Não é permitida inscrição individual nas Visitas Técnicas. Caberá ao representante de cada instituição providenciar a inscrição de sua delegação.
RELAÇÃO DE VISITAS TÉCNICAS
Segue descrição das visitas técnicas que serão realizadas no dia 06/08/2015.
- Vivências (em escolas) de fronteira (Acegua/Uruguay – 62,1 km do centro de Bagé – https://goo.gl/maps/ljddf)
Título da ação | Vivências (em escolas) de fronteira. |
Descrição | O que é viver a/na fronteira? O que é ser fronteiriço? Que cidades são essas que têm o mesmo nome e unem e separam dois países? Nesta visita técnica, professores e alunos de duas escolas localizadas na zona de fronteiraBrasil-Uruguai, em Aceguá/Acegua, compartilharão com os visitantes suas vivências escolares e extraescolares. No primeiro momento, falarão sobre a vida na comunidade, que se caracteriza como um espaço translíngue e intercultural; no segundo, contarão sua experiência no Programa Escolas Interculturais de Fronteira (PEIF) por meio da exposição de fotos e de narrativas sobre lugares das cidades; no terceiro, realizarão apresentações culturais preparadas por docentes e discentes da escola uruguaia. Será um momento para (re)viver a fronteira. |
Comunidade local envolvida | Escola Municipal Nossa Senhora das Graças, Escuela 74 e Secretaria Municipal de Educação de Aceguá, Unipampa |
Duração aproximada | 2 horas(Manhã: 9h-11h e Tarde: 13h30-15h30) |
Local | Escuela 74 – Av Isabel Rodriguez de Mattos, 37001 Acegua, Cerro Largo, Uruguay |
Turno | Manhã( x ) Tarde ( x ) |
2) A fronteira em foco. (Aceguá/RS – 61,4 km do centro de Bagé – https://goo.gl/maps/IHaXd)
Título da ação | A fronteira em foco |
Descrição | Visita à escola Nossa Senhora das Graças e a ações desenvolvidas em parceria com a universidade desde março de 2014. Apresentação de vídeos realizados e mostra de fotos que revelam o olhar da comunidade local para a fronteira. Apresentação da Radio Escolar do projeto.. |
Comunidade local envolvida | Alunos, professores, gestão, comunidade escolar |
Duração aproximada | 3 horas (Manhã: 8h-11h e Tarde: 13h30-16h30) |
Local | Aceguá, Ginásio da Escola Nossa Senhora das Graças. |
Turno | Manhã ( x ) Tarde ( x ) |
3) ‘Vila da Lata’ e ‘Tamanduá’: vivências de quilombos na fronteira. (Aceguá/RS – 61,4 km do centro de Bagé – https://goo.gl/maps/y0xeJ)
Título da ação | ‘Vila da Lata’ e ‘Tamanduá’: vivências de quilombos na fronteira. |
Descrição | Roda de conversa com comunidades quilombolas localizadas em Aceguá, município situado na fronteira com Uruguai. Além de ouvirem as histórias desses lugares contadas pelos próprios moradores, os visitantes acompanharão a atividade de tecelãs que trabalham com lã natural. |
Comunidade local envolvida | Membros das comunidades quilombolas “Tamanduá” e “Vila da Lata”. |
Duração aproximada | 3 horas (Manhã: 8h-11h e Tarde: 13h30-16h30) |
Local | Centro de Aceguá |
Turno | Manhã( x ) Tarde ( x ) |
4) Colônia Pioneira (Aceguá/RS – 75 km do centro de Bagé – https://goo.gl/maps/GvnFI)
Título da ação | Conhecendo uma escola rural na fronteira entre Brasil e Uruguai |
Descrição | Os participantes terão a oportunidade de conhecer as belas paisagens da zona rural de Aceguá, acompanhar atividades pedagógicas na área de Física e Ciências e participar de roda de conversa com a direção da escola que contará a história da comunidade. Também será realizada visita a uma pequena propriedade produtora de leite. |
Comunidade local envolvida | Professores e alunos da EMEF Pioneira; comunidade local. |
Duração aproximada | 4 horas (Manhã: 9h-11h e Tarde: 14h-16h) |
Local | EMEF Pioneira, Colônia Pioneira, Aceguá. |
Turno | Manhã ( ) Tarde ( ) Manhã e tarde ( x ) |
05) Oficina de robótica. Candiota – 62,4 km do centro de Bagé – https://goo.gl/maps/MzpLQ)
Título da ação | Conhecendo a Capital Nacional do Carvão |
Descrição | No turno da manhã, os participantes acompanharão ações da Oficina de Robótica desenvolvidas pelo PIBID-Física na EMEF Neli Betemps; à tarde visitarão um atelier de cerâmica e as dependências do centro cultural da cidade (antiga usina de Candiota). |
