Pedro Madruga, destacou a pertinência do tema escolhido para esta edição e afirmou que o evento foi um sucesso. Agradeceu às pessoas envolvidas na organização e, também, aos participantes pelo tempo e dedicação. O reitor da Unipampa, Roberlaine Ribeiro Jorge, parabenizou a comunidade acadêmica pelo evento: «Vencemos da melhor forma, propiciando mais participação e interação», ressaltou.
As palestras e sessões de apresentações de trabalhos estão disponíveis no canal do evento no YouTube.
Perdeu a cerimônia de encerramento? Dá o play no vídeo abaixo e assista:
Diversidade de temas nas apresentações marcam segundo dia de Siepe
As apresentações de trabalhos continuaram no dia 25 de novembro, segundo dia de programação do Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (Siepe), nas três modalidades: Pesquisa e Inovação, Ensino e Extensão. Neste ano, estão inscritas 47 instituições entre Universidades e Institutos Federais de todo o Brasil na submissão de trabalhos.
Na categoria Ensino, Igor de Oliveira Rios, acadêmico de Relações Públicas do Campus São Borja, apresentou seu trabalho “RPCNIC: Um impacto sustentável”. O aluno já havia participado da edição anterior do evento e, apesar do nervosismo, teve o seu trabalho premiado: “Eu participei do Siepe pela primeira vez em 2019, onde levei o Projeto Saúde Mental e Bem-estar na Universidade, do qual era bolsista. Como toda apresentação, fiquei muito nervoso, deu aquele clássico frio na barriga, mas deu tudo certo. Segui as dicas da minha orientadora e falei do projeto com muita paixão e orgulho e nós acabamos ganhando um destaque no evento, para minha surpresa”.
Quanto ao novo formato de apresentações, a acadêmica Ana Luiza Trombini Tadielo, do curso de Ciências Biológicas do Campus São Gabriel, relata sua experiência: “Já participei de outras edições do Siepe, inclusive com apresentação de trabalho oral e pôster. Com certeza foi uma experiência muito nova e atípica. Eu, particularmente, gostei de produzir o vídeo, até porque ele fica disponível no canal do youtube e todos podem ter acesso, o que não aconteceria na edição presencial, porém acho que na versão on-line acabamos perdendo muito a interação e as relações interpessoais que vivenciamos em um evento físico”. A estudante apresentou seu trabalho na categoria Extensão: “@programapopneuro: Divulgando conceitos da neurociência pelas redes sociais”.
Confira o cronograma de apresentações do dia 26:
Salão de Extensão:
26/11: Ciências Agrárias, 14h
26/11: Ciências Agrárias, 15h
25/11: Ciências Agrárias, 16h
26/11: Ciências Biológica, 14h
26/11: Ciências da Saúde, 14h
26/11: Ciências da Saúde, 15h
26/11: Ciências da Saúde, 16h
26/11: Ciências Exatas e da Terra, 14h
26/11: Engenharias, 15h
26/11: Ciências Sociais Aplicadas, 14h
26/11: Ciências Sociais Aplicadas, 15h
26/11: Ciências Sociais Aplicadas, 16h
26/11: Ciências Humanas, 14h
26/11: Ciências Humanas, 15h
26/11: Ciências Humanas, 16h
26/11: Linguística, Letras e Artes, 14h
Salão de Pesquisa e Inovação:
26/11: Ciências Agrárias, 15h
26/11: Ciências Agrárias, 16h
Os trabalhos que se destacaram, nesta edição, serão premiados nesta quinta-feira, 26, durante a cerimônia de encerramento do 12º Siepe, que será transmitida ao vivo pelo canal do evento no YouTube. A premiação para a melhor apresentação será uma bolsa de iniciação em ensino, extensão ou científica, pelo período de dez meses (de março a dezembro de 2021). Caso o premiado seja discente de pós-graduação ou de outra instituição, receberá o certificado de Melhor Trabalho, já que não há como repassar os recursos.
Na categoria Ensino, Igor de Oliveira Rios, acadêmico de Relações Públicas do Campus São Borja, apresentou seu trabalho “RPCNIC: Um impacto sustentável”. O aluno já havia participado da edição anterior do evento e, apesar do nervosismo, teve o seu trabalho premiado: “Eu participei do Siepe pela primeira vez em 2019, onde levei o Projeto Saúde Mental e Bem-estar na Universidade, do qual era bolsista. Como toda apresentação, fiquei muito nervoso, deu aquele clássico frio na barriga, mas deu tudo certo. Segui as dicas da minha orientadora e falei do projeto com muita paixão e orgulho e nós acabamos ganhando um destaque no evento, para minha surpresa”.
