Minicursos abordam extensão universitária em diferentes áreas do conhecimento

O último dia do 33º Seminário de Extensão Universitária da Região Sul (Seurs), que ocorre no Campus Bagé da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), iniciou com a realização de 24 minicursos, divididos em duas sessões. Ao todo, 12 instituições públicas de ensino superior ministraram as atividades.

Os minicursos abordaram temas como mediação de conflitos, meio ambiente, artes, formação docente, saúde, tecnologias da informação, agronegócio e literatura. Um deles foi o minicurso intitulado “Escrita colaborativa e experimental no Jornal Universitário do Pampa (Junipampa): O jornalismo literário como alternativa”, ministrado pela Unipampa.

Este minicurso foi dividido em três etapas. Na primeira foi realizada uma contextualização das ações desenvolvidas pelo projeto de extensão Laboratório de Leitura e Produção Textual (LAB) no ano de 2015, seguida da discussão dos conceitos e noções que norteiam o trabalho, como o de Jornalismo Cidadão, Jornalismo Literário e Escrita Colaborativa e Experimental. Na segunda etapa foi apresentada a metodologia de trabalho do Junipampa a partir de textos construídos em diferentes ações de extensão do projeto e publicados no jornal digital. Por fim, os participantes do minicurso foram convidados a produzir textos, no estilo de Jornalismo Literário, sobre a participação no 33º Seurs e/ou suas experiências durante a viagem até Bagé.

Na área da saúde, a Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) ministrou o minicurso “Doutores-Palhaços: O uso do riso como instrumento terapêutico”, que faz parte do Programa de Extensão Acadêmica da UFCSPA. O projeto tem como objetivo manter um grupo de palhaços atuante dentro do ambiente hospitalar, visando à capacitação do indivíduo para o cumprimento do trabalho voluntário.

A estudante de Santa Catarina, Nathalie Luvison, participou do minicurso e conta como foi a experiência. Confira no áudio!

O resumo dos 24 minicursos realizados durante o 33º Seurs pode ser acessado neste link.

A programação desta sexta-feira, 7, continua à tarde com apresentações culturais, relato de pró-reitores sobre vivências extensionistas e cerimônia de encerramento.

IMG_6791  IMG_6867

IMG_6869 IMG_6876