Rodas de conversa | Jornada de Reflexões Sobre Ensino de Línguas

Rodas de conversa

APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS EM RODAS DE CONVERSA

29 de novembro – Sexta-feira

(Links das salas enviados por e-mail aos participantes)

Para outras informações, entre em contato pelo e-mail jornada@unipampa.edu.br

 

EIXO I – ENSINO DE LÍNGUAS ADICIONAIS

EMENTA: Ensino das habilidades de produção e/ou de compreensão, aspectos estruturais (gramática e léxico), questões interculturais, Temas Contemporâneos Transversais, entre outros, com ou sem o uso de Novas Tecnologias, com base em diversas perspectivas de linguagem e de ensino e aprendizagem de línguas.

RODA I – 14h às 16h

Mediadora:

Profa. Dra. Luciani Salcedo de Oliveira (Unipampa) 

lucianioliveira@unipampa.edu.br 

Monitora: Rebeca Aquino Barbosa (mestranda do PPGEL)

rebecabarbosa.aluno@unipampa.edu.br 

14h

To be and not to be: o entre-lugar do professor-residente no curso de Letras/Inglês da Universidade Federal do Acre (Raynara Kamila Targino da Silva)

raynara.silva@sou.ufac.br

14h16min

O ensino de Português nos Estados Unidos: um relato de experiência na Emory University (Gabriel Alexandre Nascimento Silva)

gabriel.alexandre.1308@gmail.com

14h31min

Language on Action (LIA): aprendizagem colaborativa de línguas (Larissa Dantas de Castro Vaz)

larissavaz.aluno@unipampa.edu.br

14h46min

Inglês para iniciantes brasileiros: qual língua usar como meio de instrução? (Rebeca Aquino Barbosa)

rebecabarbosa.aluno@unipampa.edu.br

15h01min

Aulas de língua inglesa e expansão de repertórios: o folclore da cidade de Jaraguá (GO) (Rafaela Vilela)

rafaelavilela1303@gmail.com

RODA 2 – 14h às 16h

Mediador: 

Eduardo de Oliveira  Dutra (UNIFA)

eduespoa@gmail.com

eduardoeod@fab.mil.br

Monitora: Núria Silva Oliveira (mestranda do PPGEL)

nuriaoliveira.aluno@unipampa.edu.br 

14h

Práticas pedagógicas multilingues em um curso de espanhol para interações acadêmicas (Laura Moreira do Espirito Santo)

laurasanto.aluno@unipampa.edu.br

14h16min

Paródias em Língua Espanhola: um instrumento de aprendizagem crítica e criativa no Ensino Médio (Ana Paula Ruth Lima)

anaruthlima.ii@gmail.com

14h31min

Interculturalidade e ensino de espanhol na fronteira Brasil-Uruguay: uma abordagem pedagógica para a valorização cultural (Franciéli de Carvalho Ferreira)

francieliferreira.aluno@unipampa.edu.br

14h46min

Espanhol para crianças UFPEL: um relato de experiência do planejamento à aplicação do Projeto (Vanessa Rocha Teixeira)

vanessa.teixeira@live.com

RODA 3 – 14h às 16h

Mediadora:

Profa. Caroline Araujo Larranaga de Matos (Unipampa) 

carolinematos@unipampa.edu.br 

Monitora: Juliane Davila e Paiva (mestranda do PPGEL)

julianepaiva.aluno@unipampa.edu.br 

14h

Brincadeiras populares como estratégia de permanência: estudo de caso de um curso livre de língua espanhola (Jéssyca Lorrane Fernandes Santos)

jesspethit@gmail.com

14h16min

Aprendizagem de espanhol e literatura (Moacir Lopes de Camargos)

olandacesaricaro@gmail.com

14h31min

“AFFICHAGES” como recurso didático em aulas de FLE no Programa Paraná Fala Francês (Enarê Ítalo Gomes Floriano)

enarefloriano@gmail.com

14h46min

Bingo: uma abordagem criativa para a revisão de vocabulário nas aulas de Francês no Programa Paraná Fala Francês – UEM (Mariany Camilo Nabarrete)

mariany.camilo@gmail.com

RODA 4 – 14h às 16h

Mediadora:

Profa. Gisele Benck de Moraes (UPF)

gbenck@upf.br 

Monitora: Sara Moraes Rocha  (mestranda do PPGEL)

sararocha.aluno@unipampa.edu.br 

14h

DIÁLOGOS INTERCULTURAIS EM UM CURSO DE PORTUGUÊS COMO LÍNGUA ADICIONAL (Sara Moraes Rocha)

sararocha.aluno@unipampa.edu.br

14h16min

A formação da cultura brasileira por meio de lendas: uma experiência interinstitucional com o ensino de português como língua adicional (PLA) (Marlise Buchweitz)

marlisebuchweitz@gmail.com

14h31min

A experiência intercultural na formação de professoras de Português como Língua Adicional (Maria Carolina Silva de Oliveira )

mariacsdo2.aluno@unipampa.edu.br

14h46min

A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO A PARTIR DE UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA DESENVOLVIDA POR DOCENTE E DISCENTES DO PRÉ PEC G DO CEFET/MG: AS APROXIMAÇÕES COM O EXAME ORAL DO CELPE-BRÁS (Cleyde Soares Rocha)

cleydesoaresrocha4@gmail.com

15h01min

“Minha professora disse que no Rio Grande do Sul não vão gostar de mim porque sou egípcia”: estereótipos e mediação de conflitos em aula de Português como Língua Adicional (Yasmym Alessandra Rodrigues Dos Santos)

yasmymsantos.aluno@unipampa.edu.br

RODA 5 – 16h às 18h

Mediadora:

Profa. Taíse Simioni (UNIFAL)

taise.simioni@gmail.com

Monitora: Flávia Alves Azambuja (egressa do PPGEL)

alvesazambujaflavia@gmail.com

16h

Tecnobiografia enquanto alternativa para geração de dados (Emanuele Staudt Dias)

emanueledias.aluno@unipampa.edu.br

16h16min

EVENTOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORAS DE PORTUGUÊS COMO LÍNGUA DE ACOLHIMENTO COM FOCO EM ANÁLISE LINGUÍSTICA INTERCULTURAL (Flávia Azambuja)

alvesazambujaflavia@gmail.com

16h31min

ENSINO DE PORTUGUÊS PARA MULHERES WARAO: RELATOS DE EXPERIÊNCIA  (Kalyana Pereira Alencar)

luanl.c1999@gmail.com

16h46min

RECURSOS AUDIOVISUAIS E DUBLAGEM NO ENSINO DO ELA: LUDICIDADE E MULTISSENSORIALIDADE A PARTIR DE KONOSUBA (Mayra Suézia Oliveira dos Santos)

contatopromayrasuezia@gmail.com

EIXO II – ENSINO DE LÍNGUA MATERNA

EMENTA: Ensino de leitura, escrita, oralidade e gramática em língua materna, a partir de diferentes perspectivas e concepções de linguagem; relação com políticas linguística e/ou educacionais; experiências de protagonismo estudantil ou de formação docente; Temas Contemporâneos Transversais.