Quanto ao novo formato de apresentações, a acadêmica Ana Luiza Trombini Tadielo, do curso de Ciências Biológicas do Campus São Gabriel, relata sua experiência: “Já participei de outras edições do Siepe, inclusive com apresentação de trabalho oral e pôster. Com certeza foi uma experiência muito nova e atípica. Eu, particularmente, gostei de produzir o vídeo, até porque ele fica disponível no canal do youtube e todos podem ter acesso, o que não aconteceria na edição presencial, porém acho que na versão on-line acabamos perdendo muito a interação e as relações interpessoais que vivenciamos em um evento físico”. A estudante apresentou seu trabalho na categoria Extensão: “@programapopneuro: Divulgando conceitos da neurociência pelas redes sociais”.
Confira o cronograma de apresentações do dia 26:
Salão de Extensão:
26/11: Ciências Agrárias, 14h
26/11: Ciências Agrárias, 15h
25/11: Ciências Agrárias, 16h
26/11: Ciências Biológica, 14h
26/11: Ciências da Saúde, 14h
26/11: Ciências da Saúde, 15h
26/11: Ciências da Saúde, 16h
26/11: Ciências Exatas e da Terra, 14h
26/11: Engenharias, 15h
26/11: Ciências Sociais Aplicadas, 14h
26/11: Ciências Sociais Aplicadas, 15h
26/11: Ciências Sociais Aplicadas, 16h
26/11: Ciências Humanas, 14h
26/11: Ciências Humanas, 15h
26/11: Ciências Humanas, 16h
26/11: Linguística, Letras e Artes, 14h
Salão de Pesquisa e Inovação:
26/11: Ciências Agrárias, 15h
26/11: Ciências Agrárias, 16h
Os trabalhos que se destacaram, nesta edição, serão premiados nesta quinta-feira, 26, durante a cerimônia de encerramento do 12º Siepe, que será transmitida ao vivo pelo canal do evento no YouTube. A premiação para a melhor apresentação será uma bolsa de iniciação em ensino, extensão ou científica, pelo período de dez meses (de março a dezembro de 2021). Caso o premiado seja discente de pós-graduação ou de outra instituição, receberá o certificado de Melhor Trabalho, já que não há como repassar os recursos.
(Português do Brasil) Encerramento do 12º Siepe tem espetáculo interativo com O Teatro Mágico e premiações de trabalhos
12º Siepe: Covid-19 e a Medicina do Amanhã é tema da palestra de hoje, às 18h
A programação do 12º Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (Siepe), da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), continua nesta quarta-feira, 25, com apresentações de trabalhos, sessão do Planetário e a palestra “Covid-19 e a Medicina do Amanhã”, ministrada pelo professor da Universidade de São Paulo (USP), Helder Nakaya. A mediação da atividade será feita pelo pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Fábio Leivas, e pela coordenadora da Comissão Científica do evento, Daiana Ávila.
A palestra abordará a Medicina do Amanhã, ou seja, aquela focada na prevenção de doenças. A transmissão ocorre às 18h, pelo canal do 12º Siepe, e os participantes poderão interagir por meio do chat, enviando comentários e fazendo perguntas ao pesquisador. Segundo Nakaya, a medicina está mudando rapidamente. Antes, ela era focada na doença e na busca por uma solução que funcione para todos. “A medicina do futuro foca na prevenção e usa a tecnologia para desenvolver fármacos, diagnósticos e tratamentos de forma individualizada”, explica o palestrante. Em sua apresentação, Nakaya buscará mostrar como a medicina do futuro foi usada na pandemia de Covid-19 e o que se pode esperar para os próximos anos.
Sobre o palestrante
Helder Nakaya é biólogo pela Universidade de São Paulo (USP) e doutor em Bioquímica pela mesma universidade. O doutorado foi voltado para a área de Biologia Molecular e Bioinformática. De 2008 a 2011, como pós-doutor na Universidade Emory, em Atlanta/EUA, pesquisou o mecanismo de atuação de vacinas em células do sistema imune utilizando técnicas em larga escala. Tornou-se professor assistente do Departamento de Patologia da Universidade Emory em 2011, onde utiliza a biologia de sistemas para prever e entender a resposta imune a diferentes vacinas.
