Apresentações culturais animam primeiro dia do Seurs

A programação do 33º Seurs já começou no Campus Bagé da Universidade Federal do Pampa (Unipampa). Entre as atividades desta quarta-feira, 5, estão as apresentações artístico-culturais. O evento reúne até sexta-feira, 7, mais de 600 pessoas de 20 instituições públicas de ensino superior.

Pela manhã, os participantes puderam visitar o planetário inflável da Unipampa. À tarde,  foi a vez das apresentações teatrais e musicais.  A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) apresentou uma peça teatral inspirada na obra de Nelson Rodrigues e promovida pelo grupo de teatro Devassos, intitulada A mulher sem pecado.

IMG_5838 IMG_5831

A apresentação Pracatum… nos ritmos do mundo foi realizada pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), às 15h. O projeto tem como objetivo promover a inclusão de talentos musicais.

IMG_5808 IMG_5863

Às 17h, a banda Polisenso apresentou-se no palco principal. Trata-se de um projeto de extensão vinculado ao Programa de Música do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS). A banda é formada por alunos do ensino médio técnico integrado dos cursos de Informática e Administração e desenvolve repertório de músicas POP, MPB e internacionais.

IMG_5884 IMG_5905

A próxima atividade ocorrerá às 19h, no palco principal. O intuito da apresentação é valorizar questões da cultura regional, através da dança.  Intitulada Dança tradicionalista Gaúcha: valorização da cultura regional, a apresentação  será feita pelo Instituto Federal Catarinense (IFC).

Durante todo o dia foi possível conferir a exposição de Artesanato do Pampa, que contém 60 peças de artesanato tradicional ou de referência cultural representativos do pampa gaúcho, que participaram do Concurso Artesanato do Pampa, realizado pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura.

IMG_5868 IMG_5870

Fotos: Fernando Cruz