Linguagens Artísticas e Produção Cultural
Data: 29 de novembro (terça-feira)
Horário: das 14 às 17 horas
Local: Auditório da Unipampa/Jaguarão RS-BR
Profa. Dra. Fernanda Vieira Fernandes, Curso de Teatro – UFPel
Prof. Ms. José Everton Rozzini, Curso de Música – UFPel
Profa. Dra. Eleonora Campos da Motta Santos, Curso de Dança – UFPel
Prof. Dr. Thomas Josué Silva, Curso de PPC – Unipampa
Mediação
Profa. Dra. Sátira Machado, professora do curso de PPC da Unipampa/Jaguarão
A mesa fundamenta-se na relação dos estudos das linguagens artísticas (teatro, dança, música, performances) e suas inter-relações com a Cultura em seus diversos aspectos. A formação acadêmica da/o produtora/o cultural é interdisciplinar e um dos campos de relações é o das linguagens artísticas. A proposta dessa mesa é debater projetos de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidos com artistas, discentes, pesquisadores/as, comunidades, sujeitos. Desse modo, aciona-se o diálogo fundamental do/a produtor/a cultural com as artes, experimentações, diversidade cultural e também as possibilidades de atuação das alunas e dos alunos com as interfaces acadêmicas.
FERNANDA VIEIRA FERNANDES – Atriz, pesquisadora e professora adjunta do curso de Teatro – Licenciatura, da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Graduada em Artes Cênicas – Bacharelado, com Habilitação em Interpretação Teatral pela UFRGS. Mestre e Doutora em Estudos da Literatura, Especialidade de Literaturas Estrangeiras Modernas, Ênfase de Literaturas Francesa e Francófonas pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da UFRGS, com pesquisas acerca da literatura dramática francesa do século XX. Realizou estágio de doutorado-sanduíche pela CAPES, na Université Paris 3 – Sorbonne Nouvelle. Líder do Grupo de Pesquisa Teatro: histórias e dramaturgias, e colaboradora do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Processos Criativos em Artes Cênicas. Atua nas áreas de dramaturgia, teoria e história do teatro.
JOSÉ EVERTON ROZZINI – Possui graduação em Música pela Universidade Federal de Santa Maria (2002), Bacharelado em Percussão, onde teve como professores/orientadores Ney Rosauro e Gilmar Goulart. Concluiu Mestrado em Educação na UFSM (2012), realizando a pesquisa EDUCAÇÃO MUSICAL NA CUICA: Percussões e Repercussões de um Projeto Social, sob orientação da Profª. Drª. Claudia Ribeiro Bellochio e co-orientação da Profª. Drª. Ana Lucia de Marques e Louro-Hettwer. Idealizou o P.E.P.E.U. – Programa de Extensão em Percussão da UFPel, pioneiro no Centro de Artes e na cidade de Pelotas, tem como um dos seus princípios criar um elo entre o curso e a cultural local, tramando comunidade e academia. Participa do Grupo de Pesquisa FAPEM do Centro de Educação da UFSM. Foi aprovado no concurso para professor substituto da UFSM em 2011. É o idealizador do Projeto Oficina e Percussão Camobi de 2005 e da Associação CUICA – Cultura Inclusão Cidadania e Artes, atuando como oficineiro e regente do Grupo de Percussão CUICA. Coordenou e foi oficineiro de Música/percussão da Associação Pró-dignidade da Vida entre os anos de 2009 e 