A Cidade | 33º Seminário de Extensão Universitária da Região Sul – SEURS

A Cidade

museudiogoA cidade de Bagé está localizada na microrregião campanha meridional do Rio Grande do Sul, na fronteira com o Uruguai. Com 203 anos de fundação, a cidade possui cerca 120 mil habitantes e tem como principal atividade econômica a pecuária.

 

No ano de 1773, próximo onde atualmente é a cidade de Bagé, foi instalado pelo epecuariaxército espanhol o Forte de Santa Tecla, originando a história da cidade, que sempre foi imersa em um contexto militar, de delimitações territoriais e batalhas. No ano de 1811, fixa-se no local onde surgiria a cidade um grupo de pessoas que não pôde acompanhar o restante das tropas, resultando em um povoado.

 

Considera-se o apogeu econômico de Bagé o período que coincide com o auge da pecuária no estado do Rio Grande do Sul, na segunda metade do século XIX, fase em que a cidade recebeu muitos investimentos urbanísticos e quando são erguidos os casarões das famílias tradicionais, em sua maioria pertencentes a essa atividade econômica.

 

Atualmente, a cidade ainda é caracterizada pelos casarões e edifícios públicos construídos na época, juntamente com suas ruas largas e suas praças.

 

url             13731_640_480__4033351