Rodas de conversa | Jornada de Reflexões Sobre Ensino de Línguas

Rodas de conversa

Apresentamos os Eixos temáticos da V Jornada de Reflexões sobre Ensino de Línguas e as Rodas de conversa de cada eixo:

EIXO I – ENSINO DE LÍNGUAS ADICIONAIS
EMENTA:Ensino das habilidades de produção e/ou de compreensão, aspectos estruturais (gramática e léxico), questões interculturais, Temas Contemporâneos Transversais, entre outros, com ou sem o uso de Novas Tecnologias, com base em diversas perspectivas de linguagem e de ensino e aprendizagem de línguas.

EIXO II  – ENSINO DE LÍNGUA MATERNA
EMENTA: Ensino de leitura, escrita, oralidade e gramática em língua materna, a partir de diferentes perspectivas e concepções de linguagem; relação com políticas linguística e/ou educacionais; experiências de protagonismo estudantil ou de formação docente; Temas Contemporâneos Transversais.

EIXO III –  ENSINO DE LITERATURA
EMENTA: Propostas e experiências de ensino-aprendizagem de literatura; formação do leitor competente pela fruição literária; discussões sobre obras literárias e interculturais de diferentes tempos da História da humanidade e em diversos contextos nacionais e internacionais, propiciando interlocuções críticas entre tais textos; políticas públicas educacionais para o ensino de literatura.

 

EIXO I – ENSINO DE LÍNGUAS ADICIONAIS

Título Mediadoras

A influência da História em Quadrinhos no Ensino de Línguas  (19/11 – Sexta – 14h-16h)

Profa. Dra. Denise Aparecida Moser (UNIPAMPA)
Prof. Dr. Walker Douglas Pincerati (UFTPR)
DESIGN, REDESIGN E REMIX: OS MULTILETRAMENTOS COMO PRÁTICA DE APRENDIZADO DE LÍNGUAS ATRAVÉS DA ADAPTAÇÃO DE UMA OBRA LITERÁRIA PARA QUADRINHO JAPONÊS
Autores: Mario Sérgio Moreira Garcia, Drieli Gasso Colman, Clara Zeni Camargo Dornelles, Fernanda de Morais Lopes Alves, Gabriel Bairros de Macedo
HISTÓRIAS EM QUADRINHOS: UMA ABORDAGEM SOBRE SEU USO NA DIDÁTICA DE PROFESSORES DE LÍNGUAS ADICIONAIS
Autores: Mariana Ferreira Gonçalves, Leonardo Guilherme Camargo da Silva, Guilherme Battú Gonçalo, Clara Zeni Camargo Dornelles

O Avanço na Expertise de Docentes e Aprendizes de Línguas Adicionais em Situação de Ensino Remoto Emergencial (19/11 – Sexta – 14h-16h)

Profa. Dra. Luciani Salcedo de Oliveira (UNIPAMPA)
Profa. Dra. Elisabete Andrade Longaray (FURG)
POSSIBILIDADES E DESAFIOS DA ATUAÇÃO DO PEDAGOGO NO ENSINO DE LÍNGUAS MEDIADO POR TECNOLOGIAS DIGITAIS
Autores: Patrícia Forgiarini Firpo, Verônica Morales Antunes
COMO SERIAM ESSAS ATIVIDADES NO ENSINO PRESENCIAL? A FORMAÇÃO DE PROFESSORAS DE PLA E PLAC PARA O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL
Autores: Maria Eduarda Motta dos Santos, Flávia Azambuja, Rebeca Teliz, Sara Rocha
O ENSINO DOS JOGOS OLÍMPICOS NAS DISCIPLINAS ESCOLARES DE INGLÊS E EDUCAÇÃO FÍSICA
Autores: Stephanie Zaniratto Zonta, Dagmar Ap. Cynthia F. Hunger
O TRABALHO DO PROFESSOR NO QUADRO DA TEORIA DA ATIVIDADE: DESAFIOS NA ELABORAÇÃO DE AULAS DE JAPONÊS COMO LÍNGUA ADICIONAL NA REDE PÚBLICA ESTADUAL PAULISTA DE ENSINO BÁSICO
Autores: Otávio de Oliveira Silva, Simone Fernandes Felippe Nagumo
O USO DO MICROSOFT TEAMS NAS AULAS DE INGLÊS NO ENSINO MÉDIO
Autores: Douglas Bressan,  Anderson Teixeira Rolim
O ENSINO DE LÍNGUA INGLESA A PARTIR DO APLICATIVO CHATCLASS
Autores: Enis Da Motta Ferreira Da Silva, Rosemar Eurico Coenga

Ensino e aprendizagem de espanhol como língua adicional em contextos educacionais diversos (20/11 – Sábado – 09h-11h)

