A 33ª edição do Seminário de Extensão Universitária da Região Sul (Seurs) realizou nesta quinta-feira, 6, visitas técnicas nos municípios de Aceguá, Bagé e Candiota. Os participantes dos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná dividiram-se em delegações para conhecer projetos de extensão desenvolvidos em 13 localidades. Os projetos envolvem as comunidades da região, escolas, associações, prefeitura e universidades.
Um dos locais visitados pelas delegações da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) e pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) foi o bairro Ivo Ferronato, em Bagé. Na oportunidade, os participantes do 33º Seurs conheceram a história da formação do bairro e das pessoas que nele vivem. Na sede do Centro Comunitário Nossa Senhora Auxiliadora houve a exibição de filmes que relatam a ocupação do bairro, exposição de artesanatos e produtos da culinária local, feitos por grupos de moradores, apresentações artísticas.
Para a morada do bairro, Eliege Alves, “a visita da Universidade é importante porque traz visibilidade para o bairro, para as coisas que aqui acontecem e desmistifica o que muitos falam, como o caso de violência”.
A acadêmica do curso de psicologia, Fernanda Soares, que acompanhou a delegação da Unicentro, afirma que “a visita foi muito gratificante, a gente está aprendendo muito. É uma história de conquista, de luta, e isso caracteriza o que é comunidade”.
Outro projeto visitado foi o Sorro Cineclube, que consiste em sessões de cinema na Escola de Educação Especial Caminho da Luz. Desenvolvido há cinco anos, o projeto de extensão segue duas linhas de atuação: exibições fixas, onde são debatidos ciclos temáticos específicos, e itinerantes, onde se promove a interação com entidades de assistência, com a finalidade de buscar conteúdos e metodologias específicas, conforme a necessidade.
Neste link, você confere a lista completa das visitas técnicas realizadas durante o 33º Seurs.
Acompanhe também a programação pelas redes sociais oficiais do evento: facebook e twitter.
Fotos: Luan Zubaran