INFORMAÇÕES EVENTO

Simpósio Integrado de Saúde no Pampa16, 17 e 18 de outubro de 2018

De acordo com as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) para a Segurança do Paciente, um dos principais eixos definidos para o Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP) consiste no envolvimento do cidadão na sua segurança, considerando os pacientes, familiares e acompanhantes como parceiros nos esforços para a prevenção de falhas e danos em serviços de saúde do país.

Quando discutimos as falhas na assistência a saúde, estamos abordando um problema complexo e multifatorial, ou seja, um grande desafio. E como todo problema, precisamos estudar e compreender suas causas, e acima de tudo, precisamos agir.

O paciente deve ser o ponto central da preocupação dos profissionais e da alta direção, com a segurança nos serviços de saúde. Quando é ouvido e convidado a participar ativamente de seu cuidado e tratamento, deixa de ser um mero recebedor passivo de cuidados e pode contribuir com um atendimento mais seguro, ciente de sua responsabilidade como cidadão e consumidor de serviços de saúde.

Envolver, orientar e motivar os profissionais de saúde das diversas áreas de atuação para a implantação e monitoramento das ações voltadas à qualidade e a segurança do paciente são os principais objetivos do evento.

Sendo assim, convidamos todos a participar do III Simpósio Integrado de Saúde no Pampa que este ano traz a temática “Segurança do paciente: metas e desafios para a qualidade da assistência”. Venha discutir conosco alguns dos maiores desafios e sair com um plano de ação para implementar na sua rotina de trabalho.