15º Siepe realiza abertura oficial e primeira mesa redonda

Ocorreu na tarde desta terça-feira, 28, a abertura do 15º Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (Siepe) da Universidade Federal do Pampa (Unipampa). Participaram da abertura o reitor da Unipampa, Roberlaine Ribeiro Jorge, o diretor do Campus Caçapava do Sul, José Rojas, o prefeito de Caçapava do Sul, Giovani Amestoy, o secretário de cultura e turismo do município, Stener Camargo, o chefe de gabinete da Câmara de Vereadores de Caçapava do Sul, Dilvani Loreto Jaime, a representante do comitê científico do 15º Siepe, Jaqueline Pinto Vargas, a Pró-Reitora de graduação, Claudete da Silva Martins, o Pró-Reitor de Extensão e Cultura e coordenador da comissão organizadora do 15º Siepe, Paulo Lopes e o Pró-Reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Fábio Gallas Leivas.

O reitor da Unipampa, Roberlaine Ribeiro Jorge, destacou a retomada do Siepe em formato presencial “com a melhor expectativa possível”, além da mobilização do público e da quantidade de trabalhos inscritos. Jorge também elogiou o empenho da comissão organizadora e agradeceu a comunidade acadêmica por ter acreditado na realização do evento. “O Siepe tem essa representação de retomar as atividades, de fechar o calendário do ano e dar as boas vindas ao ano seguinte”.

A coordenadora do Comitê Científico do 15º Siepe, Jaqueline Pinto Vargas, comentou sobre a alta qualidade dos trabalhos submetidos ao evento que, segundo ela, foram muito bem escritos e utilizaram metodologias avançadas. “Receber trabalhos de qualidade é uma grande alegria para nós”. Enfatizou Jaqueline.

Após a cerimônia de abertura, foi realizada a Mesa Redonda Caçapava Geoparque Mundial da UNESCO, da qual participaram o professor André Borba, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), o geólogo Marcelo Lusa, da Unipampa, o secretário de cultura e turismo de Caçapava do Sul, Stener Camargo e Alizandra Danzmann, Coordenadora Municipal do Geoparque. A Mesa Redonda teve a mediação do diretor do Campus Caçapava do Sul, José Rojas.

Durante a conversa, foram abordados temas como o conceito de Geoparque, as formações rochosas de Caçapava do Sul e seu potencial turístico. Também foram mencionadas iniciativas como o Geodia, no qual são divulgadas as geociências, e o Guardiões do Geoparque, em que crianças aprendem sobre pertencimento, preservação do meio ambiente e reciclagem de lixo, também repassando esse conhecimento para as suas famílias.

Na mesa redonda, também relembraram o processo de reconhecimento do Geoparque Caçapava. Temas como promoção de estratégias para o território, geoprodutos e alusão a características do município, como ufologia, cactos e o megatério, conhecido como “preguiça gigante”, também foram abordados.

A programação do 15º Siepe segue nesta quarta-feira, 29. Confira detalhes no link.