Unipampa sediará 4º Copene Sul em Jaguarão

Por Emanuelle Tronco Bueno
com informações da Profa. Sátira Machado no NAÇÃO Z

A Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Campus Jaguarão, foi escolhida para sediar o 4º Congresso Brasileiro de Pesquisadores Negros da Região Sul (Copene Sul). A seleção foi realizada durante a 3ª edição do evento, realizado em Florianópolis. O 4º Copene Sul ocorrerá no Campus Jaguarão, em 2019, e será presidido pela coordenadora local do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e indígenas (NEABI), Giane Vargas Escobar. O evento irá reunir participantes do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e do Paraná.

Na ocasião, o reitor da Unipampa, Marco Antonio Fontoura Hansen, apoiou a realização do evento em Jaguarão. “Sentimo-nos honrados pela escolha. Ela foi o resultado do reconhecimento das ações da Unipampa. O primeiro Neab foi criado em 2010, em Uruguaiana. Em 2016, institucionalizamos a Coordenadoria das Ações Afirmativas (CAF) no Gabinete da Reitoria. E, a Resolução nº 161/2016, que instaura o Fórum de NEABIs da Unipampa, teve a adesão do multicampi proporcionando a criação de Núcleos nas dez Unidades da Universidade”, afirma o reitor.

A presidenta da Associação Brasileira de Pesquisadores Negros (ABPN), Anna Benite, destaca que os congressos regionais e nacionais são promovidos pela associação em conjunto com o consórcio de Núcleos de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABIs) de várias regiões do país. Em 2018, a Universidade Federal de Uberlândia (UFU) realizará a décima edição do Copene Nacional, em Minas Gerais.

Histórico do evento:

A primeira edição do Copene Sul ocorreu na Universidade Federal de Pelotas (UFPel), em 2013, e teve como presidente a professora Georgina Helena Lima Nunes. Já a segunda edição do evento ocorreu em 2015, na Universidade Federal do Paraná (UFPR), em Curitiba, sob a presidência do professor Paulo Vinicius Baptista da Silva. Em 2017 foi realizada a terceira edição, presidida pela professora Joana Célia dos Passos, que ocorreu na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em Florianópolis.

Participaram da escolha as seguintes Instituições de Ensino Superior do Rio Grande do Sul: FURG, UFPel, UFRGS, Ulbra, Unisinos e UFSM.