12º Siepe contempla 24 estudantes com bolsas de iniciação por dez meses

A transformação do 12º Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (Siepe), evento itinerante anual promovido pela Universidade Federal do Pampa (Unipampa), em formato virtual foi um desafio para todos: comissão organizadora, avaliadores e apresentadores de trabalhos. Apesar disso, o novo Siepe surpreendeu: 2574 inscritos, 1145 trabalhos aprovados em três categorias, mais de 38 mil visualizações nas listas de vídeos e quase cinco mil visualizações nas palestras até o terceiro dia de evento.

O encerramento desta edição ocorreu na noite de quinta-feira, 26, com o anúncio dos trabalhos que se destacaram nas categorias de Pesquisa e Inovação, Ensino e Extensão. Foram 29 premiados, sendo 24 contemplados com bolsas de iniciação científica, de ensino e de extensão, pelo período de dez meses, vigente de março a dezembro de 2021. A seleção dos trabalhos foi feita de acordo com as notas dos resumos e dos vídeos, atribuídas pelos avaliadores.

Os trabalhos destaques que pertencem a autores de pós-graduação ou a discentes de outra instituição receberão, apenas, o certificado de Melhor Trabalho, pois não é possível fazer o repasse de recursos. Os estudantes contemplados com as bolsas também ganharão certificado.

O anúncio dos premiados na categoria de Ensino foi feito pelo pró-reitor de Graduação, Pedro Daniel da Cunha Kemerich. Confira os contemplados:

Título: Quarentena Florestal: Ciclo de Palestras Disseminando as Ciências Florestais em Tempos de Pandemia (Ciências Agrárias/Campus São Gabriel)
Apresentadora: Estéfany Abreu Roballo/ Orientador: Gabriel Marangon

Título: Insetos Incrustados em Resina como Alternativa para uma Abordagem no Ensino Básico (Ciências Biológicas/Campus São Gabriel)
Apresentadora: Claudinara da Rosa do Nascimento/Orientadora: Marcia Regina Spies

Título: Monitoria Prática no Ensino da Clínica Médica (Ciências da Saúde/Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS)
Apresentador: Roni Simão/Orientadora: Sheila Martins

Título: O Uso da Plataforma Digital Instagram como Metodologia de Ensino para a Química Orgânica (Ciências da Saúde/Campus Uruguaiana)
Apresentador: Iury Baum/Orientador: Juliano de Azeredo

Título: Sala de Aula Invertida na Formação Inicial de Professores de Química (Ciências Exatas e da Terra/Campus Bagé)
Apresentadora: Maeli Vinholes/Orientador: Tales Martins

Título: Rotina de Estudos e Saúde Mental em Tempos de Ensino Remoto (Ciências Humanas/Campus Dom Pedrito)
Apresentadora: Letícia Moro/Orientadora: Ana Lovato

Título: RPCNIC: Um Impacto Sustentável (Ciências Sociais Aplicadas/Campus São Borja)
Apresentador: Igor Rios/Orientadora: Elisa Lubeck

Título: Propriedade Eletroquímicas de Filmes Eletrônicos Flexíveis de Pentóxido de Vanádio (V2O5) (Engenharias/Universidade Federal de Pelotas – UFPel)
Apresentadora: Daniela Placido/Orientador: César Avellaneda

Título: Monitoria de Cálculo I em Tempos de Pandemia (Engenharias/Campus Alegrete)
Apresentador: José Vinicius Machado/Orientadora: Chiara Valsecchi

Título: Ensinagem de Leitura Literária: Um Caminho para o Letramento (Linguística, Letras e Artes/Campus Jaguarão)
Apresentadora: Juliana Franz/Orientadora: Ana Lúcia Boessio



Os premiados na categoria de Extensão foram revelados pelo pró-reitor de Extensão e Cultura, Paulo Rodinei Soares Lopes. Veja a lista:

Título: Resistência Antimicrobiana em Cão com Osteomielite Crônica (Ciências Agrárias/Campus Uruguaiana)
Apresentadora: Maria Eduarda Guerra/ Orientador: Diego Beckmann

Título: Contribuições da Neurociência junto aos Atores Envolvidos no Ensino Remoto (Ciências Biológicas/Campus Uruguaiana)
Apresentadora: Laura Minetto/Orientadora: Pamela Carpes

Título: Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer de Pele: Inserindo Acadêmicos de Medicina no Âmbito da Prevenção e Promoção de Saúde (Ciências da Saúde/Campus Uruguaiana)
Apresentadora: Nathaly Bonow/Orientadora: Lílian Ferreira

