Anais do VI SEMA

Os Anais do VI Simpósio de Energia e Meio Ambiente (ISBN 978-85-63337-43-6) estão disponíveis online no Repositório Digital da UNIPAMPA através do link abaixo:

http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/262

A forma recomendada para citação deste documento é:

SIMPÓSIO DE ENERGIA E MEIO AMBIENTE, 6., 2014, Bagé. Anais do VI SEMA – Simpósio de Energia e Meio Ambiente. Bagé: Universidade Federal do Pampa, 2014. 63p. Disponível em:
<http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/262>. Acesso em: 24 dez. 2015.

E a forma recomendada para citação de um trabalho deste documento é:

FERREIRA, J. F. L.; CASTAGNO, K. R. L.; MORAIS, E. A.; SOUZA, E. E. H.; MENDONÇA, C. R. B. Antioxidantes sintéticos como inibidores de corrosão do aço AISI 1020 em biodiesel. In: SIMPÓSIO DE ENERGIA E MEIO AMBIENTE, 6., 2014, Bagé. Anais do VI SEMA – Simpósio de Energia e Meio Ambiente. Bagé: Universidade Federal do Pampa, 2014. p. 11. Disponível em:
<http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/262>. Acesso em: 24 dez. 2015.

Certificados do SEMA 2012

O seguintes certificados de participação IV SEMA, de 4 de junho de 2012, estão disponíveis para retirada com o Prof. Rodolfo na sala 2108 do campus Bagé.

  1. Betina Madeira Garcia
  2. Carolina da Silva Gonçalves
  3. Cristiane Fonseca Geissler
  4. Eider Gomes Conti
  5. Felipe de Carvalho Scherer
  6. Gabriel Marins Lemos
  7. Guilherme Henrique Custódio
  8. Ingrid Almeida Lima
  9. Kleber Kennedy Xavier Reis
  10. Larissa Teixeira da Silva
  11. Paula Freitas de Mello
  12. Rafael Fagundes
  13. Taciane Moreira Marins
  14. Vinícius Zanata Coelho

Esses são certificados de discentes da UNIPAMPA que participaram deste evento naquele ano. Os demais participantes devem entrar em contato diretamente com o grupo ETEQ/FURG para mais informações.

Doações de Livros e Roupas Masculinas

Na presente edição do SEMA almejamos ampliar o convite de participação, além das instituições de ensino, também as pessoas do âmbito local que usualmente ficam distantes deste tipo de evento. Por esse motivo, convidamos para participar — em vários momentos do evento — os frequentadores da Casa do Adolescente e do Albergue Municipal, ambos de Bagé.

Arrecadação de Livros e Roupas Masculinas

Nos dois dias do VI SEMA será destinado um local para arrecadação de roupas masculinas aos usuários do Albergue Municipal. Além disso, para suprir a sua biblioteca recentemente inaugurada também disporemos de um local para doação de livros e revistas.

O Albergue Municipal é um local para abrigagem de moradores de rua (maiores de 18 anos), que não possuem endereço fixo, sem familiares e sem condições de trabalho.

A Casa do Adolescente abriga até 12 adolescentes de 12 à 17 anos. O abrigo é destinado à proteção e ressocialização dos jovens em situação de risco social. No local se realizam também atividades voltadas à prevenção de todo tipo de violência. Este espaço tem por objetivo acolher e garantir direitos, mostrar um caminho que todos possam trilhar e onde cada adolescente se enxergue como cidadão.

Painel (Mesa Redonda)

Ao final do primeiro dia do VI SEMA, das 17:30 as 18:30, teremos um Painel (Mesa Redonda) com a presença dos palestrantes e gerida por um mediador.

Tema: Realidade Ambiental e Energética do Pampa Gaúcho.

Mediador: Prof. Dr. Paulo Roberto Tagliani.

Minicurrículo do mediador: Possui graduação em Oceanologia pela FURG (1983), mestrado e doutorado em Ecologia e Recursos Naturais pela UFSCar. Atualmente é associado da International Association of Impact Assessment e da Leadership for Environment and Development Program. É Professor Associado nível IV da FURG. Coordenador do curso de Tecnologia em Gestão Ambiental da FURG. Tem experiência na área de Planejamento Ambiental de Ecossistemas Costeiros, atuando principalmente nos seguintes áreas ambientais: Avaliação de Impacto Ambiental, Planejamento Ambiental em Zonas Costeiras, Desenvolvimento Sustentável, Gestão Ambiental, Gestão Costeira Integrada.

