GT 3 Comunicação | ENPROCULT

GT 3 Comunicação

Data: 29 de novembro (terça-feira)
Horário: das 8h às 12h30
Local: Sala 204 do Prédio da Unipampa/Jaguarão RS-BR

[GT3] Comunicação e consumo cultural

Tendo em vista as mudanças contemporâneas acerca dos usos e das apropriações de bens, de serviços, de práticas e a circulação de produtos culturais, a proposta deste grupo de trabalho é debater a relação entre a comunicação, a cultura e o consumo. De forma multidisciplinar, as reflexões girarão em torno de temas como meios de produção, de distribuição e de recepção, consumo privado e público (e em público) de cultura, condições para o consumo e acesso, economia da cultura, práticas comunicacionais no âmbito da cultura, estratégias culturais com usos das tecnologias de informação e comunicação, entre outros aspectos.

Reflexões sobre a distribuição cinematográfica no Brasil: análise de Tropa de Elite 2
Marília Schramm Régio (PUCRS)

Dispositivos móveis e Peregrinação: uma proposta de pesquisa sobre o Caminho de Santiago
Marco Túlio de Souza

A literatura gay infanto-juvenil e seus espaços sociais e culturais nacionais
Maicon Douglas Vieira Flores (IFRJ)
Maria Carolina Maruyama Raymundo (IFRJ)
Vinícius dos Santos Moraes (IFRJ)

Como as crianças da periferia jaguarense, a partir de pesquisa em escola pública situada na Vila Kennedy, assistem filmes?  – Uma análise de gêneros e formatos a partir das experiências de consumo fílmico do público infantil entre os 07 e 12 anos
Bruno Henrique da Silva Rodrigues (UNIPAMPA)
Carla Daniela Rabelo Rodrigues (UNIPAMPA)

Ambientes Vlogs: espaços abertos aos produtores culturais
Talita Yohana Freitas Teixeira (IFRN)
Ayres Charles de Oliveira Nogueira (IFRN)
Marcos Aurélio de Oliveira Santiago (IFRN)

Onde estão os cinemas? Reflexões sobre o mercado exibidor brasileiro
Débora Wobeto (UFG)
Mariana Willmersdorf Steffen (UFRGS)

Análise da Oferta Cultural a partir de dados de registro administrativo na cidade do Rio de Janeiro
Daniele Cristina Dantas (UFRRJ)

Confluências nos campos: Política e economia atravessam o patrocínio da Schin no Carnaval de Salvador 2016
Maria Ribeiro (UFF)