Título: Atividades Efetuadas em Tempos de Pandemia pelo Projeto de Extensão Meninas nas Ciências da Unipampa Campus Itaqui (Ciências Exatas e da Terra)
Apresentadora: Milena Azevedo/Orientadora: Caroline Bender

Título: Produção e Doação de Máscaras Reutilizáveis (Ciências Humanas/Campus Dom Pedrito)
Apresentadora: Lourdes Hirschmann/Orientadora: Anelise Martins

Título: Campanha Social #APOIESB: Apoiando o que há na Nossa Terra, Abraçando Nossa Gente (Ciências Sociais Aplicadas/Campus São Borja)
Apresentadora: Ketlin Kerber/Orientador: Valmor Rhoden

Título: Módulo 1: Utilização de Embalagens Tetra Pak como Isolamento Térmico de Habitações Populares de Madeira (Engenharias/Campus Alegrete)
Apresentadora: Maria Eduarda Pierezan/Orientadora: Simone Dornelles

Título: Dinâmicas Estratégicas de um Coral Universitário na Pandemia de Covid19 (Linguística, Letras e Artes/Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre)
Apresentador: Leonardo Almeida/Orientador: Marcelo dos Santos

Título: Moodle como Possibilidade de Internacionalização dos Cursos de Português como Língua Adicional (Linguística, Letras e Artes/Campus Bagé)
Apresentadora: Flávia Alves/Orientadora: Clara Dornelles



Os melhores trabalhos na categoria Pesquisa e Inovação foram anunciados pelo pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Fábio Leivas. Saiba quem são os contemplados:

Título: Avaliações Morfométricas in Vivo de Cordeiros da Raça Crioula Lanada em Confinamento (Ciências Agrárias/Campus Dom Pedrito)
Apresentadora: Diulia Galvani/Orientadora: Gladis Correa

Título: Efeitos da Nanocápsulas de Curcumina contra Prejuízos na Memória Induzida por STZ-ICV em Ratos (Ciências Biológicas/Campus Uruguaiana)
Apresentadora: Anne Savall/Orientadora: Simone Pinton

Título: Influência da Carbamilação Induzida por Cianato de Potássio sobre a Quantificação Imunoturbidimétrica de Albumina Urinária (Ciências da Saúde/Universidade Federal de Santa Maria – UFSM)
Apresentadora: Caroline Teixeira/Orientador: Rafael Moresco

Título: Avaliação da Concentração Letal Média do Extrato de Brácteas da Bougainvillea Glabra Choisy em Drosophilamelanogaster (Ciências da Saúde/Campus Uruguaiana)
Apresentador: Jackson Silva/Orientador: Elton Denardin

Título: Projeto de Hardware para o Bloco de Decodificação de Entropia do Formato de Codificação de Vídeo AV1 (Ciências Exatas e da Terra/Campus Bagé)
Apresentador: Jiovana Gomes/Orientador: Fábio Ramos

Título: Pesquisa de Sinais para Termos Técnicos no Ensino da Robótica para Surdos (Ciências Humanas/Campus Bagé)
Apresentadora: Cássia Silva/Orientadora: Amélia Bastos

Título: A Pandemia da Covid-19 tem Gênero (Ciências Sociais Aplicadas/Campus São Borja)
Apresentadora: Bárbara Fonseca/Orientadora: Jaqueline Quadrado

Título: Avaliação da Qualidade da Água Subterrânea em Aterro Sanitário no Município de Seberi-RS (Engenharias/UFSM)
Apresentadora: Tariana Schüller/Orientadora: Malva Mancuso

Título: Estudo Comparativo entre os Coletores Solares: Placa Plana com Cobertura e Tubo Evacuado (Engenharias/Campus Bagé)
Apresentadora: Andressa Barreda/Orientador: Estevan de Oliveira

Título: Como nosso Cérebro Aprende uma Língua (Linguística, Letras e Artes/Campus Bagé)
Apresentadora: Nadia dos Santos/Orientadora: Simone Assumpção



O coordenador geral do 12º Siepe, Pedro Madruga, destacou a pertinência do tema escolhido para esta edição e afirmou que o evento foi um sucesso. Agradeceu às pessoas envolvidas na organização e, também, aos participantes pelo tempo e dedicação. O reitor da Unipampa, Roberlaine Ribeiro Jorge, parabenizou a comunidade acadêmica pelo evento: «Vencemos da melhor forma, propiciando mais participação e interação», ressaltou.

As palestras e sessões de apresentações de trabalhos estão disponíveis no canal do evento no YouTube.

