Apresentamos os Eixos temáticos da V Jornada de Reflexões sobre Ensino de Línguas e as Rodas de conversa de cada eixo:
EIXO I – ENSINO DE LÍNGUAS ADICIONAIS
EMENTA:Ensino das habilidades de produção e/ou de compreensão, aspectos estruturais (gramática e léxico), questões interculturais, Temas Contemporâneos Transversais, entre outros, com ou sem o uso de Novas Tecnologias, com base em diversas perspectivas de linguagem e de ensino e aprendizagem de línguas.
EIXO II – ENSINO DE LÍNGUA MATERNA
EMENTA: Ensino de leitura, escrita, oralidade e gramática em língua materna, a partir de diferentes perspectivas e concepções de linguagem; relação com políticas linguística e/ou educacionais; experiências de protagonismo estudantil ou de formação docente; Temas Contemporâneos Transversais.
EIXO III – ENSINO DE LITERATURA
EMENTA: Propostas e experiências de ensino-aprendizagem de literatura; formação do leitor competente pela fruição literária; discussões sobre obras literárias e interculturais de diferentes tempos da História da humanidade e em diversos contextos nacionais e internacionais, propiciando interlocuções críticas entre tais textos; políticas públicas educacionais para o ensino de literatura.
EIXO I – ENSINO DE LÍNGUAS ADICIONAIS |
|
---|---|
Título | Mediadoras |
A influência da História em Quadrinhos no Ensino de Línguas (19/11 – Sexta – 14h-16h) |
Profa. Dra. Denise Aparecida Moser (UNIPAMPA) Prof. Dr. Walker Douglas Pincerati (UFTPR) |
DESIGN, REDESIGN E REMIX: OS MULTILETRAMENTOS COMO PRÁTICA DE APRENDIZADO DE LÍNGUAS ATRAVÉS DA ADAPTAÇÃO DE UMA OBRA LITERÁRIA PARA QUADRINHO JAPONÊS Autores: Mario Sérgio Moreira Garcia, Drieli Gasso Colman, Clara Zeni Camargo Dornelles, Fernanda de Morais Lopes Alves, Gabriel Bairros de Macedo |
|
HISTÓRIAS EM QUADRINHOS: UMA ABORDAGEM SOBRE SEU USO NA DIDÁTICA DE PROFESSORES DE LÍNGUAS ADICIONAIS Autores: Mariana Ferreira Gonçalves, Leonardo Guilherme Camargo da Silva, Guilherme Battú Gonçalo, Clara Zeni Camargo Dornelles |
|
O Avanço na Expertise de Docentes e Aprendizes de Línguas Adicionais em Situação de Ensino Remoto Emergencial (19/11 – Sexta – 14h-16h) |
Profa. Dra. Luciani Salcedo de Oliveira (UNIPAMPA) Profa. Dra. Elisabete Andrade Longaray (FURG) |
POSSIBILIDADES E DESAFIOS DA ATUAÇÃO DO PEDAGOGO NO ENSINO DE LÍNGUAS MEDIADO POR TECNOLOGIAS DIGITAIS Autores: Patrícia Forgiarini Firpo, Verônica Morales Antunes |
|
COMO SERIAM ESSAS ATIVIDADES NO ENSINO PRESENCIAL? A FORMAÇÃO DE PROFESSORAS DE PLA E PLAC PARA O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL Autores: Maria Eduarda Motta dos Santos, Flávia Azambuja, Rebeca Teliz, Sara Rocha |
|
O ENSINO DOS JOGOS OLÍMPICOS NAS DISCIPLINAS ESCOLARES DE INGLÊS E EDUCAÇÃO FÍSICA Autores: Stephanie Zaniratto Zonta, Dagmar Ap. Cynthia F. Hunger |
|
O TRABALHO DO PROFESSOR NO QUADRO DA TEORIA DA ATIVIDADE: DESAFIOS NA ELABORAÇÃO DE AULAS DE JAPONÊS COMO LÍNGUA ADICIONAL NA REDE PÚBLICA ESTADUAL PAULISTA DE ENSINO BÁSICO Autores: Otávio de Oliveira Silva, Simone Fernandes Felippe Nagumo |
|
O USO DO MICROSOFT TEAMS NAS AULAS DE INGLÊS NO ENSINO MÉDIO Autores: Douglas Bressan, Anderson Teixeira Rolim |
|
O ENSINO DE LÍNGUA INGLESA A PARTIR DO APLICATIVO CHATCLASS Autores: Enis Da Motta Ferreira Da Silva, Rosemar Eurico Coenga |
|
Ensino e aprendizagem de espanhol como língua adicional em contextos educacionais diversos (20/11 – Sábado – 09h-11h) |
