Pró-reitorias e geoparceiros expõem em estandes no Siepe

Quem chegar pelo acesso principal do Campus Caçapava do Sul da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) verá duas fileiras de estandes: à esquerda estão os espaços das Pró-Reitorias da Unipampa e à direita os dos geoparceiros: comerciantes vinculados ao Geoparque Caçapava que expõem e comercializam produtos como artesanato, lanches, embutidos, doces, geleias e azeite de oliva.

O Pró-Reitor de Extensão e Cultura, Paulo Lopes destacou o protagonismo da Proext no 15º Siepe, ressaltando que a Pró-reitoria está à frente da organização geral do evento. Lopes definiu o dia do início do Siepe como “muito esperado”, enfatizando o retorno ao formato presencial após a pandemia da Covid-19 e a expectativa sobre o número de participantes, mencionando a projeção de mil pessoas no evento. 

Sobre as ações de extensão, Lopes disse que atualmente são desenvolvidas cerca de 700 iniciativas na Unipampa, em diversas áreas do conhecimento, impactando cerca de 25 mil pessoas. Lopes também falou sobre as ações relacionadas com o geoturismo no município de Caçapava do Sul, como o Geodia, programa de extensão que abrange vários subprojetos, a partir do qual o Geoparque Caçapava adquiriu a dimensão atual. 

A Pró-Reitora de Graduação, Claudete Martins, falou sobre a satisfação gerada pela participação da Prograd na Comissão Organizadora Geral do 15º Siepe. No estande, além da divulgação dos cursos e processos seletivos da graduação da Unipampa, há o intuito de promover a interação da Prograd com a comunidade universitária, bem como o ingresso e a permanência dos estudantes. 

Bruno Lindemayer, Pró-Reitor adjunto de assuntos estudantis e comunitários, comentou que a Praec também participa da Comissão Organizadora do Siepe, destacando a importância desta Pró-Reitoria na organização do evento. Lindemayer também convidou os estudantes a visitarem o estande da Praec para conhecerem as ações de assistência estudantil, não somente relacionadas a auxílios financeiros, mas também a apoio pedagógico e saúde mental. Lindemayer também destacou que a Praec oferece programas específicos para indígenas e quilombolas. 

Rúbia Brum faz parte dos geoparceiros que trabalham com artesanato, atuando desde o início junto ao Geoparque Caçapava. Ela falou sobre as expectativas quanto ao Siepe, desejando ter sucesso em suas vendas de lembranças de Caçapava do Sul para o público de outras cidades. Rúbia também comentou que, mesmo ainda no início, o movimento do Siepe já era considerável.

Adeline Wagner, proprietária de um quiosque de produtos coloniais às margens da BR-153, participa das feiras do Geoparque Caçapava desde 2021. Ela comenta que essas participações têm dado muita visibilidade ao seu comércio. Adeline falou também sobre uma expectativa alta quanto à participação no 15º Siepe e que se programou para atender aos visitantes da melhor forma possível. A comerciante destacou a forma de preparo dos seus doces, feitos em tacho de cobre que, segundo ela, é difícil de encontrar atualmente.

Raquel Abdala e sua filha, Ana Lima comercializam azeite de oliva. Rosane Abdala, tia de Raquel, contou que sua empresa produz o azeite há mais de 20 anos, sendo pioneira na área no Rio Grande do Sul por ter iniciado a atual fase da olivicultura no estado. Rosane conta que seu olival ocupa uma área de 20 hectares na região do Geossítio da Toca das Carretas, cujo solo é arenoso com pedregulhos. Tais características conferem ao azeite um terroir único, com sabor, intensidade e equilíbrio diferenciados. Além da influência do solo, o azeite é composto de um blend com quatro variedades de azeitonas: a suavidade da Arbequina e da Arbosana formam um equilíbrio com o amargor da Koroneiki e a picância da Coratina, permitindo que esse azeite seja usado em saladas e outros pratos, inclusive doces. Há também um azeite monovarietal, produzido com a azeitona Coratina, sendo mais picante, aconselhado para acompanhar alimentos de sabor mais intenso.    

As crianças não foram esquecidas no 15º Siepe. O Espaço Kids oferece diversas atividades como exibição de vídeos, teatro de fantoches e local para atividades como desenho e massinha de modelar para que os pequenos conheçam a geodiversidade.

Três pessoas posam para a foto.
Equipe da Proext Unipampa.
Um grupo de pessoas abraçadas posa para a foto.
Equipe da Prograd Unipampa.
Duas amigas posam em pé juntas para a foto.
Rúbia Brum e Dirce Machado comercializam artesanato no 15º Siepe.
Mãe e filha posam juntas para a foto.
Raquel Abdala e sua filha Ana Lima comercializam azeite de oliva no 15º Siepe.
Mãe e filha abraçadas posam para a foto.
Adeline Wagner e sua filha Bárbara Wagner comercializam doces no 15º Siepe.