Bolsistas Fapergs, Capes e CNPq apresentam trabalhos nesta quarta-feira, 29

O 15º Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (Siepe) continua com programação intensa no Campus Caçapava do Sul da Universidade Federal do Pampa (Unipampa). Nesta quarta-feira, 29, foi a vez dos bolsistas da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) apresentarem os resultados de seus trabalhos. As apresentações orais ocorreram nas salas de aula do Prédio Acadêmico Administrativo Professora Daniela de Rosso Tolfo. Já as exposições de pôsteres foram realizadas no Lonão.

O professor da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Leandro Souza da Silva, que é um dos avaliadores do CNPq, conta que escolheu as salas que tinham apresentações ligadas à área das Ciências Agrárias, que é a de sua formação. “A gente vê uma similaridade muito grande com aqueles trabalhos que a gente acompanha na Universidade de Federal de Santa Maria”, conta. Outro ponto que o avaliador destaca é o “caráter de buscar soluções para os problemas locais”. Para Silva, “existe uma preocupação que esses trabalhos respondam aos anseios que a comunidade precisa responder, perguntas que precisam responder ou temas que são importantes do ponto de vista local”. Para o avaliador, “as apresentações foram bem interessantes. O evento é um sucesso”.

Conforme Felipe Valandro, professor do Departamento de Odontologia da UFSM e avaliador do CNPq, houve uma surpresa com o nível dos trabalhos apresentados, que demonstra um grau de maturidade que a Instituição vem adquirindo. “O nível intelectual alto dos alunos de iniciação científica demonstra todo esse contexto de maturidade científica que a Instituição adquiriu ao longo dos anos”, afirma. O pesquisador conta ainda que foi surpreendido muito positivamente com o modo que os avaliadores se posicionaram: “de uma forma muito crítica positiva para com os alunos. Isso demonstra também esse grau de comprometimento dos docentes com a formação do pensamento crítico”.