Profa. Dra. Sara dos Santos Mota (UNIPAMPA) Profa. Glenda Heller Cáceres (UFPR) |
METODOLOGIAS UTILIZADAS PARA O ENSINO DE ESPANHOL EM UMA TURMA DE SÉTIMO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: A ELABORAÇÃO DE UMA AULA COM A ABORDAGEM PRÁTICA E TEÓRICA DE PAULO FREIRE Autores: Drieli Gasso Colman, Amanda Hirdes Bica, Rebeca Aquino Barbosa, Moacir Lopes de Camargos |
|
O ENSINO DA LÍNGUA ESTRANGEIRA ESPANHOL À LUZ DOS MULTILETRAMENTOS Autores: Milene Araújo Vitorino, Veronice Camargo da Silva |
|
POR QUE ESPANHOL? O IMAGINÁRIO DE LÍNGUA ESPANHOLA NO DISCURSO DE ALUNOS E PROFESSORES DE PELOTAS-RS E DE JAGUARÃO-RS Autores:Luisa da Silva Hidalgo |
|
UNIDADE DIDÁTICA “SABERES DE TU HOGAR”: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA PARA RESGATAR OS SABERES TRADICIONAIS EM ESCOLAS DO CAMPO Autores: Greici Cristiane Mora Bender, Sara dos Santos Mota, Clara Zeni Camargo Dornelles |
|
EIXO II – ENSINO DE LÍNGUA MATERNA |
|
Título | Mediadoras |
Ensino de língua materna, variação linguística e pensamento crítico (19/11 – Sexta – 14h-16h) |
Profa. Dra. Taíse Simioni (UNIPAMPA) Profa. Dra.Taís Bopp (UFPEL) |
O USO DA APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS NA ELABORAÇÃO DE PRODUTO EDUCACIONAL DIRECIONADO AO ENSINO DO TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO Autores: Bruna Machado da Rosa, Camila G. dos Santos do Canto |
|
A VARIAÇÃO LINGUÍSTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS ATRAVÉS DA TROCA DE CARTAS Autores: Fábia Vaniz de Oliveira Haas |
|
A COMPETÊNCIA DA ESCRITA ARTICULADA COM O CONHECIMENTO EXPLÍCITO DA LÍNGUA: O CONTRIBUTO DO LABORATÓRIO GRAMATICAL PARA A COESÃO TEXTUAL Autores: Tatiana Braz Pereira |
|
GÊNERO EPISTOLAR: SUA ABORDAGEM EM UMA TURMA DE ESTÁGIO Autores: Adriano Ernesto Trindade, Thiago Santos da Silva |
|
LÍNGUAS DE SINAIS DA FRONTEIRA: A EXPERIÊNCIA ENTRE A LÍNGUA SINAIS URUGUAIA E A LIBRAS Autores: Taise Gomes dos Santos Cá, Mariana Castro Pereira |
|
Ensino de Língua Materna através de Temas Transversais (19/11 – Sexta – 14h-16h) |
Profa. Dra.Carolina Fernandes (UNIPAMPA) Profa. Dra.Maristela Cury Sarian (UNEMAT) |
TEXTOS NARRATIVOS COMO MOTIVAÇÃO PARA O ENSINO DO GÊNERO TEXTUAL NOTÍCIA Autores: Bruna Marzullo Fonseca |
|
A CULTURA GAÚCHA ATRAVÉS DE LENDAS NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA Autores: Lauren Rodrigues Cabrera, Rosana Correa de Oliveira, Miriam Fernandes Martins |
|
LUZ, CÂMERA, AÇÃO: O LETRAMENTO CINEMATOGRÁFICO NO PERCURSO FORMATIVO DE UMA PROFESSORA DA EDUCAÇÃO INFANTIL Autores: Daniele Guimarães Donatti Leal |
|
AUTORIA EM PRODUÇÕES ESCRITAS A PARTIR DE RELATOS DE MEMÓRIAS DE MULHERES MÃES Autores: Renata Soares Vargas, Carolina Fernandes |
|
AS DIFERENÇAS SOCIOCULTURAIS NAS PRODUÇÕES ORAIS DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL Autores: Leane Oliveira Arguello, Carolina Fernandes |
|
PRÁTICAS DE ALABETIZAÇÃO E LETRAMENTO COM ALUNOS DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA PROPOSTA DE LEITURA, ESCRITA E RECONHECIMENTO DAS DIFERENÇAS Autores: Arci Adriana Alves Da Silva, Maria José Landivar de Figueiredo Barbosa |
|
Linguística Histórica e o Ensino de Línguas (20/11 – Sábado – 09h-11h) |
Profa. Dra. Denise Aparecida Moser (UNIPAMPA) Prof. Dr. Leandro Zanetti Lara (UFRGS) |
REFLEXÕES ACERCA DO CONCEITO DE LINGUAGEM INTERACIONISTA PRESENTE NOS PCNs DE LÍNGUA PORTUGUESA SOB A PERSPECTIVA DE BAKHTIN Autores: Mirtes Betania Lopes Siqueira, Caren Patricia da Rosa Crixel |