Comunidade local envolvida | Professores e alunos da EMEF Neli Betemps e SMED Candiota. |
Duração aproximada | 05 horas.(Manhã: 9h -11h30 e Tarde: 14h-16h30) |
Local | EMEF Neli Betemps, Antiga Usina, Município de Candiota. |
Turno | Manhã ( ) Tarde ( ) Manhã e tarde ( x ) |
06) Vila Santa Thereza, “ontem” e “hoje”. (Bagé)
Título da ação | Vila Santa Thereza “ontem e hoje”. Do SEC. XIX ao SEC. XX, comunidade, memória e patrimônio. |
Descrição | Visitação ao Centro Histórico da Vila de Santa Thereza, onde funcionava uma antiga charqueada, situada a poucos quilômetros do centro de Bagé. Membros da comunidade contarão a história desse local aos visitantes, que visitarão os prédios restaurados e também as ruínas das antigas construções. |
Comunidade local envolvida | Moradores da Vila Santa Thereza e Associação Pró Santa Thereza. |
Duração aproximada | 2 horas (Tarde: 14h-16h30) |
Local | Centro Histórico Vila de Santa Thereza, Bagé. |
Turno | Somente Tarde ( x ) |
07) Bairro Ivo Ferronato: uma história de luta. (Bagé)
Título da ação | Bairro Ivo Ferronato: uma história de luta |
Descrição | Como surge um bairro? Que histórias estão por trás das paredes das casas e instituições? A rica história de luta e ocupação do Bairro Ivo Ferronato será narrada por seus moradores e apresentada através de banners, relatos biográficos e exposições fotográficas que recuperam a memória das diferentes gerações. Esta visita técnica se organizará em uma pequena Feira Cultural, que incluirá também apresentações de atividades tradicionais e artísticas, projetos de extensão desenvolvidos com a Unipampa e exposição de artesanatos e produtos da culinária local feitos por grupos de moradores e agentes comunitários. |
Comunidade local envolvida | Centro Comunitário Nossa Senhora Auxiliadora, Associação de Moradores, EMEF Professora Creuza Brito Giorgis, Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Ivo Ferronato, Universidade Federal do Pampa e Instituto Federal Sul-rio-grandense. |
Duração aproximada | 3 horas (Manhã: 9h -10h30 e Tarde: 14h-15h30) |
Local | Bairro Ivo Ferronato, Bagé |
Turno | Manhã ( x ) Tarde ( x ) |
08) Projeto Fábrica de Gaiteiros. (Bagé)
Título da Ação | Projeto Fábrica de Gaiteiros |
Descrição | Projeto idealizado pelo músico Renato Borghetti através de seu Instituto de Cultura e Música e realizado em parceria com a Prefeitura Municipal de Bagé, por meio da Secretaria Municipal de Cultura. Tem o objetivo de ensinar para crianças de 7 a 15 anos de idade as técnicas do instrumento denominado Acordeão Diatônico de 8 Baixos – regionalmente conhecido como Gaita de Botão e Gaita Ponto – bem como a fabricação desse instrumento em sua sede geral na cidade de Barra do Ribeiro-RS. Na visita, será possível acompanhar uma aula de Acordeão, ter noções da fabricação do instrumento e assistir à apresentação musical, além de conhecer o interior do Palacete Pedro Osório. |
Comunidade Local Envolvida | Alunos participantes do projeto e, músicos. |
Duração Aproximada | 03 horas. (Manhã: 9h -10h30 e Tarde: 14h-15h30) |
Local | Palacete Pedro Osório, Centro de Bagé. |
Turno | Manhã ( x ) Tarde ( x ) |
9) Arte e memória. (Bagé)
Título da Ação | Arte e Memória na Rua |
Descrição | O projeto visa resgatar a memória cultural da região, trabalhando, através das artes visuais, a valorização patrimonial. Artistas locais pintam muros e fachadas da cidade com temas previamente definidos. Na atividade, os visitantes conhecerão algumas obras e aspectos da história e da arte local e ainda poderão participar da execução de pintura especialmente idealizada para a ocasião. |
Comunidade Local Envolvida | Artistas locais. |
Duração Aproximada | 03 horas.(Manhã: 9h -10h30 e Tarde: 14h-15h30) |
Local | Centro de Bagé. |
Turno | Manhã ( x ) Tarde ( x ) |
10) Sorro Cineclube – sessão de cinema na Escola de Educação Especial Caminho da Luz.
