Bem-vindo ao I Simpósio Integrado de Saúde no Pampa

O SISPAMPA é um evento científico social promovido pelo Curso de Graduação de Enfermagem da Unipampa Campus Uruguaiana, com objetivo promover um ambiente de discussão e aprendizagem sobre a atenção multiprofissional em Urgência e Emergência (UE) na rede de atenção à saúde considerando a formação, pesquisa, gestão e a assistência nos serviços e organizações em saúde, bem como compartilhar saberes e experiências no que tange área de Urgência e Emergência na rede de atenção à saúde na Fronteira-o este do Rio Grande do Sul.
Neste ano o SISPAMPA tem como tema  “Atenção multiprofissional em Urgência e Emergência na rede de atenção à saúde”.
A sede do evento será na Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), no Campus Uruguaiana. O Município de Uruguaina é o 4º maior município do Estado em extensão territorial e localiza-se a 634 km de distância de Porto Alegre, capital do Estado (PREFEITURA MUNICIPAL DE URUGUAIANA, 2013).
O índice de Desenvolvimento Socioeconômico (IDESE) do município, que leva em consideração indicadores sociais e econômicos, tais como educação, renda, saneamento, domicílio e saúde, tem apresentado dados preocupantes e elevados. Nesse cenário, de acordo com dados da Fundação de Economia e Estatística (FEE) do estado do Rio Grande do Sul (FEE, 2009) Uruguaiana ocupa o 269º lugar do Estado no que se refere à saúde, em um total de 496 municípios.
Neste sentido, o campus da área da saúde da Universidade Federal do Pampa situado nessa cidade potencializa (re)construção da abordagem a Urgência e emergência nos serviços e organizações em saúde sendo que os profissionais da saúde devem estar atentos a atuarem em situações de UE.
Desta forma, a temática deste ano caracteriza-se como uma estratégia para o fortalecimento de ações de urgência e emergência na rede a saúde numa perspectiva multiprofissional por meio de atividades do tipo conferências, mesas redondas, discussão de relatos de experiência, grupos de trabalho, apresentação de trabalhos e pôsteres vem com o intuito de ampliar os conhecimentos
O evento acontecerá nos dias 17, 18 e 19 de outubro de 2016, no salão de atos da Universidade Federal do Pampa-campus Uruguaiana.
O público-alvo do SISPAMPA são acadêmicos de graduação e pós-graduação, profissionais do setor da saúde e comunidade.

 

Aguardamos por você!