RODA I – 14h às 16h

Mediadora:  Flávia Azambuja

Monitor(a):

Michele Leite dos Santos

Michele Leite dos Santos

14h

Tutoria nas Escolas como Ferramenta de Apoio ao Aprendizado Escolar (Ilma Teresinha Ferreira Pereira)

ilmapereira.aluno@unipampa.edu.br

14h16min

PRÁTICAS DE PRODUÇÃO TEXTUAL EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE PELOTAS/ RS (Vitória Eduarda da Rosa Jardim)

vitoriaeduarda1025@gmail.com

14h31min

FORMAÇÃO DOCENTE EM DIREÇÃO À ÂMBIÊNCIA LEITORA (Daiane Ventorini Pohlmann Michelotti)

daimichelotti@yahoo.com.br

14h46min

 EMOÇÃO E ENSINO DE LÍNGUA MATERNA NO PÓS-  PANDEMIA: O QUE DIZEM OS PROFESSORES? (Natalice Ferreira dos Santos) 

natalice.letras21@gmail.com

15h01min

UMA PRÁTICA DE ESTÁGIO REALIZADA EM UMA TURMA DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

(Aline Batista Nunes)

 

RODA 2 – 14h às 16h

Mediadora: Fernanda Guimarães

Monitor(a):

Tatiane Bandeira Peters Tatiane Bandeira Peters 

14h

Para além da correção: reflexões sobre o papel do bilhete orientador em redação do Enem no Programa Salvaguarda (Aline Reinhardt da Silveira)

alinereinhardt.aluno@unipampa.edu.br

14h16min

O PEQUENO PRÍNCIPE: UMA JORNADA DE VALORES E CONHECIMENTO INTERDISCIPLINAR (NICOLAS MATHEUS SOUZA)

arnoldvinicius@alunos.utfpr.edu.br

14h31min

O gênero playlist comentada no universo dos multiletramentos: uma prática de linguagem contemporânea (Daniella Rafaelle do Nascimento Ferreira)

daniella.rafaelle@ufpe.br

14h46min

O ensino de Língua Portuguesa através de anúncios publicitários: uma proposta didática elaborada no estágio supervisionado (Eduarda Machado Severo)

eduardams.aluno@unipampa.edu.br

15h01min

Navegando nas águas dos poemas: Prática de Leitura e Escrita no Rio Urumajó (ANTONIO GOMES DA SILVA)

agomesribeiro@yahoo.com.br

15h16min

Metodologias ativas de aprendizagem: caminhos para uma educação participativa e colaborativa (Eliana Mendes de Medeiros)

elianamedeiros.aluno@unipampa.edu.br

 

RODA 3 – 14h às 16h

Mediadora:

Carolina Fernandes Carolina Fernandes

Monitor(a): Nathália Pinheiro Martins Nathalia Pinheiro Martins

14h

GAMEARGUMENTAÇÃO: A GAMIFICAÇÃO COMO ESTRATÉGIA METODOLÓGICA NO DESENVOLVIMENTO DE TEXTOS ARGUMENTATIVOS (Maria Dayane da Costa Coelho )

daycosttac@gmail.com

14h16min

Gênero meme em sala de aula: proposta de material didático digital numa perspectiva multimodal (Caroline Araújo Larrañaga de Matos)

carolinelivra@gmail.com

14h31min

Júri Simulado: um debate sobre as problemáticas do Brasil (Melina Tort Borges)

melina_tort@yahoo.com.br

14h46min

Mediação de atividades epilinguísticas e metalinguísticas: uma reflexão a partir do estágio de regência em Língua Portuguesa (Sara Maria Sampaio de Sousa)

sarasamp165@gmail.com

15h01min

A importância das anáforas encapsuladoras em textos dissertativos-argumentativos (Francisco Adalberto Mourão Leitão Filho )

adalbertofilho50@gmail.com

15h16min

Inteligência Artificial no Ensino de Línguas: desafios e possibilidades (Nathália Pinheiro Martins)

nathaliamartins.aluno@unipampa.edu.br

 

