Palestras

“EPICOVID-19 e o enfrentamento da pandemia no Brasil”

🗓 Quando:  24/11
⏰ Hora:  14h30
▶ Transmissão:  https://www.youtube.com/watch?v=TsvLWdeq_to

Prof. Dr. Pedro Hallal – Reitor UFPel
Reitor da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Possui graduação em Educação Física (2000), mestrado (2002) e doutorado (2005) em Epidemiologia pela Universidade Federal de Pelotas. Realizou estágio pós-doutoral no Instituto de Saúde da Criança da Universidade de Londres. Atua como docente associado da Universidade Federal de Pelotas no curso de graduação em Educação Física e nos programas de pós-graduação em Educação Física e Epidemiologia da UFPel. É um dos sócios fundadores e ex-presidente da Sociedade Brasileira de Atividade Física e Saúde. Foi membro afiliado da Academia Brasileira de Ciências entre 2008 e 2013. É bolsista de produtividade do CNPq.

 

“Algoritmo e Tomada de Decisão”

🗓 Quando:  24/11
⏰ Hora:  18h
▶ Transmissão:  https://www.youtube.com/watch?v=FUy-gT4s4ts

Prof. Dr. Ronaldo Mota
Diretor científico da Digital Pages e membro da Academia Brasileira de Educação. Foi chanceler e reitor da Universidade Estácio de Sá, professor titular de Física da Universidade Federal de Santa Maria, pesquisador do CNPq, secretário nacional de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação, secretário nacional de Educação Superior, secretário nacional de Educação a Distância e ministro interino do Ministério da Educação. Realizou pós-doutoramentos nas universidades de Utah/Estados Unidos e da Columbia Britânica/Canadá e foi professorial visiting fellow no Instituto de Educação da Universidade de Londres/Reino Unido.

 

“Planetário da Unipampa: Inteligência Artificial e Astronomia”

🗓 Quando:  25/11
⏰ Hora:  17h
▶ Transmissão:  https://www.youtube.com/watch?v=z_mQGsIMOOg

Prof. Dr. Guilherme Frederico Marranghello e Prof. Dr. Rafael Kobata Kimura
Inaugurado em 22/09/2017, o Planetário da Unipampa tem como missão promover a Divulgação e Popularização da Ciência na Região da Campanha.

Órgão ligado à PROEXT, promove ações direcionadas para as escolas, para a formação de professores e para todos os apaixonados pelos mistérios do universo.

 

“COVID19 e a Medicina do Amanhã”

🗓 Quando: 25/11
⏰ Hora: 18h
▶ Transmissão: https://www.youtube.com/watch?v=R-JEeqrdp1U

Prof. Dr. Helder Nakaya (USP- Universidade de São Paulo)
Helder Nakaya é biólogo pela Universidade de São Paulo e doutor em Bioquímica pelo Departamento de Bioquímica do IQ USP. O doutorado foi voltado para a área de Biologia Molecular e Bioinformática. De 2008 a 2011, como pós-doutor na Emory University, Atlanta (USA) pesquisou o mecanismo de atuação de vacinas em células do sistema imune utilizando técnicas em larga escala. Se tornou professor assistente do Departamento de Patologia da Emory University em 2011, onde utiliza a biologia de sistemas para prever e entender a resposta imune a diferentes vacinas. Atualmente é docente do Departamento de Análises Clínicas e Toxicológicas da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP e professor adjunto da Emory University. Seu laboratório está focado na investigação sobre a base de doenças infecciosas através de biologia computacional e sistemas. É bolsista de produtividade do CNPq Nível 1C, membro afiliado da Academia Brasileira de Ciências, consultor da CEPI (Coalition for Epidemic Preparedness Innovations) e membro do Scientific Advisory Board do consórcio europeu da vacina do Ebola.

“Show: Tempo Virtual – Inteligência Artificial”

🗓 Quando:  26/11
⏰ Hora:  18h
▶ Transmissão:  Em Breve

O Teatro Mágico
Criado pelo músico e vocalista Fernando Anitelli em 2003, “O Teatro Mágico” se consolidou como referência na América Latina por sua estética própria, unindo música às artes performáticas e, pelo uso inovador da internet, para sua divulgação ao público. A percepção da mudança comportamental pela relação do público com a música e os artistas, trouxe para a companhia o espírito de projeto de música livre. Pela utilização das redes sociais como Facebook, Twitter e Youtube, além da criação da sigla MPB (Música para Baixar), O Teatro Mágico foi um dos pioneiros no Brasil a disponibilizar suas músicas para download gratuito.