Profa. Dra. Sara dos Santos Mota (UNIPAMPA)
Profa. Glenda Heller Cáceres (UFPR)
METODOLOGIAS UTILIZADAS PARA O ENSINO DE ESPANHOL EM UMA TURMA DE SÉTIMO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: A ELABORAÇÃO DE UMA AULA COM A ABORDAGEM PRÁTICA E TEÓRICA DE PAULO FREIRE
Autores: Drieli Gasso Colman, Amanda Hirdes Bica, Rebeca Aquino Barbosa, Moacir Lopes de Camargos
O ENSINO DA LÍNGUA ESTRANGEIRA ESPANHOL À LUZ DOS MULTILETRAMENTOS
Autores: Milene Araújo Vitorino, Veronice Camargo da Silva
POR QUE ESPANHOL? O IMAGINÁRIO DE LÍNGUA ESPANHOLA NO DISCURSO DE ALUNOS E PROFESSORES DE PELOTAS-RS E DE JAGUARÃO-RS
Autores:Luisa da Silva Hidalgo
UNIDADE DIDÁTICA “SABERES DE TU HOGAR”: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA PARA RESGATAR OS SABERES TRADICIONAIS EM ESCOLAS DO CAMPO
Autores: Greici Cristiane Mora Bender, Sara dos Santos Mota, Clara Zeni Camargo Dornelles

EIXO II – ENSINO DE LÍNGUA MATERNA

Título Mediadoras

Ensino de língua materna, variação linguística e pensamento crítico (19/11 – Sexta – 14h-16h)

Profa. Dra. Taíse Simioni (UNIPAMPA)
Profa. Dra.Taís Bopp (UFPEL)
O USO DA APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS NA ELABORAÇÃO DE PRODUTO EDUCACIONAL DIRECIONADO AO ENSINO DO TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO
Autores: Bruna Machado da Rosa, Camila G. dos Santos do Canto
A VARIAÇÃO LINGUÍSTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS ATRAVÉS DA TROCA DE CARTAS
Autores: Fábia Vaniz de Oliveira Haas
A COMPETÊNCIA DA ESCRITA ARTICULADA COM O CONHECIMENTO EXPLÍCITO DA LÍNGUA: O CONTRIBUTO DO LABORATÓRIO GRAMATICAL PARA A COESÃO TEXTUAL
Autores: Tatiana Braz Pereira
GÊNERO EPISTOLAR: SUA ABORDAGEM EM UMA TURMA DE ESTÁGIO
Autores: Adriano Ernesto Trindade, Thiago Santos da Silva
LÍNGUAS DE SINAIS DA FRONTEIRA: A EXPERIÊNCIA ENTRE A LÍNGUA SINAIS URUGUAIA E A LIBRAS
Autores: Taise Gomes dos Santos Cá, Mariana Castro Pereira

Ensino de Língua Materna através de Temas Transversais (19/11 – Sexta – 14h-16h)

Profa. Dra.Carolina Fernandes (UNIPAMPA)
Profa. Dra.Maristela Cury Sarian (UNEMAT)
TEXTOS NARRATIVOS COMO MOTIVAÇÃO PARA O ENSINO DO GÊNERO TEXTUAL NOTÍCIA
Autores: Bruna Marzullo Fonseca
A CULTURA GAÚCHA ATRAVÉS DE LENDAS NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA
Autores: Lauren Rodrigues Cabrera, Rosana Correa de Oliveira, Miriam Fernandes Martins
LUZ, CÂMERA, AÇÃO: O LETRAMENTO CINEMATOGRÁFICO NO PERCURSO FORMATIVO DE UMA PROFESSORA DA EDUCAÇÃO INFANTIL
Autores: Daniele Guimarães Donatti Leal
AUTORIA EM PRODUÇÕES ESCRITAS A PARTIR DE RELATOS DE MEMÓRIAS DE MULHERES MÃES
Autores: Renata Soares Vargas, Carolina Fernandes
AS DIFERENÇAS SOCIOCULTURAIS NAS PRODUÇÕES ORAIS DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Autores: Leane Oliveira Arguello, Carolina Fernandes
PRÁTICAS DE ALABETIZAÇÃO E LETRAMENTO COM ALUNOS DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA PROPOSTA DE LEITURA, ESCRITA E RECONHECIMENTO DAS DIFERENÇAS
Autores: Arci Adriana Alves Da Silva, Maria José Landivar de Figueiredo Barbosa

Linguística Histórica e o Ensino de Línguas (20/11 – Sábado – 09h-11h)

Profa. Dra. Denise Aparecida Moser (UNIPAMPA)
Prof. Dr. Leandro Zanetti Lara (UFRGS)
REFLEXÕES ACERCA DO CONCEITO DE LINGUAGEM INTERACIONISTA PRESENTE NOS PCNs DE LÍNGUA PORTUGUESA SOB A PERSPECTIVA DE BAKHTIN
Autores: Mirtes Betania Lopes Siqueira, Caren Patricia da Rosa Crixel
ESTUDO DA LINGUAGEM LOCAL FRONTERIÇA
Autores: Elizandra Pereira Guarizi de Godoy, Letiane Soares Krüger, Daiana Andrade dos Santos
A IMPORTÂNCIA DA GRAMÁTICA REFLEXIVA: IMPACTO NO PRECONCEITO LINGUÍSTICO
Autores: Mariane Larissa Lima Debus, Elizandra Pereira Guarizi de Godoy
AUTISMO: INTERVENÇÃO NO PROCESSO COGNITIVO DO VOCABULÁRIO E DA LEITURA
Autores: Letiane Soares Krüger, Mariane Larissa Lima Debus