RODA 4 – 16h às 18h

Mediadora: Clara Dornelles Clara Zeni Camargo Dornelles

Monitor(a): Cristiane Azambuja Cristiane Bueno da Rosa de Azambuja

16h

FEIRA DA ETNIAS (Camila Machado Tarouco Wunsch)

camilawunsch@hotmail.com

16h16min

FAKE NEWS E ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: SUGESTÕES DE TRABALHO PARA O DESPERTAR DA LEITURA CRÍTICA A PARTIR DO GÊNERO CHARGE (Francisco Romário Paz Carvalho)

francisco.carvalho@ufpi.edu.br

16h31min

ESTRATÉGIAS PARA A COMPREENSÃO LEITORA: A PRESENÇA DAS FAKES NEWS NAS OBRAS DIDÁTICAS DE LÍNGUA PORTUGUESA (Margareth Valdivino da Luz Carvalho)

mvaldivinodaluzcarvalho@gmail.com

16h46min

Consequências para os alunos de baixa renda da Educação Básica Pública em tempos de pandemia: Uma reflexão sobre desigualdades sociais com ênfase na Alfabetização.  (Amanda Gonçalves Sandim Reis)

amandag.sandim.23@gmail.com

17h01min

BOOK TRAILER: ATIVIDADE INOVADORA PARA PROMOVER A LEITURA DE TEXTOS LITERÁRIOS E A PRODUÇÃO DE GÊNEROS TEXTUAIS (Marion Rodrigues Dariz)

mariondariz@gmail.com

17h16min
 

RODA 5 – 15h às 18h 

Mediadora: Margarete Schlatter

Monitor(a): Adriano de Souza Adriano de Souza

15h

Propostas dialógicas de compreensão leitora em língua materna (Adriano Ernesto Trindade)

trindadeadriano2@gmail.com

15h16min

Redação do ENEM: uma perspectiva a partir da educação cidadã (ANA GABRIELY DOS SANTOS DIAS)

anagabriely.aluno@unipampa.edu.br

15h31min

EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA: UM OLHAR EM CINCO TRABALHOS APRESENTADOS NO COPENE (Arthur Teixeira Ernesto)

arthurernesto.aluno@unipampa.edu.br

15h46min.ARGUMENTAÇÃO EM PRODUÇÕES ESCOLARES EM UMA ESCOLA PÚBLICA NA CIDADE DE BAGÉ: UM DESAFIO ATRAVÉS DA ANÁLISE DO DISCURSO (Aline Regina Chaves Petrarca de Leon)

alineleon.aluno@unipampa.edu.br

16h01min

UMA PROPOSTA DE ABORDAGEM DISCURSIVA DA ESCRITA DE SI NA ESCOLA PÚBLICA (CARLA BEATRIZ DIFORENE VAZ)

carladiforene.aluno@unipampa.edu.br

EIXO III – ENSINO DE LITERATURA

EMENTA: Propostas e experiências de ensino-aprendizagem de literatura; formação do leitor competente pela fruição literária; discussões sobre obras literárias e interculturais de diferentes tempos da História da humanidade e em diversos contextos nacionais e internacionais, propiciando interlocuções críticas entre tais textos; políticas públicas educacionais para o ensino de literatura.

 

RODA 1 – 14h às 16h

Mediadora:

Veronice Camargo da Silva 

veronine-silva@uergs.edu.br

Monitor(a):

Aline Jacinto

alinejacinto.aluno@unipampa.edu.br

14h

Percepção comparativa sobre as lendas hispânicas e brasileiras (Sandra Helena Andrade de Oliveira) sanguapa@yahoo.com.br 

14h16min

Palmeirais: dos escritores aos gêneros textuais (Antonio das Neves de Holanda)

 holandaneves09@gmail.com 

14h31min

Metodologia de ensino de literatura a partir de romances pós-memoriais da ditadura militar brasileira escritos pela geração dos filhos (Marlise Buchweitz)

 marlisebuchweitz@gmail.com 

14h46min

Letramento literário na educação infantil:  a leitura através do livro imagem (Fernanda Moreira Pereira Ritta)

 fernandamp2.aluno@unipampa.edu.br 

15h01min

Aprendendo em outros espaços educativos: leitura e escrita (Moacir Lopes de Camargos) fernandadeoliveirafreitas0@gmail.com 

