Jaguarão | ENPROCULT

Jaguarão

 

Jaguarão é uma cidade localizada no extremo sul do Brasil fazendo fronteira entre Brasil e Uruguai.
A cidade é banhada pelo Rio Jaguarão, que a separa fisicamente de sua cidade gêmea, Rio branco que já se encontra em território uruguaio.

Entre os seus principais pontos turísticos, estão:

A Ponte Barão de Mauá que foi construída entre os anos de 1927 e 1930. Depois de um tratado firmado entre os dois países para pagamento de dívida de guerra. A ponte mede 2.113 metros de comprimento, sendo 340 metros sobre o rio Jaguarão

ponte

O Teatro Esperança teve sua construção iniciada em 1887 mas só foi inaugurado 10 anos depois. O teatro foi palco de grandes atrações ao longo dos anos e recentemente passou por uma reforma. Sua capacidade é de aproximadamente 700 espectadores/as  sua acústica é a segunda melhor da América Latina. 

esperança

O Museu Carlos Barbosa situado no casarão histórico datado de 1886 e transformado em museu na metade da década de 1970. Nele se encontra a vida e obra do Dr. Carlos Barbosa Gonçalves que foi um personagem muito importante para a cidade. 

carlosbarbosa

O Mercado Público municipal construído entre os anos de 1864 e 1867 tinha o proposito de escoar os produtos aportados no rio Jaguarão. Atualmente o mercado passa por uma reforma já em fase de conclusão. 

mercadopublico

 

Para conhecer mais e os demais pontos da cidade acesse: 
http://www.jaguarao.rs.gov.br/?page_id=514