EDIÇÕES ANTERIORES | Seminários de Desenvolvimento Profissional Docente

EDIÇÕES ANTERIORES

Inicia-se, a partir de 2008, uma série de encontros com o propósito de melhoria no ensino de graduação e implementação da pedagogia universitária na UNIPAMPA.

O primeiro evento de integração e planejamento institucional realizado foi o “Seminário de Desenvolvimento Profissional: Pedagogia Universitária”, com a participação de todos os professores da Instituição. Realizado em Bagé, dias 13 e 14 de março de 2008, focou as linhas gerais do Plano de Desenvolvimento Institucional e a construção do projeto político-pedagógico. Para tal, o novo ordenamento legal e normativo da Educação Superior e as e diretrizes curriculares dos cursos de graduação serviram de reflexão inicial para a análise dos contextos sócio-cultural-educacional e político-econômico da região de abrangência da UNIPAMPA. A atividade culminante do Seminário foi a elaboração do perfil do egresso, base do projeto de formação acadêmica da Universidade.

O “II Seminário de Desenvolvimento Profissional: Pedagogia Universitária” foi realizado em Santana do Livramento, de 17 a 19 de fevereiro de 2009. Professores e dirigentes da UNIPAMPA refletiram sobre o planejamento dos cursos e as respectivas áreas de conhecimento, visando a alcançar o perfil do egresso adotado pela UNIPAMPA. Especificamente, o evento discutiu: o processo de análise do significado e das implicações do perfil do egresso adotado pela UNIPAMPA na prática docente; a identificação das principais potencialidades e dificuldades dos professores para atuarem no alcance do perfil desse egresso; a explicitação das características principais, dos objetivos, das metodologias/estratégias de ensino e das modalidades de avaliação a serem utilizadas nos planos de ensino de graduação e pós-graduação; o estabelecimento do perfil pretendido para o professor da UNIPAMPA com a indicação de bases e diretrizes a serem observadas nos próximos concursos docentes; e a construção do Programa Institucional de Formação Continuada dos Professores da UNIPAMPA.

Em 2010, realizou-se o “III Seminário de Desenvolvimento Profissional: Pedagogia Universitária” que teve como tema “A Profissão Docente e os Desafios no Processo Ensino-Aprendizagem”. O evento promoveu a integração intercampi do corpo docente, o desenvolvimento profissional dos professores e o ensino de qualidade. A terceira edição do Seminário aconteceu no auditório do Campus Santana do Livramento, nos dias 15, 16 e 17 de março, e contou com a participação de 370 docentes.