Materiais oficinas e palestras | Seminários de Desenvolvimento Profissional Docente

Materiais oficinas e palestras

ABERTURA DO SEMINÁRIO – dia 23 de fevereiro

Painel – UNIPAMPA 2011 compromisso de todos

MATERIAIS DE APOIO DAS OFICINAS – dias 24 e 23 de fevereiro

1. Avaliação da Aprendizagem: instrumentos e critérios.

* a) Avaliação da Aprendizagem

* b) Avaliação da aprendizagem_Habilidades de pensamento

* c) Avaliação da aprendizagem_instrumentos de avaliação

2. Aula Universitária: desafios Didático-Pedagógicos na Avaliação.

* a) Competência é um conceito polêmico e polissêmico

3. Ensino por projetos: possibilidade metodológica.

* a) Ensino por projetos

4. Interdisciplinaridade – desafio para o planejamento e a prática pedagógica na Educação Superior.

* a)Interdisciplinaridade

5. Unidades de aprendizagem: construindo possibilidades interdisciplinares na sala de aula.

* a) Unidades de Aprendizagem

6. Web 2.0 no processo de ensino-aprendizagem.

* a) Web 2.0 – Material de Apoio

7. O exercício da docência e o processo de avaliação no Ensino Superior.

* a) O exercício da docência e o processo de avaliação

8. Performance docente: sentidos e implicações pedagógicas (sem material disponível).

9. Potencializando o processo de ensino-aprendizagem por meio de um ambiente centrado em mapas conceituais.

* a) A Summary of Literature Pertaining to the Use of Concept

* b) A teoria subjacente

* c) Mapas Conceituais V3

* d) Mapas conceituais e aprendizagem significativa

* e) The Theory Underlying Concept Maps and How

10. Estratégias metodológicas e avaliativas na Educação Superior.

* a) Ensinar, aprender, apreender e processos de ensinagem

* b) Estratégias metodológicas e avaliativas – slides

11. Formação para o Século XXI: Desafios e Tendências para o Ensino de Engenharia.

* a) Engenheiro_2020

* b) Engenharia na UFABC

* c) Integração do conhecimento e da sociedade

* d) Prensky-Digital_Natives_Digital_Immigrants-Part1

* e) Prensky-Digital_natives_Digital_Immigrants-Part2

12. Aspectos básicos da leitura crítica, redação e formatação de artigos científicos aplicados ao ensino de graduação (sem material disponível).

ENCERRAMENTO – dia 24 de fevereiro

Conferência de Encerramento:  ÉTICA NA AVALIAÇÃO