Perdeu a cerimônia de encerramento? Dá o play no vídeo abaixo e assista:

Diversidade de temas nas apresentações marcam segundo dia de Siepe

As apresentações de trabalhos continuaram no dia 25 de novembro, segundo dia de programação do Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (Siepe), nas três modalidades: Pesquisa e Inovação, Ensino e Extensão. Neste ano, estão inscritas 47 instituições entre Universidades e Institutos Federais de todo o Brasil na submissão de trabalhos.

Na categoria Ensino, Igor de Oliveira Rios, acadêmico de Relações Públicas do Campus São Borja, apresentou seu trabalho “RPCNIC: Um impacto sustentável”. O aluno já havia participado da edição anterior do evento e, apesar do nervosismo, teve o seu trabalho premiado: “Eu participei do Siepe pela primeira vez em 2019, onde levei o Projeto Saúde Mental e Bem-estar na Universidade, do qual era bolsista. Como toda apresentação, fiquei muito nervoso, deu aquele clássico frio na barriga, mas deu tudo certo. Segui as dicas da minha orientadora e falei do projeto com muita paixão e orgulho e nós acabamos ganhando um destaque no evento, para minha surpresa”.

Quanto ao novo formato de apresentações, a acadêmica Ana Luiza Trombini Tadielo, do curso de Ciências Biológicas do Campus São Gabriel, relata sua experiência: “Já participei de outras edições do Siepe, inclusive com apresentação de trabalho oral e pôster. Com certeza foi uma experiência muito nova e atípica. Eu, particularmente, gostei de produzir o vídeo, até porque ele fica disponível no canal do youtube e todos podem ter acesso, o que não aconteceria na edição presencial, porém acho que na versão on-line acabamos perdendo muito a interação e as relações interpessoais que vivenciamos em um evento físico”. A estudante apresentou seu trabalho na categoria Extensão: “@programapopneuro: Divulgando conceitos da neurociência pelas redes sociais”.

Confira o cronograma de apresentações do dia 26:

Salão de Extensão:

26/11: Ciências Agrárias, 14h

26/11: Ciências Agrárias, 15h

25/11: Ciências Agrárias, 16h

26/11: Ciências Biológica, 14h

26/11: Ciências da Saúde, 14h

26/11: Ciências da Saúde, 15h

26/11: Ciências da Saúde, 16h

26/11: Ciências Exatas e da Terra, 14h

26/11: Engenharias, 15h

26/11: Ciências Sociais Aplicadas, 14h

26/11: Ciências Sociais Aplicadas, 15h

26/11: Ciências Sociais Aplicadas, 16h

26/11: Ciências Humanas, 14h

26/11: Ciências Humanas, 15h

26/11: Ciências Humanas, 16h

26/11: Linguística, Letras e Artes, 14h



Salão de Pesquisa e Inovação:

26/11: Ciências Agrárias, 15h

26/11: Ciências Agrárias, 16h



Os trabalhos que se destacaram, nesta edição, serão premiados nesta quinta-feira, 26, durante a cerimônia de encerramento do 12º Siepe, que será transmitida ao vivo pelo canal do evento no YouTube. A premiação para a melhor apresentação será uma bolsa de iniciação em ensino, extensão ou científica, pelo período de dez meses (de março a dezembro de 2021). Caso o premiado seja discente de pós-graduação ou de outra instituição, receberá o certificado de Melhor Trabalho, já que não há como repassar os recursos.

12º Siepe: Covid-19 e a Medicina do Amanhã é tema da palestra de hoje, às 18h

A programação do 12º Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (Siepe), da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), continua nesta quarta-feira, 25, com apresentações de trabalhos, sessão do Planetário e a palestra “Covid-19 e a Medicina do Amanhã”, ministrada pelo professor da Universidade de São Paulo (USP), Helder Nakaya. A mediação da atividade será feita pelo pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Fábio Leivas, e pela coordenadora da Comissão Científica do evento, Daiana Ávila.

A palestra abordará a Medicina do Amanhã, ou seja, aquela focada na prevenção de doenças. A transmissão ocorre às 18h, pelo canal do 12º Siepe, e os participantes poderão interagir por meio do chat, enviando comentários e fazendo perguntas ao pesquisador. Segundo Nakaya, a medicina está mudando rapidamente. Antes, ela era focada na doença e na busca por uma solução que funcione para todos. “A medicina do futuro foca na prevenção e usa a tecnologia para desenvolver fármacos, diagnósticos e tratamentos de forma individualizada”, explica o palestrante. Em sua apresentação, Nakaya buscará mostrar como a medicina do futuro foi usada na pandemia de Covid-19 e o que se pode esperar para os próximos anos.