EIXO III – ENSINO DE LITERATURA

Título Mediadoras

Leitura literária e ensino (19/11 – Sexta – 14h-16h)

Profa. Dra. Fabiane Verardi (UPF)
Prof. Dr. Diógenes Buenos Aires de Carvalho (UESPI)
A LEITURA LITERÁRIA E SUA RELEVÂNCIA PARA A FORMAÇÃO DE LICENCIANDOS LEITORES E FUTUROS PROFESSORES DE LITERATURA
Autores: Caren Patricia da Rosa Crixel, Larissa Lima Nascimento Costa, Patricia Forgiarini Firpo, Lisiane Inchauspe de Oliveira, Marcelo de Andrade Duarte
A FORMAÇÃO CONTINUADA DENTRO DA APRENDIZAGEM: O ALUNO COMO LEITOR DE SI MESMO E DO MUNDO QUE O CERCA
Autores: Samanta Barbosa Bergmam
A CONTRIBUIÇÃO DE CONTOS MARAVILHOSOS E SUAS ADAPTAÇÕES NA FORMAÇÃO DO ALUNO/LEITOR
Autores: Kassandra Naely Rodrigues dos Santos, Aline Alves Portella
VAMOS CONVERSAR? A PROMOÇÃO DA LEITURA LITERÁRIA EM TEMPOS DE PANDEMIA
Autores: Mariana Cortez, Luisa Fernanda Bustamante Ortiz, Carolina Mendes Suchoi
DA HORA DO CONTO AO YOUTUBE: INCENTIVANDO A EXPERIÊNCIA LITERÁRIA NOS ANOS INICIAIS
Autores: Luciele Peres Albuquerque da Silva, Clara Zeni Camargo Dornelles
TRABALHANDO A LITERATURA COM POEMAS
Autores: Nicole de Souza Fernandes, Andriele Soares Zanatto, Thiago Santos da Silva, Vanessa de Almeida Marques

Literatura e produção cultural para crianças e jovens na escola (19/11 – Sexta – 14h-16h)

Profa. Dra. Zíla Letícia Goulart Pereira Rêgo (UNIPAMPA)
Profa. Ms. Helen Roratto Garcia (SMED-Bagé)
ESTUDO DE POEMAS: UMA INTRODUÇÃO À PRODUÇÃO POÉTICA
Autores: Emanuel de Oliveira Machado, Caroline Delfim Silva, Jefferson Aguzzi Lamadril, Thiago Santos da Silva
A ESCRITA CRIATIVA COMO FERRAMENTA POTENCIALIZADORA DO LETRAMENTO LITERÁRIO
Autores: Tatiana Aparecida Ribas Pereira, Clara Zeni Camargo Dornelles
AS DIVERSAS ABORDAGENS DE LEITURA EM UMA AULA DE LITERATURA BRASILEIRA A PARTIR DA OBRA MACUNAÍMA, DE MÁRIO DE ANDRADE
Autores: Enio Gontijo Lacerda
MEDIAÇÃO DE LEITURA EM TEMPOS DE REVOLUÇÃO DIGITAL: O CASO DE DONA BENTA
Autores: Patrícia Aparecida Beraldo Romano, Juliana Pádua Silva Medeiros

Literatura e ensino: questões de ética e estética (19/11 – Sexta – 14h-16h)

Prof. Dr. Moacir Lopes de Camargos (UNIPAMPA)
Prof. Dr. Rosemar Coenga (Centro Universitário Cândido Rondon)
A RETÓRICA DE CRISTÓVÃO COLOMBO EM MERCEDES OF CASTILE: OR, THE VOYAGE TO CATHAY (1840), DE JAMES FENIMORE COOPER
Autores: Jorge Antonio Berndt, Marianna Bernartt Silva
ESCREVIVÊNCIA COMO PARADIGMA NO ENSINO DE LITERATURA NEGRA: QUESTÕES ÉTICAS E ESTÉTICAS
Autores: Maeli Fernandes Mota, Rosemar Eurico Coenga
VIOLÊNCIA, ÉTICA E DIREITOS HUMANOS: IMPLICAÇÕES PARA PENSAR O ENSINO DE LITERATURA
Autores: Luiz Oliveira Melo, Rosemar Eurico Coenga
DISCURSO E VIDA BARRETIANO A PARTIR DA PESPERCTIVA BAKHTINIANA
Autores: Antonio Victor Silva Bomfim, Urbano Cavalcante Filho
CLUBE DO LIVRO: A CONTRAPALAVRA EM A HORA DA ESTRELA
Autores: Icaro Cesar Cainan da Cunha Claro Olanda