Instruções aos Autores

A. SUBMISSÃO DE TRABALHOS

A submissão de trabalhos para o VI Simpósio de Energia e Meio Ambiente será realizada através do módulo de eventos GURI-UNIPAMPA (clique aqui). Os trabalhos deverão ser submetidos unicamente na forma de resumo de modo que não haverá a submissão de trabalhos na forma de artigo completo.

O título do resumo não deve conter mais de 15 palavras e deve ser digitado todo em letra maiúscula. Os resumos devem conter os aspectos científicos e tecnológicos relevantes do trabalho, com no máximo 300 palavras. Sugere-se que seja utilizada a seguinte sequência: introdução, objetivos, metodologia, resultados e conclusões. Não deverão ser incluídas figuras, tabelas e referências. Devem ser indicadas 3 (três) palavras-chaves.

Os resumos deverão ser escritos em português, e deverão estar associados a uma das áreas temáticas:

  1. Bioenergia.
  2. Geração/Conversão de Energia e Aplicações.
  3. Meio Ambiente e Biodiversidade.

Informações Adicionais:

  • Cada inscrição permitirá a vinculação a no máximo 2 (dois) trabalhos. Somente os trabalhos vinculados a pelo menos um autor inscrito serão apresentados e publicados nos anais do evento.
  • Cada resumo poderá ter um limite de 6 (seis) autores, compreendendo alunos, co-orientador e orientador.
  • Os trabalhos e conceitos neles emitidos são de responsabilidade dos autores.
  • Os autores aceitam que o evento tenha plenos direitos sobre os trabalhos enviados, podendo incluí-los nos anais, imprimi-los e divulgá-los, sem o pagamento de qualquer remuneração.

Há duas formas de apresentação dos trabalhos: apresentação oral e apresentação de pôster. Abaixo seguem regras gerais para cada modalidade de apresentação.

B. APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS

B1. Apresentação Oral

Os trabalhos submetidos e aceitos para apresentação oral deverão ser apresentados pelo autor identificado como apresentador no processo de submissão em até 10 minutos, tendo como equipamentos de apoio computador e datashow. Ao final de cada apresentação haverá 5 minutos para os questionamentos dos avaliadores designados pelo Comitê Científico e dos demais presentes.

A apresentação deve conter: introdução, objetivos, metodologia, resultados e discussão e conclusões.

Observações:

  • O apresentador deve chegar ao local da sua sessão às 13h30 para salvar antecipadamente o trabalho no computador da organização;
  • Os arquivos DEVERÃO ser salvos na extensão PDF, outras extensões (como por exemplo arquivos PPT/PPTX do MS Power Point) serão incompatíveis.

B2. Apresentação de Pôster

Os autores de trabalhos submetidos e aceitos para apresentação em pôster deverão elaborar um pôster no qual as medidas recomendadas são: 90 cm de altura por 60 cm de largura. O autor identificado como apresentador deverá estar disponível junto ao pôster para arguição pelos avaliadores designados pelo Comitê Científico durante a sua sessão de apresentação, conforme cronograma a ser disponibilizado pelo Comitê.

O pôster deverá conter os seguintes itens:

  • Nome da Faculdade, Instituto ou Universidade.
  • Título do trabalho.
  • Nome dos autores e filiação.
  • Introdução.
  • Metodologia.
  • Resultados e discussão.
  • Conclusões.
  • Referências.
  • Agência financiadora/Edital de bolsas (quando houver).

Observações:

  • Os nomes deverão estar completos e por extenso, com apenas a primeira letra maiúscula.
  • Não serão aceitos para exposição pôsteres que representem simples colagens de material recortado sobre uma base ou que deixem de atender às demais especificações.
  • É responsabilidade do apresentador fixar o pôster no local indicado para exposição, bem como retirar este pôster, no período a ser informado pelo Comitê Científico.
  • Os autores são responsáveis pelo material de fixação do pôster (cordão e fita adesiva).

Modelos e Imagens: