APRESENTAÇÃO

A Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), por intermédio da Coordenadoria de Apoio Pedagógico (CAP), do Núcleo de Desenvolvimento de Pessoal (NUDEPE) e da Pró-Reitoria de Planejamento, Desenvolvimento e Avaliação (PROPLAN), realiza o IV Seminário de Desenvolvimento Profissional Docente “Planejamento e Avaliação da Aprendizagem na Educação Superior, nos dias 23 e 24 de fevereiro de 2011, na cidade de Santana do Livramento/RS.

Desde a sua criação, a UNIPAMPA tem dado relevância à pedagogia universitária, oportunizando espaço-tempo para reflexão sobre questões pedagógicas entre os docentes, com a finalidade de oferecer um ensino de qualidade.

Destaca-se que o Seminário de Desenvolvimento Profissional Docente faz parte do Programa de Desenvolvimento Profissional Docente, implementado em 2010, como Política Institucional de Formação Continuada de docentes da Universidade.

O Seminário de Desenvolvimento Profissional Docente, na sua quarta edição, objetiva aprofundar os conhecimentos referentes ao planejamento e à avaliação da aprendizagem na Educação Superior, visando o aperfeiçoamento pedagógico do professor da UNIPAMPA; bem como valorizar as práticas docentes, fomentando a inovação pedagógica.