NEABI Itaqui promove I Encontro Fronteiras Negras – 26 de agosto

I Encontro Fronteiras Negras: a Cultura Afro-brasileira em Ação

Promoção:
Núcleo de Estudos Afro-brasileiros da UNIPAMPA – Campus de Itaqui  e Cia de Artes Sem Fronteiras

Apoio:
Direção da UNIPAMPA – Campus de Itaqui
Núcleo de Estudos Afro-brasileiros da UNIPAMPA – Campus de Uruguaiana
Cia de Dança Afro Euwá-Dandaras – Santa Maria

Data: dia 26 de Agosto;
Local: UNIPAMPA – Campus de Itaqui
Público: Comunidade da UNIPAMPA, Bailarinos da Cia de Artes Sem Fronteiras, interessados na Cultura de Matriz Africana e Comunidade Geral;

Programação:
8:30 Horas – Abertura

9:00 – Painel: As Múltiplas Dimensões da Relação Dança-Corporeidade

A Dança Afro: a Corporeidade na Cultura de Matriz Africana

Profa. Dra. Marta Messias da Silveira – Coordenadora do NEABIUruguaiana, Bailarina e Coreógrafa;

Corpo como Ciência Física e Espiritual

Profa. Jussara Foletto
Adminstradora e Ontopsicóloga; Especilaista em Dança Italiana

Dança e Educação Intercultural: Andressa Rodrigues Messias
Mestranda em Educação na UFSM, Bailarina e Coreógrafa da Cia
de Dança Afro Euwá-Dandaras;

Corpo e Religião de Matriz Africana
Augusto Fidélis – Prof.  Educação Física – Especializando em História e Cultura Africana,
Afro-brasileira e Indígena, NEABI-UNIPAMPA-Uruguaiana

11:30: roda de capoeira – interação entre grupos presentes;

12:00 – Almoço no Campus

13:30 – 15:00– Oficinas Simultâneas

Sala 1 – Dança Afro – Profa. Marta Messias da Silveira

Sala 2 – Ritmos Afro-brasileiros – Cia de Dança Afro Euwá-Dandaras
Fabiano Rosário dos Santos – Bailarino da Cia Royal e Cia Euwá-Dandaras – Santa Maria;
Andressa Rodrigues Messias – Cia de Dança Afro Euwá -Dandaras
Sala 3 – Samba de Gafieira – Valtair Vasconcelos – Cia de Artes Sem Fronteiras

15:00-15:30- Intervalo

15:30 – 17:00 – Repetição das Oficinas Simultâneas;

17:00 – Corpos Negros em Ação – Interação entre grupos de dança e capoeira; Coordenação: Valtair Vasconcelos – Bailarino e Coreógrafo da Cia Artes Sem Fronteiras e Fabiano Rosário dos Santos – Bailarino da Cia Royal e Euwá-Dandaras – Santa Maria;

17:30- encerramento – confraternização.

Maiores informações:

NEABI/Itaqui

Prof. Paulo Roberto da Silveira

Prof. Jonas Anderson Simões das Neves

 

Unipampa sediará 4º Copene Sul em Jaguarão

Por Emanuelle Tronco Bueno
com informações da Profa. Sátira Machado no NAÇÃO Z

A Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Campus Jaguarão, foi escolhida para sediar o 4º Congresso Brasileiro de Pesquisadores Negros da Região Sul (Copene Sul). A seleção foi realizada durante a 3ª edição do evento, realizado em Florianópolis. O 4º Copene Sul ocorrerá no Campus Jaguarão, em 2019, e será presidido pela coordenadora local do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e indígenas (NEABI), Giane Vargas Escobar. O evento irá reunir participantes do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e do Paraná.

Na ocasião, o reitor da Unipampa, Marco Antonio Fontoura Hansen, apoiou a realização do evento em Jaguarão. “Sentimo-nos honrados pela escolha. Ela foi o resultado do reconhecimento das ações da Unipampa. O primeiro Neab foi criado em 2010, em Uruguaiana. Em 2016, institucionalizamos a Coordenadoria das Ações Afirmativas (CAF) no Gabinete da Reitoria. E, a Resolução nº 161/2016, que instaura o Fórum de NEABIs da Unipampa, teve a adesão do multicampi proporcionando a criação de Núcleos nas dez Unidades da Universidade”, afirma o reitor.

A presidenta da Associação Brasileira de Pesquisadores Negros (ABPN), Anna Benite, destaca que os congressos regionais e nacionais são promovidos pela associação em conjunto com o consórcio de Núcleos de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABIs) de várias regiões do país. Em 2018, a Universidade Federal de Uberlândia (UFU) realizará a décima edição do Copene Nacional, em Minas Gerais.

Histórico do evento:

A primeira edição do Copene Sul ocorreu na Universidade Federal de Pelotas (UFPel), em 2013, e teve como presidente a professora Georgina Helena Lima Nunes. Já a segunda edição do evento ocorreu em 2015, na Universidade Federal do Paraná (UFPR), em Curitiba, sob a presidência do professor Paulo Vinicius Baptista da Silva. Em 2017 foi realizada a terceira edição, presidida pela professora Joana Célia dos Passos, que ocorreu na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em Florianópolis.

Participaram da escolha as seguintes Instituições de Ensino Superior do Rio Grande do Sul: FURG, UFPel, UFRGS, Ulbra, Unisinos e UFSM.

 

Campus São Gabriel cria seu NEABI

No dia 4 de julho (terça-feira), o Campus São Gabriel da Unipampa realiza o ato de criação do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABI), na sala de reuniões da sede administrativa, situada na Av. Antônio Trilha, nº 1847, em São Gabriel/RS.

Maiores informações:
TAE – Prof. Carlos Garcia – cxaviergarcia368@gmail.com
Docente – Prof. Rafael Cruz – rafaelcabralcruz@gmail.com

Curso de Letras EaD – Institucional e NEABI Jaguarão convidam para 2ª Semana de Estudos Transversais

De 02 a 16 de julho, o Curso de Letras – Português a Distância em parceria com o NEABI Jaguarão ( Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas)  realizam a 2ª Semana de Estudos Transversais “Educação, Histórias e Culturas Indígenas”

PROGRAMAÇÃO: http://cursos.unipampa.edu.br/cursos/llpead/files/2017/06/2a-semana-de-estudos-tranversais-apresentacao-e-programacao_27-06-2017.pdf

 

Maiores informações:
Campus Alegrete – TAE – Maria Cristina Graeff Wernz – maria.cristinagw@gmail.com
Campus Jaguarão – Prof. Walker Douglas Pincerati – pincerati@gmail.com

 

Unipampa realiza 1º Fórum de Neabis

Por Emanuelle Tronco Bueno

A Universidade Federal do Pampa (Unipampa), através da Coordenadoria de Ações Afirmativas (CAF) promoveu, no dia 17 de maio, o 1º Fórum dos Núcleos de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabis) da Unipampa. O evento, que ocorreu no Salão Nobre da Prefeitura de Bagé, teve abertura realizada pelo reitor da Unipampa, Marco Antonio Fontoura Hansen, que manifestou sua satisfação em se deparar com ações de diversidade.

Durante sua fala, o reitor reiterou a importância dos Neabis, pois “possibilitam uma inclusão de saberes de pessoas diferentes na produção de conhecimento inovador no âmbito de ensino, pesquisa e extensão – a tríade que move nossa Universidade”. Sobre as ações afirmativas, Hansen afirmou que “promovem a equidade e a igualdade de oportunidades no âmbito da universidade, impulsionando o desenvolvimento integral do Brasil”.

A reitoria da Unipampa se posicionou com o objetivo específico de reduzir as desigualdades que ocorrem dentro da instituição. Para isso, a gestão “está em processo de criação de uma comissão que visará estudar a política voltada para prevenção, conscientização e responsabilização referente à violência moral, sexual, étnica-racial, de gênero, contra pessoas com deficiência e violências correlatas”, conclui o reitor.

A Unipampa mantém o Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas do Campus Uruguaiana desde 2010. Os Campi JaguarãoItaquiSão Borja e Alegrete estão em fase de regulamentação dos Neabis. BagéSantana do LivramentoSão GabrielDom Pedrito e Caçapava do Sul estão em processo de articulação entre os servidores interessados nos estudos afro-brasileiros e indígenas.

http://novoportal.unipampa.edu.br/novoportal/unipampa-realiza-1o-forum-de-neabis

Primeiro Fórum de Neabis da Unipampa será realizado em maio


A Reitoria, através da Coordenadoria de Ações Afirmativas (CAF), promove o primeiro encontro de integração institucional dos Núcleos de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas, realizando o I Fórum de Neabis da Unipampa no dia 17 de maio, no Salão Nobre da Prefeitura do Município de Bagé.

A Unipampa mantém um Núcleo no Campus de Uruguaiana, desde 2010. Após a aprovação da Resolução 161/2016 que prevê a criação de mais NEABIs na instituição, os campus localizados nas cidades de Jaguarão, Itaqui, São Borja e Alegrete já estão regulamentando seus núcleos.

Os campus de Bagé, Santanta do Livramento, São Gabriel, Dom Pedrito e Caçapava do Sul estão em processo de articulação entre os/as servidores/as interessados/as nos estudos afro-brasileiros e indígenas.

Para maiores informações, entrar em contato com a Coordenadoria de Ações Afirmativas (CAF) da Unipampa, pelo email: caf@unipampa.edu.br