Sobre o palestrante

Helder Nakaya é biólogo pela Universidade de São Paulo (USP) e doutor em Bioquímica pela mesma universidade. O doutorado foi voltado para a área de Biologia Molecular e Bioinformática. De 2008 a 2011, como pós-doutor na Universidade Emory, em Atlanta/EUA, pesquisou o mecanismo de atuação de vacinas em células do sistema imune utilizando técnicas em larga escala. Tornou-se professor assistente do Departamento de Patologia da Universidade Emory em 2011, onde utiliza a biologia de sistemas para prever e entender a resposta imune a diferentes vacinas.

Atualmente é docente do Departamento de Análises Clínicas e Toxicológicas da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP e professor adjunto da Universidade Emory. Seu laboratório está focado na investigação sobre a base de doenças infecciosas através de biologia computacional e sistemas. É bolsista de produtividade do CNPq Nível 1C, membro afiliado da Academia Brasileira de Ciências, consultor da Coalizão para Inovações em Preparação para Epidemias (CEPI – Coalition for Epidemic Preparedness Innovations) e membro do Scientific Advisory Board, do consórcio europeu da vacina do Ebola.



Anote

“Covid19 e a Medicina do Amanhã”

Hora: 18h

Transmissão: youtu.be/R-JEeqrdp1U

Apresentações de trabalhos do 12° Siepe começaram nesta terça-feira, 24

Durante o 12° Siepe, os alunos apresentarão suas produções acadêmicas em três categorias: Pesquisa e Inovação, Ensino e Extensão, abrangendo as seguintes áreas do conhecimento: Ciências Agrárias, Ciências da Saúde, Ciências Exatas e da Terra, Ciências Humanas, Linguística, Letras e Artes. Este ano, 1.145 trabalhos foram aprovados e serão apresentados no decorrer dos três dias do evento.

Nesta edição, o formato do Siepe foi reformulado para atender as restrições impostas pela pandemia de Covid-19, ocorrendo de forma totalmente on-line. Com a temática “Tempo Virtual, Inteligência Artificial”, o 12º Siepe iniciou no dia 24 e segue com a programação até o dia 26 de novembro.

Para Maeli Vinholes, acadêmica de Química do Campus Bagé da Unipampa, a sua participação nesta edição foi desafiadora, pois precisou sair da sua zona de conforto. “Eu acho incrível o trabalho de criadores de conteúdo digital, porém, não é minha ‘praia’. Foi preciso sair da minha zona de conforto para elaborar o material, particularmente, amo quando isso acontece, pois, faz com que eu me reinvente”, afirma. Acrescenta, ainda, que o Siepe em seu formato digital, consegue fazer com que mais pessoas possam acompanhar as apresentações, pois nem sempre os acadêmicos têm a oportunidade de participarem de eventos durante a graduação. “Neste ano, temos a oportunidade de participar do Siepe sem precisar sair de casa”, destaca. Vinholes teve seu trabalho intitulado “Sala de aula invertida: na formação inicial de professores de química” publicado na categoria Ensino.

Já na categoria Pesquisa, Fábio Schons, acadêmico de Engenharia Elétrica do Campus Alegrete, destaca: “Neste ano, a experiência foi diferente sem a presença do público. Foi importante desenvolver um trabalho e apresentar, visando o aprimoramento da comunidade acadêmica”. Schons apresentou o trabalho “Comparação de metodologias para modelagem matemáticas das gics”.

As apresentações seguem nesta quarta-feira, com início às 14 horas. Acompanhe a programação do dia (25/11):



Salão de Ensino:

25/11: Ciências Biológicas, 17h

Salão de Extensão:

25/11: Ciências da Saúde, 19h30min

25/11: Ciências da Saúde, 20h30min

Salão de Pesquisa e Inovação:

25/11:Ciências Agrárias, 14h

25/11: Ciências Biológicas, 14h

25/11: Ciências da Saúde, 14h

25/11: Ciências da Saúde, 15h

25/11: Ciências Biológicas, 15h

25/11: Ciências Agrárias, 15h

25/11: Ciências da Saúde, 16h

25/11: Ciências Biológicas, 16h

25/11: Ciências Agrárias, 16h

25/11: Ciências Biológicas, 18h30min

25/11: Ciências Agrárias, 19h30min

25/11: Ciências Biológicas, 20h30min

25/11:Ciências Agrárias, 20h30min