2010. Foi oficineiro de percussão do INSTITUTO PEDAGÓGICO TABOR – CENTRO DE REFERÊNCIA FAMILIAR RECANTO DO SOL. Membro do conselho Municipal de Cultura e do Fórum de Entidades Culturais de Santa Maria e idealizador e coordenador do Projeto TAMBORES DE RUA 2011/2012, bem como coordenador do PSICO TAMBOR 2012. Idealizou e coordenou o Projeto Park Encantado da Música nos anos de 2005, 2006, 2007, 2008 e 2010. Apresentou concerto de percussão no II Encontro Gaucho de Percussão. Foi monitor de percussão no Festival Internacional de Inverno da UFSM. Apresentou a comunicação Oficina de Percussão CUICA e o Pôster Intercâmbio Musical: Uma realidade de aprendizagem que potencializa a formação de educandos de diferentes comunidades no XI Encontro Regional da ABEM Sul. Ministrou oficina de percussão nos Municípios de Horizontina, Panambi, Santa Maria, São Leopoldo, Santa Cruz do Sul, Uruguaiana, Paraíso do Sul, Vila Nova do Sul e São Martinho da Serra. Realizou palestra Ações para Educação Musical no II Encontro do Laboratório de Educação Musical da UFSM. Participou do XVIII Congresso da Associação Brasileira de Educação Musical e 15º Simpósio Paranaense de Educação Musical como palestrante no Bate-papo Temático I Projetos Sociais e Escola: Transitando entre o formal e o informal e como coordenador da apresentação Musical do Grupo CUICA. Apresentou o Trabalho Oficina de Percussão CUICA no II Encontro dos Egressos do Curso de Música da UFSM. Recebeu o Diploma de Mérito Comunitário da UAC – União das Associações Comunitárias de Santa Maria pelo trabalho realizado na Oficina de Percussão Camobi. Atuou como Solista da Orquestra Sinfônica de Santa Maria executando o Concerto para percussão e pequena Orquestra de Darius Milhaud no ano de 2002 e 2010. Participou da apresentação Musical CUICA no XIII Encontro Regional da ABEM SUL. Participou do 18º Fórum dos Dirigentes Municipais de Cultura do RS; do projeto Prêmio Cultura Viva promovido pelo Ministério da Cultura, no ano de 2002 participou dos Ritmos da Terra 2002 e Mostra Internacional de Percussão na Cidade de Campinas SP; do DIA da PERCUSSÃO 2001 na UNICAMP. Ministrou oficina Percussão e Música Popular Brasileira no XIII Encontro Gaúcho dos estudantes de Letras, apresentou pôster no 4 Congresso Brasileiro de Extensão Universitária em Dourados/MS, 2009. Participa do Programa Conexões dos Saberes da UFSM, desde março de 2010 como coordenador das ações da Associação CUICA, apresentou o trabalho Educação Musical na CUICA: Percussões e repercussões de um projeto social no V Congresso Internacional de Pesquisa (Auto) Biográfica – V CIPA na PUC/RS. Em maio de 2013 foi aprovado em concurso público para professor de Percussão e Educação Musical na Universidade Federal de Pelotas onde desde 01 de julho de 2013 atua como docente no curso de Música Licenciatura, com dedicação exclusiva – DE. Atualmente ministra disciplinas de Fundamentos da Educação Musical, Orientação e Prática Pedagógica Musical, Percussão e Percepção Musical, Grupo de Percussão, coordena o P.E.P.E.U. Programa de Extensão em Percussão da UFPel, colaborador do Núcleo de Folclore.
