ABERTURA DO SEMINÁRIO – dia 23 de fevereiro
Painel – UNIPAMPA 2011 compromisso de todos
MATERIAIS DE APOIO DAS OFICINAS – dias 24 e 23 de fevereiro
1. Avaliação da Aprendizagem: instrumentos e critérios.
* a) Avaliação da Aprendizagem
* b) Avaliação da aprendizagem_Habilidades de pensamento
* c) Avaliação da aprendizagem_instrumentos de avaliação
2. Aula Universitária: desafios Didático-Pedagógicos na Avaliação.
* a) Competência é um conceito polêmico e polissêmico
3. Ensino por projetos: possibilidade metodológica.
* a) Ensino por projetos
4. Interdisciplinaridade – desafio para o planejamento e a prática pedagógica na Educação Superior.
5. Unidades de aprendizagem: construindo possibilidades interdisciplinares na sala de aula.
6. Web 2.0 no processo de ensino-aprendizagem.
* a) Web 2.0 – Material de Apoio
7. O exercício da docência e o processo de avaliação no Ensino Superior.
* a) O exercício da docência e o processo de avaliação
8. Performance docente: sentidos e implicações pedagógicas (sem material disponível).
9. Potencializando o processo de ensino-aprendizagem por meio de um ambiente centrado em mapas conceituais.
* a) A Summary of Literature Pertaining to the Use of Concept
* b) A teoria subjacente
* c) Mapas Conceituais V3
* d) Mapas conceituais e aprendizagem significativa
* e) The Theory Underlying Concept Maps and How
10. Estratégias metodológicas e avaliativas na Educação Superior.
* a) Ensinar, aprender, apreender e processos de ensinagem
* b) Estratégias metodológicas e avaliativas – slides
11. Formação para o Século XXI: Desafios e Tendências para o Ensino de Engenharia.
* a) Engenheiro_2020
* b) Engenharia na UFABC
* c) Integração do conhecimento e da sociedade
* d) Prensky-Digital_Natives_Digital_Immigrants-Part1
* e) Prensky-Digital_natives_Digital_Immigrants-Part2
12. Aspectos básicos da leitura crítica, redação e formatação de artigos científicos aplicados ao ensino de graduação (sem material disponível).
ENCERRAMENTO – dia 24 de fevereiro
Conferência de Encerramento: ÉTICA NA AVALIAÇÃO