Atualmente é docente do Departamento de Análises Clínicas e Toxicológicas da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP e professor adjunto da Universidade Emory. Seu laboratório está focado na investigação sobre a base de doenças infecciosas através de biologia computacional e sistemas. É bolsista de produtividade do CNPq Nível 1C, membro afiliado da Academia Brasileira de Ciências, consultor da Coalizão para Inovações em Preparação para Epidemias (CEPI – Coalition for Epidemic Preparedness Innovations) e membro do Scientific Advisory Board, do consórcio europeu da vacina do Ebola.
Anote
“Covid19 e a Medicina do Amanhã”
Hora: 18h
Transmissão: youtu.be/R-JEeqrdp1U
A palestra abordará a Medicina do Amanhã, ou seja, aquela focada na prevenção de doenças. A transmissão ocorre às 18h, pelo canal do 12º Siepe, e os participantes poderão interagir por meio do chat, enviando comentários e fazendo perguntas ao pesquisador. Segundo Nakaya, a medicina está mudando rapidamente. Antes, ela era focada na doença e na busca por uma solução que funcione para todos. “A medicina do futuro foca na prevenção e usa a tecnologia para desenvolver fármacos, diagnósticos e tratamentos de forma individualizada”, explica o palestrante. Em sua apresentação, Nakaya buscará mostrar como a medicina do futuro foi usada na pandemia de Covid-19 e o que se pode esperar para os próximos anos.
Sobre o palestrante
Helder Nakaya é biólogo pela Universidade de São Paulo (USP) e doutor em Bioquímica pela mesma universidade. O doutorado foi voltado para a área de Biologia Molecular e Bioinformática. De 2008 a 2011, como pós-doutor na Universidade Emory, em Atlanta/EUA, pesquisou o mecanismo de atuação de vacinas em células do sistema imune utilizando técnicas em larga escala. Tornou-se professor assistente do Departamento de Patologia da Universidade Emory em 2011, onde utiliza a biologia de sistemas para prever e entender a resposta imune a diferentes vacinas.
Atualmente é docente do Departamento de Análises Clínicas e Toxicológicas da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP e professor adjunto da Universidade Emory. Seu laboratório está focado na investigação sobre a base de doenças infecciosas através de biologia computacional e sistemas. É bolsista de produtividade do CNPq Nível 1C, membro afiliado da Academia Brasileira de Ciências, consultor da Coalizão para Inovações em Preparação para Epidemias (CEPI – Coalition for Epidemic Preparedness Innovations) e membro do Scientific Advisory Board, do consórcio europeu da vacina do Ebola.
Anote
“Covid19 e a Medicina do Amanhã”
Hora: 18h
Transmissão: youtu.be/R-JEeqrdp1U
Apresentações de trabalhos do 12° Siepe começaram nesta terça-feira, 24
Durante o 12° Siepe, os alunos apresentarão suas produções acadêmicas em três categorias: Pesquisa e Inovação, Ensino e Extensão, abrangendo as seguintes áreas do conhecimento: Ciências Agrárias, Ciências da Saúde, Ciências Exatas e da Terra, Ciências Humanas, Linguística, Letras e Artes. Este ano, 1.145 trabalhos foram aprovados e serão apresentados no decorrer dos três dias do evento.
Nesta edição, o formato do Siepe foi reformulado para atender as restrições impostas pela pandemia de Covid-19, ocorrendo de forma totalmente on-line. Com a temática “Tempo Virtual, Inteligência Artificial”, o 12º Siepe iniciou no dia 24 e segue com a programação até o dia 26 de novembro.
Para Maeli Vinholes, acadêmica de Química do Campus Bagé da Unipampa, a sua participação nesta edição foi desafiadora, pois precisou sair da sua zona de conforto. “Eu acho incrível o trabalho de criadores de conteúdo digital, porém, não é minha ‘praia’. Foi preciso sair da minha zona de conforto para elaborar o material, particularmente, amo quando isso acontece, pois, faz com que eu me reinvente”, afirma. Acrescenta, ainda, que o Siepe em seu formato digital, consegue fazer com que mais pessoas possam acompanhar as apresentações, pois nem sempre os acadêmicos têm a oportunidade de participarem de eventos durante a graduação. “Neste ano, temos a oportunidade de participar do Siepe sem precisar sair de casa”, destaca. Vinholes teve seu trabalho intitulado “Sala de aula invertida: na formação inicial de professores de química” publicado na categoria Ensino.
