Mesa-redonda e exposição interativas

Apresentação

O objetivo da atividade é a socialização dos produtos pedagógicos/educacionais gerados em dissertações de mestrados profissionais em diferentes regiões brasileiras e a reflexão sobre experiência na proposta realizada e sobre novas possibilidades de implementação.

Clique no link da imagem abaixo e acesse a exposição dos produtos pedagógicos que serão apresentados na Mesa-redonda. Convidamos você a conhecer os trabalhos e deixar comentários nas publicações!

Programação da Mesa-redonda

Acesse aqui os RESUMOS dos produtos pedagógicos.
SALA 1: LETRAMENTO LITERÁRIO / FORMAÇÃO DO LEITOR

MEDIAÇÃO: Profa. Ma. Helen Roratto Garcia (UNIPAMPA/ SMED Bagé/EMEF GENERAL MALLET)

Proposta didática de letramento literário através da literatura confessional para professores que atuam nos anos finais do ensino fundamental
Profa. Ma. Hélen Roratto Garcia (UNIPAMPA / Rede Municipal Bagé – RS / EMEF General Emílio Luiz Mallet) – helenzinhargarcia@gmail.com
O Processo de implementação de um projeto de ensino: desafios e possibilidades para formação de leitores.Profa. Ma. Soraya Pedrosa (UFPE / Rede Estadual – SEE/PE) – spbezerra2007@gmail.com
Guia de práticas antirracistas com literatura infantil
Profa. Ma. Sâmia Machado Reis da Conceição (UNIPAMPA / Rede Estadual RS/ Rede Municipal Bagé- RS) – email: samiamrconceicao@gmail.com
SALA 2: LETRAMENTO LITERÁRIO / FORMAÇÃO DO LEITOR

MEDIAÇÃO: Profa. Ma Mariana Fernandes Vasconcellos (UNIPAMPA/ Rede Municipal Uruguaiana/RS – EMEB Dom Fernando Mendes Tarragó

Roteiro para oficina de leitura literária e escrita com intenção artística.
Profa. Ma. Daniela Kercher Silva (UNIPAMPA / Rede Municipal Rio Grande – RS) – danielakercher@yahoo.com.br
Viver e Tecer Histórias: a animação de leitura para a formação de leitores
no interior paulista (Guia de atividades para clube de leitura)
Profa. Ma. Juliete Rosa Domingos (UENP/ Rede Estadual SP/ E.E. Professora Isabel Cristina Fávaro Palma (Tejupá, SP) –  julieterdomingos@gmail.com
Clube de Leitura: uma possibilidade de formação de leitores literários.
Profa. Ma. Mariana Fernandes Vasconcellos ((unipampa/ Rede Municipal Uruguaiana/RS – EMEB Dom Fernando Mendes Tarragó) –  marianafernandesvasconcellos@gmail.com
SALA 3: ANÁLISE DE TEXTO VERBAL E IMAGÉTICO

MEDIAÇÃO: Profa. Dra. Débora de Macedo Cortez Bosco (UNIPAMPA/SMED BAGÉ – RS/EMEF PERI CORONEL)

Podcast Diferenças
Profa. Ma. Leane Oliveira Arguello (UNIPAMPA / Rede Estadual – SEDUC – RS) – leane2oliveira@yahoo.com.br
Estudos críticos do discurso e o ensino de Língua Portuguesa: uma proposta metodológica a partir de postagens de temática ambiental no Instagram
Profa. Ma. Ada Juliana do Nascimento (UFPE/Rede Estadual de PE/Rede Municipal de Ipojuca, PE) – nascimento.ada@gmail.com
Produções orais e escritas na escola a partir de memórias de mães
Profa. Ma. Renata Soares Vargas (UNIPAMPA/ Rede Municipal de Santa Margarida do Sul – RS/ E.M.E.F. Rodrigues Alves) – resvargas20@gmail.com
SALA 4: ANÁLISE DE TEXTO VERBAL E IMAGÉTICO

MEDIAÇÃO: Profa. Ma. Susane Andrade Rodrigues (UNIPAMPA / Rede Estadual – RS)

“Tô fora”: Unidade didática discursiva.
Profa. Ma. Vanessa Vilagrand Martini (UNIPAMPA / Rede Estadual – RS / Rede Municipal São Gabriel – RS) – E-mail: vanessavilagrand@gmail.com
Heróis e Identificação: Proposta didática para alfabetização.
Profa. Ma. Susane Andrade Rodrigues (UNIPAMPA / Rede Estadual – RS) – susaneandrade2992@gmail.com
Leitura de fotografia na escola e (re) construção do conceito família.
Profa. Ma. Caroline Larrañaga Matos (UNIPAMPA / Rede Estadual- SEDUC – RS) – carolinelivra@gmail.com
SALA 5: ENSINO DE LÍNGUAS, TECNOLOGIAS DIGITAIS E LETRAMENTO DIGITAL

MEDIAÇÃO: Profa. Dra. Camila Gonçalves dos Santos do Canto (UNIPAMPA / Campus Jaguarão)

Guia didático para o estudo do Correio Eletrônico.
Prof. M. Ricardo Gomes de Oliveira (UNIPAMPA) / Rede Municipal Santana do Livramento – RS / Escolas Carrossel e Dudu – ricardooliveira@unipampa.edu.br / ricardooliveira.aluno@unipampa.edu.br)
Protótipo Didático Digital de Ensino de Língua Portuguesa intitulado Fã: “ser ou não ser, eis a questão”
Profa. Ma. Cinthia de Oliveira Andrade Ferreira (UFPE / Escola Estadual Professora Amélia Coelho – PE/ Colégio Municipal Três de Agosto – Vitória de Santo Antão – PE) – cinthiaoandrade@gmail.com
Mirror, mirror of mine, What’s up?
Profa. Ma. Cláudia Tavares (UNIPAMPA / Rede Municipal Rosário do Sul – RS)- claudiatavares.aluno@unipampa.edu.br / claudiatavares4403@gmail.com)
SALA 6: ENSINO DE LÍNGUAS, TECNOLOGIAS DIGITAIS E LETRAMENTO DIGITAL

MEDIAÇÃO: Profa. Ma. Clarisse Duarte (UNIPAMPA / Rede Municipal Rio Grande – RS / EMEF em TI Professor Valdir Castro)

Hash tech, material didático autoral digital
Profa. Ma. Clarisse Duarte (UNIPAMPA / Rede Municipal Rio Grande – RS / EMEF em TI Professor Valdir Castro) – clarisseduarte.aluno@unipampa.edu.br / clarisse_valente@hotmail.com)
Kids in Action
Profa. Ma. Taciana Virgínia Ramalho Pereira (UEL / Rede Privada – Faculdade Eficaz e Colégio Eficaz – Maringá, PR) – tacianavirginiapereira@gmail.com
SALA 7: ENSINO DE ESPANHOL

MEDIAÇÃO: Profa. Ma. Suzana Toniolo Linhati (UNIPAMPA / Rede Privada / Colégio Marista Santa Maria – RS)

Salud mental en la adolescencia. El español en la enseñanza media.
Profa. Ma. Suzana Toniolo Linhati (UNIPAMPA / Rede Privada / Colégio Marista Santa Maria – RS) – suzanatl_@hotmail.com
Descobrindo o meu eu. A literatura na aula de espanhol. Roteiro para uso de textos literários como ferramenta didática nas aulas de línguas adicionais
Profa. Ma. Danusa Fernanda de Oliveira Schmidt (UNIPAMPA / Rede Estadual – SEDUC/RS) – danusa1993@gmail.com