Inicia a programação do 33º Seurs

Mais de 600 pessoas de 20 instituições públicas de ensino superior prestigiaram na manhã desta quarta-feira, 5, a abertura do 33º Seminário de Extensão Universitária da Região Sul (Seurs), que ocorre no Campus Bagé da Universidade Federal do Pampa (Unipampa). O evento discute até dia 7 de agosto o tema “Extensão e Cidade: caminhos de interação, desenvolvimento e visibilidades”.

Conforme a pró-reitora de Extensão e Cultura, Vera Lúcia Cardoso Medeiros, a Unipampa recebeu a proposta para sediar o Seurs ainda em 2012, quando o evento ocorreu pela última vez no estado do Rio Grande do Sul. “Nós entendemos que seria uma oportunidade para a Unipampa conhecer o trabalho das outras instituições públicas de ensino superior da Região Sul e, com isso, avaliarmos a nossa prática universitária”, afirma Vera.

A presidente do Fórum de Pró-Reitores de Extensão, Marilisa do Rocio Oliveira, diz que “os três dias do Seurs servirão para a troca de experiências e para fazer com que a extensão ganhe seu espaço e cresça cada vez mais”.

Participaram da cerimônia de abertura o diretor do Campus Bagé, Fernando Junges, o prefeito de Bagé, Dudu Colombo e a reitora da Unipampa, Ulrika Arns.

Na sequência, ocorreu uma roda de conversa com a temática “Extensão e Cidade”, com a participação do professor da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Nécio Turra, da bolsista da Unipampa Proext MEC, Mariane Pereira Rocha, e do fundador presidente do Instituto de Permacultura da Pampa, João Rockett.

IMG_5804

A apresentação de Turra tratou sobre as tendências da produção do espaço urbano contemporâneo e os desafios à extensão. Durante seu relato, o professor falou sobre a reestruturação das cidades e as conclusões de estudos sobre espaços contemporâneos.

Mariane, que é acadêmica do 8º semestre do curso de Letras, contou sobre a experiência em três projetos de extensão desenvolvidos, em Bagé, desde 2012. Entre os projetos dos quais participa está o Laboratório de Leitura e Produção Textual (LAB), que promove oficinas para a comunidade do bairro Ivo Ferronato. O objetivo deste projeto é desenvolver a escrita em todas as modalidades. A discente afirma que “trabalhar com extensão é aprender todos os dias”.

Na sequência, Rockett apresentou o trabalho desenvolvido pelo Instituto de Permacultura da Pampa e fez questionamentos sobre o gerenciamento das cidades e como a sociedade está tratando a relação do espaço urbano com o rural.

A programação da tarde desta quarta-feira, 5, segue com a reunião de Pró-Reitores de Extensão, apresentações culturais e de trabalhos.

Fotos: Fernando Cruz