Apresentação da VI Edição da Jornada de Reflexões sobre o Ensino de Línguas
Práticas de Resistência no Ensino de Línguas e de Literatura
Segundo o Dicionário de Política de Norberto Bobbio, Nicola Matteucci e Gianfranco Pasquino (2010, p.1114) “designam sob o termo Resistência, entendido em seu significado estrito, todos os movimentos ou diferentes formas de oposição ativa e passiva que se deram na Europa, durante a Segunda Guerra Mundial, contra a ocupação alemã e italiana […] trata-se mais de uma reação que de ação, de uma defesa que de uma ofensiva, de uma oposição que de uma revolução”. O conceito, contudo, alastrou-se. Para Alfredo Bosi (1996, p. 11), por exemplo, “resistência é um conceito originariamente ético, e não estético. O seu sentido mais profundo apela para a força da vontade que resiste a outra força, exterior ao sujeito. Resistir é opor a força própria à força alheia. O cognato próximo é in/sistir; o antônimo familiar é de/sistir”. E, se é permitido ampliar a especulação lexical, há vezes em que o resistir pode também implicar um reexistir, como nos mostra o trabalho de Ana Lúcia Silva Souza (2011, p. 158), que partiu do objetivo de pensar as práticas de leitura e escrita de jovens integrantes da cultura hip-hop “como resistência ao letramento escolar”, mas, aos poucos, foi revelando uma agência “que não se limitava apenas em marcar uma posição contestadora em letras de música e em falas engajadas. Para além disso, os jovens queriam que o trabalho desenvolvido por eles, que não se restringia ao trabalho do MC, fosse reconhecido como uma instância de educação e transformação”. Portanto, são muitas as formas de resistir e, por isso, a Jornada de Reflexões sobre o Ensino de Línguas, em sua sexta edição, quer conhecer, ampliar e divulgar Práticas de Resistência no Ensino de Línguas e de Literatura. O evento ocorrerá em formato híbrido entre os dias 28, 29 e 30 de novembro e buscará, a partir do diálogo entre universidade e escola, proporcionar um espaço de debate e reflexão sobre as práticas de ensino e aprendizagem de línguas/literaturas na atualidade, considerando as diferentes modalidades de ensino. O evento será organizado através de palestras, mesa-redonda, rodas de conversa e oficinas, de modo a enriquecer o debate sobre as questões teórico-metodológicas que permeiam a área de ensino de línguas e literaturas.
BOBBIO, N; MATTEUCCI, N; PASQUINO, G. Dicionário de Política (vol. 2). Brasília: Editora da Universidade de Brasília, 2010.
BOSI, A. Narrativa e Resistência. Itinerários, Araraquara, nº 10, 1996.
SOUZA, A. L. S. Letramentos de Reexistência. São Paulo: Parábola, 2011.
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