15h16min

A representação do amor e da solidão em Memórias de minhas putas tristes, de Gabriel García Márquez (Francisco Batista dos Santos)

fcobatistasantos@gmail.com 

 

RODA 2 – 14h às 16h

Mediadora:

Mônica Chissini

monica.chissini@farroupilha.ifrs.edu.br

Monitora:

 

Raquel Souza Alves

raquelsouza.aluno@unipampa.edu.br

14h

Projeto “PRALER”’: enriquecendo o Ensino da Língua Materna por meio de Práticas de Leitura, Escrita e Reescrita na Escola (Maikelly de Almeida Pereira)

maikelly.pereira200@gmail.com 

14h16min

A importância da contação de histórias na formação do leitor infantil: uma conversa com a literatura para crianças (Tainara Susara Fagundes Barcellos Pinto) tainarapinto.aluno@unipampa.edu.br 

14h31min

O Pequeno Príncipe: O Ser Criança e o Ser Adulto (Rogério Strik Junior)

 rogeriostrik2@gmail.com

14h46min

Leitura como lazer:   relato de uma oficina de leitura e contação de histórias no Projeto Turismo Científico no IF Baiano (Verena Santos Abreu)

 verenasabreu@gmail.com 

15h01min

Formando leitores a partir da literatura negrofeminina: A Lei 10.639/2003 e o letramento literário (Dênis Moura de Quadros)

 denisdpbg10@gmail.com 

15h16min

Existe um poeta em cada um de nós (Cátia Simone Machado Moraes)

 catiasimonemachado@gmail.com 

 

RODA 3 – 16h às 18h

Mediadora:

Sarah Vervloet Soares 

sarahvervloet@gamil.com

Monitora:

16h

Era uma vez… Um espaço provocador para a leitura na sala do Berçário II (Caroline Rodrigues Melo) carolinerm.aluno@unipampa.edu.br 

16h16min

Contando histórias doces em família (Clarice Aparecida Schwert)

clariceschwert.aluno@unipampa.edu.br 

16h31min

Compartilhando saberes: cultura indígena, afro-brasileira e africana nos anos iniciais (Quélen Peres de Oliveira)

quelenperesdeoliveira@gmail.com 

16h46min

Biblioteca viva: um local com muitas histórias e aprendizagens (Indriéli Reis Dias)

 indrielidias.aluno@unipampa.edu.br 

17h01min

A vida que ninguém vê: ampliando olhares sobre a arte e sobre o outro (Eduarda Schneider da Silva)

profedudacfes@gmail.com 

17h16min

Trilhando saberes: conhecendo Malala e promovendo a conscientização acerca dos direitos da criança (Eduarda G. Ferreira da Silva)

 eduardagfds.aluno@unipampa.edu.br

 

RODA 4- 16h às 18h

Mediadora:

Geice Peres Nunes 

geicenunes@unipampa.edu.br

Monitora:

fernandamp2.aluno@unipampa.edu.br

16h 

A hora do conto em sala de aula: uma proposta de incentivo à experiência literária na Educação infantil (Luciele Peres Albuquerque da Silva)

 lucielesilva.aluno@unipampa.edu.br 

16h16min 

A contribuição da supervisão escolar na formação de leitores (Raquel Souza Alves Aymone) raquelsouza.aluno@unipampa.edu.br

16h31min

Entre palavras e gestos: a arte da leitura em voz alta como performance literária (Aline de Freitas Jacinto)

 alinejacinto.aluno@unipampa.edu.br 

16h46min

Letramento Literário, Letramento Crítico e distopias (Emanuelle Velozo Marcos)

emanukamu@gmail.com

17h01min

Narrativas feministas negras no coletivo juvenil de uma escola pública de Bagé/Rs: contribuições para o debate educacional (Paola Pires dos Santos)

paolapires.aluno@unipampa.edu.br 

 

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.