Menção Honrosa de Trabalhos

O Comitê Científico do VI SEMA concederá menção honrosa aos melhores trabalhos de cada uma das 3 áreas temáticas. O anúncio será feito na solenidade de encerramento do evento, dia 24/07, a partir das 16h no auditório da UNIPAMPA.

Coquetel de Confraternização

Na noite do primeiro dia de evento haverá um coquetel de confraternização externo. Convites serão vendidos antecipadamente durante o evento.

O que?
Coquetel de Confraternização.

Quando?
Dia 23 de julho as 21h30.

Onde?
Palermo Soho Pub
Av. Presidente Vargas, 486.

Quanto?
R$ 15,00 somente antecipado.

Obs.: É proibida a entrada de menores de 18 anos no local.

Palestra: Adm. Cezaraugusto G. Scalcon

Título da palestra: Simulação de Monte Carlo e a Viabilidade de Projetos Ambientais.

Minicurrículo: Cezaraugusto Gomes Scalcon é funcionário da Eletrobrás, unidade de Candiota, Foi Gerente Regional da Companhia Estadual de Energia Elétrica e Chefe da Unidade de Produção da Eletrobrás CGTEE em Candiota. Atualmente é membro do Conselho de Administração da Eletrobras CGTEE. É mestre em engenharia de produção, na linha de pesquisa Métodos Quantitativos para tomada de Decisão. É professor na URCAMP, nos cursos de Administração, Ciências Contábeis e da Pós Graduação, atuando nas áreas de Administração Financeira, Administração de Projetos, Administração da Produção e Matemática Financeira.

40 vagas em alojamento

Há uma nova opção de alojamento credenciado, limitado a 40 vagas, e uma diária promocional de R$ 5,00 aos participantes do VI SEMA.
Nesse caso, a organização do evento intermediária as reservas. Maiores informações podem ser consultadas aqui.

Palestra: Secretária Estadual de Meio Ambiente

Título: Plano Estadual de Resíduos Sólidos.

Palestrantes: Secretário Estadual de Meio Ambiente Neio Lúcio F. Pereira e Coordenador do Plano Estadual de Resíduos Sólidos Luiz Henrique M. do Nascimento.

Minicurrículos:
neio-pereiraNeio Lúcio Fraga Pereira, formado em Medicina pela Fundação Faculdade Federal de Ciências Médicas de Porto Alegre, trabalhou como assessor da Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Câmara Municipal de Porto Alegre de 1984 a 1986, foi diretor-superintendente do Grupo Hospitalar Conceição (GHC) de abril de 2010 a abril de 2011. Desde junho de 2011 ocupava a Diretoria do GHC, assumindo a Secretaria de Meio Ambiente em 15 de maio de 2013.

 

Luiz Henrique Machado do Nascimento possui graduação em Engenharia Agrônoma pela UFSM (1980), especialização em Engenharia da Produção e Qualidade pela UFSM (1998) e mestrado em Engenharia de Produção pela UFRGS (2002). Atualmente é Coordenador do Plano Estadual de Resíduos Sólidos da Secretaria do Meio Ambiente do Estado do Rio Grande do Sul.

Palestra: Adm. Mauricio C. Carrilho

Título da palestra: Energia Eólica no Pampa Gaúcho.

Minicurrículo: Mauricio Castro Carrilho, técnico mecânico pela ETFPEL (1996), graduação em Administração pela Universidade do Norte do Paraná (2013), atua na área de Energia Elétrica desde 1998, quando ingressou na Eletrosul. Desde 2011 participa da implantação de Parques Eólicos, atualmente é Gerente do Centro Regional de Santana do Livramento.

Palestra: Profª Andrea M. Bernardes

Título da palestra: Sucata Eletrônica: Geração e Reciclagem

Minicurrículo: Andrea M. Bernardes possui graduação em Engenharia Química pela PUC-RS (1985), mestrado no PPGE3M pela UFRGS (1989) e doutorado em Engenharia de Materiais pela Technische Universität Berlin (1997) na Alemanha. Desde 1990 é professora da UFRGS, atuando em pesquisa na área de reciclagem de materiais e tratamento de efluentes com reúso de água.

Palestra: Prof. Norton Sampaio e Tanira Sampaio

Título da palestra: Por uma Bagé Sustentável.

Os palestrantes são membros do grupo ECOARTE que é uma organização social de pessoas comprometidas com a preservação do patrimônio histórico e a sustentabilidade ambiental no município de Bagé. A palestra trata de um projeto desenvolvido pelo grupo e recentemente veiculado na impressa local (ver notícia).