Já na categoria Pesquisa, Fábio Schons, acadêmico de Engenharia Elétrica do Campus Alegrete, destaca: “Neste ano, a experiência foi diferente sem a presença do público. Foi importante desenvolver um trabalho e apresentar, visando o aprimoramento da comunidade acadêmica”. Schons apresentou o trabalho “Comparação de metodologias para modelagem matemáticas das gics”.
As apresentações seguem nesta quarta-feira, com início às 14 horas. Acompanhe a programação do dia (25/11):
Salão de Ensino:
25/11: Ciências Biológicas, 17h
Salão de Extensão:
25/11: Ciências da Saúde, 19h30min
25/11: Ciências da Saúde, 20h30min
Salão de Pesquisa e Inovação:
25/11:Ciências Agrárias, 14h
25/11: Ciências Biológicas, 14h
25/11: Ciências da Saúde, 14h
25/11: Ciências da Saúde, 15h
25/11: Ciências Biológicas, 15h
25/11: Ciências Agrárias, 15h
25/11: Ciências da Saúde, 16h
25/11: Ciências Biológicas, 16h
25/11: Ciências Agrárias, 16h
25/11: Ciências Biológicas, 18h30min
25/11: Ciências Agrárias, 19h30min
25/11: Ciências Biológicas, 20h30min
25/11:Ciências Agrárias, 20h30min
Nesta edição, o formato do Siepe foi reformulado para atender as restrições impostas pela pandemia de Covid-19, ocorrendo de forma totalmente on-line. Com a temática “Tempo Virtual, Inteligência Artificial”, o 12º Siepe iniciou no dia 24 e segue com a programação até o dia 26 de novembro.
Para Maeli Vinholes, acadêmica de Química do Campus Bagé da Unipampa, a sua participação nesta edição foi desafiadora, pois precisou sair da sua zona de conforto. “Eu acho incrível o trabalho de criadores de conteúdo digital, porém, não é minha ‘praia’. Foi preciso sair da minha zona de conforto para elaborar o material, particularmente, amo quando isso acontece, pois, faz com que eu me reinvente”, afirma. Acrescenta, ainda, que o Siepe em seu formato digital, consegue fazer com que mais pessoas possam acompanhar as apresentações, pois nem sempre os acadêmicos têm a oportunidade de participarem de eventos durante a graduação. “Neste ano, temos a oportunidade de participar do Siepe sem precisar sair de casa”, destaca. Vinholes teve seu trabalho intitulado “Sala de aula invertida: na formação inicial de professores de química” publicado na categoria Ensino.
Já na categoria Pesquisa, Fábio Schons, acadêmico de Engenharia Elétrica do Campus Alegrete, destaca: “Neste ano, a experiência foi diferente sem a presença do público. Foi importante desenvolver um trabalho e apresentar, visando o aprimoramento da comunidade acadêmica”. Schons apresentou o trabalho “Comparação de metodologias para modelagem matemáticas das gics”.
As apresentações seguem nesta quarta-feira, com início às 14 horas. Acompanhe a programação do dia (25/11):
Salão de Ensino:
25/11: Ciências Biológicas, 17h
Salão de Extensão:
25/11: Ciências da Saúde, 19h30min
25/11: Ciências da Saúde, 20h30min
Salão de Pesquisa e Inovação:
25/11:Ciências Agrárias, 14h
25/11: Ciências Biológicas, 14h
25/11: Ciências da Saúde, 14h
25/11: Ciências da Saúde, 15h
25/11: Ciências Biológicas, 15h
25/11: Ciências Agrárias, 15h
25/11: Ciências da Saúde, 16h
25/11: Ciências Biológicas, 16h
25/11: Ciências Agrárias, 16h
25/11: Ciências Biológicas, 18h30min
25/11: Ciências Agrárias, 19h30min
25/11: Ciências Biológicas, 20h30min
25/11:Ciências Agrárias, 20h30min