|
ESTUDO DA LINGUAGEM LOCAL FRONTERIÇA Autores: Elizandra Pereira Guarizi de Godoy, Letiane Soares Krüger, Daiana Andrade dos Santos |
|
A IMPORTÂNCIA DA GRAMÁTICA REFLEXIVA: IMPACTO NO PRECONCEITO LINGUÍSTICO Autores: Mariane Larissa Lima Debus, Elizandra Pereira Guarizi de Godoy |
|
AUTISMO: INTERVENÇÃO NO PROCESSO COGNITIVO DO VOCABULÁRIO E DA LEITURA Autores: Letiane Soares Krüger, Mariane Larissa Lima Debus |
|
EIXO III – ENSINO DE LITERATURA |
|
Título | Mediadoras |
Leitura literária e ensino (19/11 – Sexta – 14h-16h) |
Profa. Dra. Fabiane Verardi (UPF) Prof. Dr. Diógenes Buenos Aires de Carvalho (UESPI) |
A LEITURA LITERÁRIA E SUA RELEVÂNCIA PARA A FORMAÇÃO DE LICENCIANDOS LEITORES E FUTUROS PROFESSORES DE LITERATURA Autores: Caren Patricia da Rosa Crixel, Larissa Lima Nascimento Costa, Patricia Forgiarini Firpo, Lisiane Inchauspe de Oliveira, Marcelo de Andrade Duarte |
|
A FORMAÇÃO CONTINUADA DENTRO DA APRENDIZAGEM: O ALUNO COMO LEITOR DE SI MESMO E DO MUNDO QUE O CERCA Autores: Samanta Barbosa Bergmam |
|
A CONTRIBUIÇÃO DE CONTOS MARAVILHOSOS E SUAS ADAPTAÇÕES NA FORMAÇÃO DO ALUNO/LEITOR Autores: Kassandra Naely Rodrigues dos Santos, Aline Alves Portella |
|
VAMOS CONVERSAR? A PROMOÇÃO DA LEITURA LITERÁRIA EM TEMPOS DE PANDEMIA Autores: Mariana Cortez, Luisa Fernanda Bustamante Ortiz, Carolina Mendes Suchoi |
|
DA HORA DO CONTO AO YOUTUBE: INCENTIVANDO A EXPERIÊNCIA LITERÁRIA NOS ANOS INICIAIS Autores: Luciele Peres Albuquerque da Silva, Clara Zeni Camargo Dornelles |
|
TRABALHANDO A LITERATURA COM POEMAS Autores: Nicole de Souza Fernandes, Andriele Soares Zanatto, Thiago Santos da Silva, Vanessa de Almeida Marques |
|
Literatura e produção cultural para crianças e jovens na escola (19/11 – Sexta – 14h-16h) |
Profa. Dra. Zíla Letícia Goulart Pereira Rêgo (UNIPAMPA) Profa. Ms. Helen Roratto Garcia (SMED-Bagé) |
ESTUDO DE POEMAS: UMA INTRODUÇÃO À PRODUÇÃO POÉTICA Autores: Emanuel de Oliveira Machado, Caroline Delfim Silva, Jefferson Aguzzi Lamadril, Thiago Santos da Silva |
|
A ESCRITA CRIATIVA COMO FERRAMENTA POTENCIALIZADORA DO LETRAMENTO LITERÁRIO Autores: Tatiana Aparecida Ribas Pereira, Clara Zeni Camargo Dornelles |
|
AS DIVERSAS ABORDAGENS DE LEITURA EM UMA AULA DE LITERATURA BRASILEIRA A PARTIR DA OBRA MACUNAÍMA, DE MÁRIO DE ANDRADE Autores: Enio Gontijo Lacerda |
|
MEDIAÇÃO DE LEITURA EM TEMPOS DE REVOLUÇÃO DIGITAL: O CASO DE DONA BENTA Autores: Patrícia Aparecida Beraldo Romano, Juliana Pádua Silva Medeiros |
|
Literatura e ensino: questões de ética e estética (19/11 – Sexta – 14h-16h) |
Prof. Dr. Moacir Lopes de Camargos (UNIPAMPA) Prof. Dr. Rosemar Coenga (Centro Universitário Cândido Rondon) |
A RETÓRICA DE CRISTÓVÃO COLOMBO EM MERCEDES OF CASTILE: OR, THE VOYAGE TO CATHAY (1840), DE JAMES FENIMORE COOPER Autores: Jorge Antonio Berndt, Marianna Bernartt Silva |
|
ESCREVIVÊNCIA COMO PARADIGMA NO ENSINO DE LITERATURA NEGRA: QUESTÕES ÉTICAS E ESTÉTICAS Autores: Maeli Fernandes Mota, Rosemar Eurico Coenga |
|
VIOLÊNCIA, ÉTICA E DIREITOS HUMANOS: IMPLICAÇÕES PARA PENSAR O ENSINO DE LITERATURA Autores: Luiz Oliveira Melo, Rosemar Eurico Coenga |
|
DISCURSO E VIDA BARRETIANO A PARTIR DA PESPERCTIVA BAKHTINIANA Autores: Antonio Victor Silva Bomfim, Urbano Cavalcante Filho |
|
CLUBE DO LIVRO: A CONTRAPALAVRA EM A HORA DA ESTRELA Autores: Icaro Cesar Cainan da Cunha Claro Olanda |