ELEONORA CAMPOS DA MOTTA SANTOS – Professora Adjunta II do Centro de Artes/UFPel, no Curso de Dança-Licenciatura. Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas – UFBA (2013) – Bolsista Fapesb. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Dança – UFBA (2008) – Bolsista Fapesb. Licenciada em Dança pela Universidade Federal da Bahia (2007). Bacharel em Direito pela Universidade Federal de Pelotas (1999). Docente convidada no Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGAV/UFPel). Coordenadora de Colegiado e do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Dança-Licenciatura no biênio 2013-15, após atuar como vice-coordenadora em gestão anterior. É membro do Colegiado e o Núcleo Docente Estruturante deste curso. Membro da ABRACE (Associação Brasileira dos Pesquisadores em Artes Cênicas) e da ANDA (Associação Nacional dos Pesquisadores em Dança). É uma das líderes do grupo de Pesquisa DANÇA E EDUCAÇÃO, certificado pela UFPel e CNPq em 2013. Coordena e colabora com projetos de pesquisa, atuando como orientadora de bolsistas e monitores voluntários de IC. Foi integrante do Grupo de Pesquisa CONES – MODELAGEM DA COMPLEXIDADE EM ARTES, HUMANIDADES E SAÚDE (UFBA), entre os anos de 2006-2013, grupo que passou, em 2014, a fazer parte do Grupo de Pesquisa ESTUDOS SOBRE A UNIVERSIDADE, cadastrado desde 2010 no CNPq, com liderança dos Prof. Naomar Monteiro de Almeida Filho (UFBA/UFSB) e Denise Maria Barreto Coutinho (UFBA/UFSB). É representante da área de Artes no Comitê Institucional de Bolsas de Iniciação Científica e Tecnológica/PRPPG – UFPel. É assessora na PRPPG/UFPel junto à Direção de Pós-Graduação. Desde 2010, tem coordenado projetos de extensão que estimulam a prática pedagógica da dança. Integrou a equipe coordenadora do PROJETO DE MOBILIDADE ACADÊMICA 2012/2014 UFPEL/COIMBRA: ÁREA DE ARTES (CAPES – EDITAL 008/2012), sendo a responsável pela 4ª missão de acompanhamento dos alunos em fevereiro de 2014, em Portugal. Coordenou a Câmara de PP e Currículo da Comissão das Licenciaturas/UFPel (2012-2013). Faz parte da Coordenação do PIBID – Dança/ UFPel. É membro do corpo editorial de periódico e da Editora da UFPel. Atua como avaliadora em diferentes esferas, a exemplo de comissões científicas; periódicos da área de Artes; editais de fomento à projetos artísticos; e avaliação de materiais didáticos na área de Artes. Professora da técnica de balé clássico, ao longo de sua carreira atuou em escolas privadas de dança e em projetos sociais em Pelotas (RS), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Salvador (BA) e na Escola de Dança da Fundação Cultural da Bahia (2008), função que desempenhou até ingressar na UFPel (agosto de 2010). Tem experiência e interesse na área de Artes, com ênfase em Dança, principalmente nos seguintes temas: artes cênicas, dança, balé clássico, história da dança, estudos sobre a universidade, o campo das artes na universidade brasileira, produção acadêmica em artes, avaliação em artes.
THOMAS JOSUÉ SILVA – Possui Licenciatura em Filosofia com Estudos Complementares em Psicologia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1994), Mestrado em Artes Visuais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1997) e Doutorado em Antropologia – Universidad de Barcelona (2004). Faz parte do GT de Políticas Públicas em Saúde/Saúde Mental da Universidade Federal de Santa Catarina, membro do GT da Abrasco de Saúde Mental. Professor adjunto da Universidade Federal do Pampa. Tem experiência na área de Antropologia e Saúde, Artes Visuais e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Arte e Sociedade, Educação e Diversidade, Antropologia Visual e Arte, Ciências Humanas e Saúde Coletiva, estudos etnográficos em Educação, Saúde Coletiva e Ciências Sociais. Saúde Mental e Sociedade.
SÁTIRA MACHADO – Professora Adjunta no Bacharelado em Produção e Política Cultural da Universidade Federal do Pampa (Unipampa/Jaguarão-RS). Pós-Doutoranda em Comunicação no POSCOM/UFSM (2016). Doutora em Comunicação (Unisinos, 2013). Mestra em Letras (PUCRS, 2000), Bacharel em Comunicação (Famecos, 1995), Habilitação para o Magistério (IE, 1988). Coordenadora executiva do Projeto RS Negro (http://ebooks.pucrs.br/edipucrs/rsnegro/). Líder do Grupo de Pesquisa CriaNegra: Cultura, Comunicação e Educação (CriaNegra/CNPq), membro do NEABI Unipampa, diretora de relações internacionais da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN) e membro da Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais de Educomunicação (ABPEducom). Atua na área de Comunicação, com ênfase na educomunicação e sua interface com as artes; a gestão e a produção cultural; a cidadania; os estudos de raça/etnia e de gênero; com foco nas culturas afro-brasileiras.