Modalidades e Normas | 33º Seminário de Extensão Universitária da Região Sul – SEURS

Modalidades e Normas

Modalidades de apresentação

Apresentação Oral
Relato de 15 minutos para participantes do evento (representantes das IES e membros da comunidade externa) sobre ação de extensão, que poderá ser acompanhado de apresentação em ppt. A exposição poderá ser feita por até duas pessoas.
Ao final da apresentação de todos os trabalhos, será realizada roda de conversa sobre prática de extensão na área temática da sessão, mediada por representante de uma das instituições participantes.
Data show e computador serão disponibilizados pela comissão organizadora do evento. Cada apresentador deverá trazer seu trabalho em pen drive e apresentar-se 10 minutos antes do início da sessão para copiá-lo no computador disponível na sala.

Minicurso
Atividade de formação para participantes do evento (servidores docentes e técnicos e discentes das instituições inscritas) com duração máxima de 01h30min sobre tema ou metodologia relevante para prática da extensão universitária, contemplando as áreas temáticas.
Data show e computador serão disponibilizados pela comissão organizadora do evento. Cada apresentador deverá trazer seu trabalho em pen drive e apresentar-se 10 minutos antes do início da sessão para copiá-lo no computador disponível na sala.
É de responsabilidade do proponente providenciar os materiais a serem utilizados pelos inscritos no minicurso.

Apresentação Cultural
Apresentação de manifestação cultural representativa da instituição inscrita com duração máxima de 15 (quinze) minutos. Os espaços disponíveis para essa modalidade são o palco principal (XXX) e saguões entre as salas de apresentação (XXX).
No ato da inscrição da proposta, a instituição deve informar o tipo de espaço a ser utilizado.
É de responsabilidade da instituição trazer os equipamentos necessários para apresentação (som, luz, cenários, figurinos etc) e testá-los previamente.

 

MODELO DE DIAGRAMAÇÃO DO TEXTO

MODELO DE DIAGRAMAÇÃO DO TEXTO (arquivo já em ODT)

NORMAS PARA FORMATAÇÃO DO TRABALHO ANEXADO NA INSCRIÇÃO
Normas Gerais

Formato: ODT
Margens: Superior (3 cm), inferior (2 cm), esquerda (3 cm) e direita (2 cm)
Papel: A4 (NÃO NUMERAR AS PÁGINAS)
Número de páginas: de 3 a 6 incluindo referências bibliográficas
Espaçamento entre linhas: simples
Espaçamento entre parágrafos do texto: simples
Espaçamento entre itens do texto: duplo
Sobre o formato ODT: O formato ODT, do inglês “Open Document Text”,  é parte do conjunto de formatos ODF, “Open Document Format”, “Formato de Documento Aberto” em português, criado para ser uma alternativa livre aos formatos proprietários e restritos de documentos de escritório, como o formato “doc” pertencente à Microsoft. Por ser livre, qualquer programa pode implementar suporte sem qualquer custo ou restrição, e estes programas podem ser usados para lidar com arquivos salvos em qualquer um dos tipos pertencentes ao padrão. Dentre os programas mais populares, estão LibreOffice, OpenOffice, Google Docs, e até mesmo o Microsoft Office em suas versões mais recentes. Outros exemplos de formatos do conjunto ODF são o ODS para planilhas, e opção ao “xls” da Microsoft, o ODP para apresentações e opção ao “ppt” da Microsoft, etc.
Para o usuário, estes formatos ODF são idênticos aos formatos proprietários, com a única mudança sendo o nome do arquivo gerado.

Normas por seção:
Título da Ação: fonte Arial 12, maiúscula, negrito, alinhamento centralizado.
Área Temática: fonte Arial 12, negrito, alinhamento à esquerda. Inserir uma das 8 áreas trabalhadas na Extensão na qual o trabalho se insere. São elas:
Comunicação
Cultura
Direitos Humanos e Justiça
Educação
Meio Ambiente
Saúde
Tecnologia e Produção
Trabalho
Coordenador da Ação: fonte Arial 12, alinhamento à direita.
Autores: fonte Arial 12, alinhamento à direita. Repetir o nome completo do Coordenador/a da Ação. Inserir o nome completo de todos autores/as.
OBS: Nota de rodapé em fonte Arial 10, alinhamento justificado informando: (1) nome do coordenador: titulação, curso ou unidade, instituição, e-mail; (2) dados de todos autores: nome, curso ou unidade, instituição, e-mail.
Palavras-chave: fonte Arial 12, negrito, alinhamento justificado – Inserir até 04 palavras separadas por vírgula – formatação: fonte Arial 12, normal, alinhamento justificado.
Resumo: fonte Arial 12, alinhamento justificado. Máximo de 300 palavras, sem parágrafo e sem citações bibliográficas.
O Resumo deverá apresentar os seguintes elementos:
a) Introdução;
b) Objetivo geral do projeto;
c) Metodologia;
d) Resultados (parciais ou finais);
e) Conclusões.
Texto: fonte Arial 12, alinhamento justificado.
O texto deve sintetizar o projeto ou programa de extensão e apresentar os seguintes elementos:
a) Contexto da ação (contextualizar a ação, apresentando o objeto e os objetivos);
b) Detalhamento das atividades (explanar sobre o desenvolvimento da ação; população beneficiada; metodologia utilizada);
c) Análise e discussão (apresentar e discutir resultados mensuráveis e qualitativos da ação);
d) Considerações finais.
OBS: Poderão se inseridas no máximo 2 Tabelas, Figuras e Gráficos. (+ enter 2 vezes, para iniciar o próximo item);
Referências: fonte Arial 12, alinhamento justificado. Seguir normas da ABNT.