Cerimônia de premiação e encerramento do 15º Siepe ocorreu na tarde desta quinta-feira, 30, no Campus Caçapava do Sul

A tarde desta quinta-feira, 30, foi dedicada à valorização dos trabalhos que se destacaram durante o 15º Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (Siepe) da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), realizado entre os dias 28 e 30, no Campus Caçapava do Sul. Nesta edição, foram 1448 trabalhos aprovados, sendo 348 da categoria de Ensino, 273 de Extensão e 827 da categoria de Pesquisa e Inovação. 

Foram cerca de 2200 pessoas inscritas no 15º Siepe. Destas, 1400 realizaram seu credenciamento e circularam pelo Campus Caçapava do Sul durante os três dias do evento, incluindo estudantes e servidores dos dez campi da Instituição e pessoas da comunidade externa à Unipampa. O evento também contou com 105 trabalhos de bolsistas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e 124 trabalhos de bolsistas da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs). Já o número de avaliadores cadastrados foi de 607, sendo 109 presenciais. 

Confira os trabalhos que receberam o Prêmio Cardeal Amarelo:

Ensino

Sinalário em Libras e Guia de Fontes: Astronomia para Todos

Área: Ciências Humanas

Apresentadora: Natany Veleda

Orientadora: Amelia Rota Borges De Bastos

Campus Bagé

Extensão

Expedição Educacional na Trilha do Pampa

Área: Ciências Humanas

Apresentadora: Alice Santos

Orientador: Rafael Plá Matielo Lemos

Campus São Gabriel

Pesquisa e Inovação

Estabilização de um solo argiloso com emulsão asfáltica e cinza da casca de arroz 

Área: Engenharias

Apresentadora: Vitoria Formentini (Bolsista Fapergs) 

Orientador: Jaelson Budny

Campus Alegrete

O diretor do Campus Caçapava do Sul, José Rojas, que também integra a comissão organizadora, falou da “emoção de ter recebido o Siepe em Caçapava do Sul”. Rojas destacou ainda as pessoas leais da Unipampa que estiveram ao seu lado para a organização do evento.

Para o reitor da Unipampa, Roberlaine Ribeiro Jorge, esta edição do evento marca uma retomada. “Voltando ao presencial, ele já começa com esse simbolismo. Isso acabou sendo retratado no sucesso que a gente observa”, destaca. Roberlaine enfatiza ainda o alto número de inscritos e a movimentação percebida no campus. “A gente tem que ressaltar o apoio de toda a comunidade, do poder público municipal, os empresários aqui da região, e, logicamente, toda a equipe da universidade que esteve envolvida”. O dirigente da Universidade também afirma que o evento encerra o calendário da melhor forma possível. “Tivemos palestrantes internacionais, participantes de renome nacional, sem falar da qualidade dos trabalhos de ensino, pesquisa e extensão aqui apresentados”, finaliza.

Confira a transmissão da premiação e encerramento na íntegra no canal da Unipampa no Youtube.

Comissão organizadora destaca a qualidade dos trabalhos e o sucesso do evento no retorno à presencialidade

O Pró-Reitor de Extensão e Cultura, Paulo Lopes, avalia o 15º Siepe como extremamente positivo. Lopes definiu a organização, feita pelo Campus Caçapava do Sul e pela Reitoria da Unipampa, como impecável, elogiando a estrutura, os locais das apresentações e a qualidade das palestras. Outro ponto destacado por Lopes foi a confraternização entre os alunos de diferentes campi, além da qualidade das palestras, definidas por ele como “bem pensadas”. 

Na categoria da Extensão, Lopes enalteceu eventos como o lançamento de livros “Pôr do Sol Literário”, na Casa de Cultura de Caçapava do Sul, por sete autores servidores de diversos campi da Unipampa, além das rodas de conversa “Ma(E)ternidade Caótica: Uma viagem pelo caos da rotina e da mente materna, universitária e trabalhadora”, com a estudante Thais Fusari, integrante do Comitê de Gênero e Sexualidade e a do Programa Arborização Urbana e o Uso de Tecnologias para Popularização Científica, com a servidora Ketleen Grala, da Proext.

Lopes também destacou que através da extensão universitária a Unipampa tem conseguido se aproximar muito mais da comunidade externa, impactando na vida de mais pessoas. Essa relação pôde ser comprovada em trabalhos de extensão apresentados durante o 15º Siepe. 

A Pró-Reitora de Graduação, Claudete Martins, definiu o 15º Siepe como um grande evento em vários sentidos: extensão, número de mesas, discussões e trabalhos apresentados, interação e envolvimento com a comunidade, além da produção e do compartilhamento de saberes em várias áreas.   

Claudete também comentou sobre a participação expressiva dos cursos de graduação, com uma diversidade de projetos apresentados nas sessões orais e pôsteres, mostrando a qualidade da produção e da formação oferecida pela Unipampa.

O Pró-Reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Fábio Gallas Leivas, afirma que o 15º Siepe pode ser considerado um grande sucesso, com as sessões de apresentações orais e pôsteres marcadas pela interação entre os participantes. Segundo Leivas, “outro ponto que chama a atenção é a qualidade dos trabalhos apresentados que mostra o potencial dos nossos grupos de pesquisa. A Proppi parabeniza a todos pelo excelente trabalho realizado nas unidades acadêmicas”.

A volta ao formato presencial e a qualidade dos trabalhos apresentados foram enfatizados nos comentários dos Pró-Reitores. Fábio Gallas Leivas definiu este momento como especial para a Unipampa. Segundo Claudete Lima, esse retorno retomou a possibilidade de encontros e reencontros entre pessoas, instituições e saberes.

Reitor da Unipampa, Roberlaine Ribeiro Jorge.
Reitor da Unipampa, Roberlaine Ribeiro Jorge. Foto de Milene Marchezan.
Diretor do Campus Caçapava do Sul, José Rojas.
Diretor do Campus Caçapava do Sul, José Rojas. Foto de Milene Marchezan.
Jaqueline Vargas, coordenadora do Comitê Científico.
Jaqueline Vargas, coordenadora do Comitê Científico. Foto de Milene Marchezan.
Trabalho de Ensino recebe o prêmio Cardeal Amarelo.
Trabalho de Ensino recebe o prêmio Cardeal Amarelo. Foto de Milene Marchezan.
Trabalho de Extensão recebe o prêmio Cardeal Amarelo.
Trabalho de Extensão recebe o prêmio Cardeal Amarelo. Foto de Milene Marchezan.
Trabalho de Pesquisa e Inovação recebe o prêmio Cardeal Amarelo.
Trabalho de Pesquisa e Inovação recebe o prêmio Cardeal Amarelo. Foto de Maurício Stock.
Comissão Organizadora do 15º Siepe.
Comissão Organizadora do 15º Siepe. Foto de Milene Marchezan.