Minicurrículos:
Prof. Dr. Norton V. Sampaio possui graduação em Agronomia pela UFSM (1975), graduação em Administração de Empresas pela Faculdades Integradas de Marília – SP (1979), é Mestre em Ciências pela UFPel (1988) e Doutor em Produção Vegetal – Fitotecnia – da Escuela Superior de Ingenieros Agrónomos da Universidad Politécnica de Madrid (1992). Na URCAMP atuou como Diretor do Instituto Biotecnológico de Reprodução Vegetal, Vice-Reitor de Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação, Coordenador de Extensão e Pesquisa,e por dois madatos consecutivos, foi membro eleito do Conselho Diretor de sua mantenedora, Fundação Attila Taborda. Atualmente é professor da UNIPAMPA, Campus de Dom Pedrito, com atividades nos cursos de Bacharelado em Enologia e Superior de Tecnologia em Agronegócio, sendo membro do Conselho de Curadores (CONCUR) da universidade. É produtor rural em viticultura e fruticultura, e coordenador técnico da Associação Bageense de Fruticultores (ABFrut). É integrante do Basis, equipe de avaliadores de IES do INEP/MEC.

Drª Tanira M. G. Sampaio possui graduação em Agronomia pela Fundação Faculdade de Agronomia Luiz Meneghel (1977), mestrado em Ciência e Tecnologia de Sementes pela UFPel (1988) e doutorado em Producción Vegetal – Fitotecnia – Universidad Politécnica de Madrid (1992). Já foi professora da URCAMP e desempenhou a função de editora chefe da Revista Científica Rural e de diretora do Instituto Biotecnológico de Reprodução Vegetal (INTEC/URCAMP).

Palestra: Prof. Jorge O. Trierweiler

Título da palestra: Biorrefinarias Descentralizadas:  uma Solução ECO² (= ECOnômica x ECOlógica)

Prof. Jorge O. TrierweilerMinicurrículo: Prof. Dr. Jorge O. Trierweiler é Engenheiro Químico formado na UFRGS em 1988, com mestrado no PEQ/COPPE/UFRJ em 1991 e Doutorado na Universidade de Dortmund (Alemanha) em 1996 ambos em Engenharia Química na área de controle e otimização de processos. Em 2001 realizou estágio de pós-doutorado na área de biossensores na Universidade de Leibniz Hannover (Alemanha) e em 2008, na área de biorrefinarias, desenvolvimento, controle e otimização de processos na Universidade RWTH Aachen (Alemanha). Adicionalmente, em 2005 concluiu o curso de MBA em Gestão Empresarial da Escola de Administração da UFRGS. Atualmente ele é o coordenador do grupo de pesquisa do CNPq – GIMSCOP (Grupo de Intensificação, Modelagem, Simulação, Controle e Otimização de Processos) e está locado no Departamento de Engenharia Química da UFRGS onde atua como professor desde 1997.  Já orientou mais de 50 dissertações de mestrado e teses de doutorado e possui mais de 150 artigos publicados em periódicos, eventos científicos e conferências internacionais. Sendo que vários trabalhos realizados pelos seus alunos já foram premiados (1 Prêmio Petrobras e 2 Prêmios ABEQ-Braskem). As pesquisas desenvolvidas pelo GIMSCOP encontram-se aplicados em programas que são responsáveis pela melhoria operacional de diversas empresas. P.ex. mais de 23 unidades industriais da PETROBRAS — totalizando mais de 10.000 malhas de controle — acompanham o seu desempenho operacional através do programa BRPerfX, software desenvolvido em parceria entre a UFRGS/TriSolutions/Petrobras. O BRPerfX é um exemplo de como uma tecnologia nacional pode ser efetivamente aplicada.  Em 2010, decorrente de sua enorme contribuição à educação e ao desenvolvimento em ciências, engenharia e tecnologia da instrumentação e sistemas de controle foi agraciado com o prêmio internacional Donald P. Eckman Education Award dado pela ISA the International Society of Automation.

Prazos Prorrogados

O prazo final para submissão de resumos para o VI Simpósio de Energia e Meio Ambiente foi prorrogado para o dia 16/05/2014. Assim, os detalhes prazos foram alterados também. Confira as novas datas na seção Datas Importantes do menu principal.

Complexo Dom Diogo para o 1º dia de SEMA

O Complexo Cultural Dom Diogo de Souza está confirmado como sede para o 1º dia do VI Simpósio de Energia e Meio Ambiente. O complexo dispõe de amplo espaço multiuso e anfiteatro para cerca de 350 pessoas.

Localização:
R. Caetano Gonçalves, s/n°, Centro, Bagé – RS.
dom-diogo

 

Abaixo seguem fotos do complexo:

DSC_1050

DSC_1011

DSC_1015

DSC_1019

DSC_1044

DSC_1031

DSC_1043