O primeiro dia do 15° Siepe é marcado pela diversidade de trabalhos acadêmicos

Com 1448 trabalhos aprovados, o 15° Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (Siepe), sediado na Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Campus Caçapava do Sul, conta com a participação de centenas de estudantes e visitantes da comunidade externa.

O primeiro dia foi marcado pelas apresentações orais e a exposição dos pôsteres dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos. A discente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Indústria Criativa (PPGCIC), da Unipampa Campus São Borja, Jéssica Martinez, expôs o pôster do seu projeto de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I), intitulado: Estudos Culturais e Cultura Visual: relações a partir do projeto de pesquisa desenvolvimento e inovação. Segundo Jéssica, “a atual proposta do trabalho é o desenvolvimento de uma cartilha com uma proposta metodológica interdisciplinar para o ensino das disciplinas de artes e ciências, voltada para o quinto ano do ensino fundamental”.

Um dos trabalhos apresentados oralmente foi o Relato de Experiência: i4 Documenta Oficina de Documentário com o Celular, da graduanda em Jornalismo, pela Unipampa Campus São Borja, Caroline Ledesma. O trabalho explica a participação da aluna como auxiliar nas atividades desenvolvidas pela Agência de Notícias i4, dentro de escolas públicas do município de São Borja, que tinham o objetivo de oferecer aos estudantes a oportunidade de produzir documentários com seus próprios celulares. Para Caroline, a décima quinta edição do Siepe está sendo “bem motivadora, pois a gente está tendo a oportunidade de ver vários trabalhos de diferentes áreas e essa integração é bem importante”.

Caroline Ledesma, graduanda de Jornalismo, apresenta relato de experiência no 15° Siepe – Foto: Maria Fernanda Corcetti

A integração e as trocas de conhecimentos e experiências entre os estudantes dos campi da Unipampa, oportunizada pelo Siepe, segundo o professor de Geologia e integrante do Comitê Científico, Giuseppe Betino de Toni, é essencial para o fortalecimento da ideia de unidade entre os campi da Unipampa.

As atividades do 15° Siepe seguem ocorrendo na Unipampa Campus Caçapava do Sul, durante os dias 29 e 30 de novembro. A programação completa do evento está disponível no link: https://eventos.unipampa.edu.br/siepe/programacao/.