Palestra: Prof. Norton Sampaio e Tanira Sampaio

Título da palestra: Por uma Bagé Sustentável.

Os palestrantes são membros do grupo ECOARTE que é uma organização social de pessoas comprometidas com a preservação do patrimônio histórico e a sustentabilidade ambiental no município de Bagé. A palestra trata de um projeto desenvolvido pelo grupo e recentemente veiculado na impressa local (ver notícia).

Minicurrículos:
Prof. Dr. Norton V. Sampaio possui graduação em Agronomia pela UFSM (1975), graduação em Administração de Empresas pela Faculdades Integradas de Marília – SP (1979), é Mestre em Ciências pela UFPel (1988) e Doutor em Produção Vegetal – Fitotecnia – da Escuela Superior de Ingenieros Agrónomos da Universidad Politécnica de Madrid (1992). Na URCAMP atuou como Diretor do Instituto Biotecnológico de Reprodução Vegetal, Vice-Reitor de Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação, Coordenador de Extensão e Pesquisa,e por dois madatos consecutivos, foi membro eleito do Conselho Diretor de sua mantenedora, Fundação Attila Taborda. Atualmente é professor da UNIPAMPA, Campus de Dom Pedrito, com atividades nos cursos de Bacharelado em Enologia e Superior de Tecnologia em Agronegócio, sendo membro do Conselho de Curadores (CONCUR) da universidade. É produtor rural em viticultura e fruticultura, e coordenador técnico da Associação Bageense de Fruticultores (ABFrut). É integrante do Basis, equipe de avaliadores de IES do INEP/MEC.

Drª Tanira M. G. Sampaio possui graduação em Agronomia pela Fundação Faculdade de Agronomia Luiz Meneghel (1977), mestrado em Ciência e Tecnologia de Sementes pela UFPel (1988) e doutorado em Producción Vegetal – Fitotecnia – Universidad Politécnica de Madrid (1992). Já foi professora da URCAMP e desempenhou a função de editora chefe da Revista Científica Rural e de diretora do Instituto Biotecnológico de Reprodução Vegetal (INTEC/URCAMP).