Título da Ação | Sorro Cineclube – sessão de cinema na Escola de Educação Especial Caminho da Luz. |
Descrição | Os visitantes acompanharão uma sessão do Sorro Cineclube na Escola de Educação Especial Caminho da Luz. Após, discussão aberta sobre a exibição, o projeto e o cineclubismo.Com mais de 50 anos de existência, a instituição “Caminho da Luz” foi criada para atender as pessoas com deficiência de Bagé e da região, sendo considerada modelo no Estado pelo alto nível de atendimento que dispõe em todos os setores, sendo estes clínica, escola e oficinas, onde, atualmente, são atendidos 475 assistidos. O projeto de extensão Sorro Cineclube existe há 5 anos, e se desenvolve em duas vertentes: exibições fixas, onde são exibidos, estudados e debatidos ciclos temáticos específicos (ex: diretores, escolas, temas correntes, períodos históricos, etc); e itinerantes onde se promove a interação com entidades de assistência, buscando conteúdos e metodologias específicas, conforme a necessidade. |
Comunidade Local Envolvida | Escola de Educação Especial Caminho da Luz |
Duração Aproximada | 03 horas. (14h30 – 16h30) |
Local | Centro de Bagé. |
Turno | Manhã ( ) Tarde ( x ) |
11) Comunidade de jovens (Bagé) –
Título da ação | Expedição pedagógica acerca das imagens na educação |
Descrição | O projeto visa propiciar uma discussão teórica sobre as relações entre imagens e educação e, ainda, evidenciar as muitas potencialidades práticas dessa dupla relação – mediante a experimentação em forma de oficina com os sujeitos participantes e, ainda, da apresentação de diversas atividades já realizadas nas escolas. |
Comunidade local envolvida | Bolsistas de iniciação à docência, supervisoras e coordenadoras de área do Pibid – subprojeto Pedagogia |
Áreas do conhecimento contempladas | Educação; Arte |
Duração aproximada | 02 horas (das 14h as 16h) |
Local | Uergs Bagé – Av. Tupy Silveira, 2820 – bairro São Jorge – Fone: (53) 3242-1336 |
Turno | (X) tarde |
12) Oficina de trânsito (local: na UERGS) -(3,2 km do centro de Bagé – https://goo.gl/maps/YZlBD)
Título da ação | Educação para o trânsito: uma abordagem transversal |
Descrição | A dinâmica se dará através de breve relato sobre as Diretrizes Nacionais da Educação para o Trânsito no Ensino Fundamental, ministrada pelas Pedagogas da Escola Pública de Trânsito do DETRAN/RS, mostra de recursos pedagógicos que podem ser usados para trabalhar o tema com os alunos em sala de aula, desenvolvido pelos bolsistas da Pedagogia da UERGS e a construção de um recurso pelos participantes da oficina. |
Comunidade local envolvida na realização | Professores da Uergs Bagé e acadêmicas do curso de Pedagogia, docentes e discentes das escolas públicas e particulares. |
Áreas do conhecimento contempladas | Linguagens, comunicação, educação física, história |
Duração aproximada | 2h |
Nº de participantes (máximo) | 30 |
Local | Unidade Uergs Bagé |
turno | (X) manhã |
13) Escola Estadual de Educação Integral Dr. Arnaldo Faria (Bagé)
Título da ação | Uma experiência de educação integral em construção. |
Descrição | Será apresentado um breve histórico da escola, caracterização das Comunidades atendidas, organização político-pedagógica, Escola de Educação Integral. Mostra de trabalhos escolares, dança, música, poesia e vídeo de nossas expressões. Visitação e interação com as oficinas. |
Comunidade local envolvida | Comunidade Escolar da E.E.E.F. Dr. Arnaldo Faria. |
Duração aproximada | 3 horas (Manhã: 8h30 -11h30) |
Local | E.E.E.F. Dr. Arnaldo Faria, Bairro Tiarajú, avenida General Mallet, 997, Bagé. |
Turno | Manhã ( x ) |
Relação de visitas técnicas
Instituição | Visita Técnica e Turno |
Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR) | 1.1 – Vivências em Escolas de Fronteira – manhã |
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) | 1.2 – Vivências em Escolas de Fronteira – tarde |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) | 2.1 – A fronteira em Foco – manhã |
Universidade Estadual de Maringá (UEM) | 2.2 – A Fronteira em Foco – tarde |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande (IFRS) | 3.1 – Vila da lata e Tamanduá: vivências de quilombos na fronteira – manhã |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) | 3.2 – Vila da Lata e Tamanduá: vivências de quilombos na Fronteira – tarde |
Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) | 4 – Colônia Pioneira – manhã |
Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE) | 5 – Oficina de Robótica – manhã e tarde |
Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) | 6 – Vila Thereza – ontem e hoje – tarde |
Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO) | 7.1 – Bairro Ivo Ferronato – manhã |
Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) | 7.2 – Bairro Ivo Ferronato – tarde |
Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) | 8.1 – Fábrica de gaiteiros – manhã |
Instituto Federal Catarinense (IFC) | 8.2 – Fábrica de gaiteiros – tarde |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) | 9.1 – Arte e memória – manhã |
Universidade Federal de Integração Latino-Americana (UNILA) | 9.2 – Arte e memória – tarde |
Fundação Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) | 10 – Instituto de Menores – Manhã |
Ao final das atividades do primeiro dia de evento, será realizada reunião preparatória entre a equipe Proext e o responsável por cada delegação para informações adicionais sobre as visitas técnicas.