Palestra: Prof. Jorge O. Trierweiler

Título da palestra: Biorrefinarias Descentralizadas:  uma Solução ECO² (= ECOnômica x ECOlógica)

Prof. Jorge O. TrierweilerMinicurrículo: Prof. Dr. Jorge O. Trierweiler é Engenheiro Químico formado na UFRGS em 1988, com mestrado no PEQ/COPPE/UFRJ em 1991 e Doutorado na Universidade de Dortmund (Alemanha) em 1996 ambos em Engenharia Química na área de controle e otimização de processos. Em 2001 realizou estágio de pós-doutorado na área de biossensores na Universidade de Leibniz Hannover (Alemanha) e em 2008, na área de biorrefinarias, desenvolvimento, controle e otimização de processos na Universidade RWTH Aachen (Alemanha). Adicionalmente, em 2005 concluiu o curso de MBA em Gestão Empresarial da Escola de Administração da UFRGS. Atualmente ele é o coordenador do grupo de pesquisa do CNPq – GIMSCOP (Grupo de Intensificação, Modelagem, Simulação, Controle e Otimização de Processos) e está locado no Departamento de Engenharia Química da UFRGS onde atua como professor desde 1997.  Já orientou mais de 50 dissertações de mestrado e teses de doutorado e possui mais de 150 artigos publicados em periódicos, eventos científicos e conferências internacionais. Sendo que vários trabalhos realizados pelos seus alunos já foram premiados (1 Prêmio Petrobras e 2 Prêmios ABEQ-Braskem). As pesquisas desenvolvidas pelo GIMSCOP encontram-se aplicados em programas que são responsáveis pela melhoria operacional de diversas empresas. P.ex. mais de 23 unidades industriais da PETROBRAS — totalizando mais de 10.000 malhas de controle — acompanham o seu desempenho operacional através do programa BRPerfX, software desenvolvido em parceria entre a UFRGS/TriSolutions/Petrobras. O BRPerfX é um exemplo de como uma tecnologia nacional pode ser efetivamente aplicada.  Em 2010, decorrente de sua enorme contribuição à educação e ao desenvolvimento em ciências, engenharia e tecnologia da instrumentação e sistemas de controle foi agraciado com o prêmio internacional Donald P. Eckman Education Award dado pela ISA the International Society of Automation.