“Mudanças climáticas e suas consequências” é o tema da palestra do último dia do 15º Siepe

Professora Simone Ferraz, da UFSM, apresentou dados sobre El Niño, La Niña, Aquecimento Global e outros eventos climáticos

Na manhã do último dia do 15º Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (Siepe), da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), a professora da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Simone Erotildes Teleginski Ferraz, palestrou sobre “Mudanças Climáticas e suas consequências”. O evento ocorreu no palco da GeoTenda e teve a mediação do professor da Unipampa, Everton Frigo, do Campus Caçapava do Sul. A palestrante é coordenadora do Grupo de Pesquisas Climáticas e do curso de graduação em Meteorologia, ambos da UFSM.

A apresentação da pesquisadora inclui um histórico sobre El Niño – focando nos eventos mais fortes – e segue sobre as mudanças climáticas, pois, segundo ela há uma relação direta entre eles. “Você ter um aumento da temperatura global como um todo, você vai ter eventos como El Niño mais intensos como está sendo este”, afirma. A palestrante também abordou o efeito estufa e seus danos, quais são os gases do efeito estufa, o aquecimento global e os últimos relatórios do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), mostrando quais são esses cenários, o que é esperado com as diferentes emissões e o que já se observa com essas mudanças.

Simone explica que “o aquecimento observado no século XX é apenas simulado quando forçantes antropogênicas são incluídas, confirmando a influência humana no Clima, mas, nem todas as emissões humanas aquecem o Clima”. Por fim, a pesquisadora apresentou as evidências do aquecimento global já em andamento, entre elas:

• Concentrações de CO2 sem precedentes nos últimos dois milhões de anos;
  • Recuo das geleiras sem precedentes nos últimos dois mil anos;
  • A última década foi a mais quente do que qualquer período nos últimos 125 mil anos;
  • Nível do mar aumentou mais rápido do que em qualquer século nos últimos três mil anos;
  • Cobertura de gelo no verão do Ártico é a menor dos últimos mil anos;
  • Aquecimento oceânico mais rápido do que em qualquer período desde a era do gelo;
  • Acidificação oceânica atingiu o nível mais alto dos últimos 26 mil anos.

A palestra foi transmitida ao vivo e está disponível no canal da Unipampa no YouTube.