APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS EM RODAS DE CONVERSA
29 de novembro – Sexta-feira
(Links das salas enviados por e-mail aos participantes)
Para outras informações, entre em contato pelo e-mail jornada@unipampa.edu.br
EIXO I – ENSINO DE LÍNGUAS ADICIONAISEMENTA: Ensino das habilidades de produção e/ou de compreensão, aspectos estruturais (gramática e léxico), questões interculturais, Temas Contemporâneos Transversais, entre outros, com ou sem o uso de Novas Tecnologias, com base em diversas perspectivas de linguagem e de ensino e aprendizagem de línguas. |
||||
RODA I – 14h às 16h |
||||
Mediadora:
Profa. Dra. Luciani Salcedo de Oliveira (Unipampa) lucianioliveira@unipampa.edu.br Monitora: Rebeca Aquino Barbosa (mestranda do PPGEL) |
14h
To be and not to be: o entre-lugar do professor-residente no curso de Letras/Inglês da Universidade Federal do Acre (Raynara Kamila Targino da Silva) |
|||
14h16min
O ensino de Português nos Estados Unidos: um relato de experiência na Emory University (Gabriel Alexandre Nascimento Silva) |
||||
14h31min
Language on Action (LIA): aprendizagem colaborativa de línguas (Larissa Dantas de Castro Vaz) |
||||
14h46min
Inglês para iniciantes brasileiros: qual língua usar como meio de instrução? (Rebeca Aquino Barbosa) |
||||
15h01min
Aulas de língua inglesa e expansão de repertórios: o folclore da cidade de Jaraguá (GO) (Rafaela Vilela) |
||||
RODA 2 – 14h às 16h |
||||
Mediador:
Eduardo de Oliveira Dutra (UNIFA) Monitora: Núria Silva Oliveira (mestranda do PPGEL) |
14h
Práticas pedagógicas multilingues em um curso de espanhol para interações acadêmicas (Laura Moreira do Espirito Santo) |
|||
14h16min
Paródias em Língua Espanhola: um instrumento de aprendizagem crítica e criativa no Ensino Médio (Ana Paula Ruth Lima) |
||||
14h31min
Interculturalidade e ensino de espanhol na fronteira Brasil-Uruguay: uma abordagem pedagógica para a valorização cultural (Franciéli de Carvalho Ferreira) |
||||
14h46min
Espanhol para crianças UFPEL: um relato de experiência do planejamento à aplicação do Projeto (Vanessa Rocha Teixeira) |
||||
RODA 3 – 14h às 16h |
||||
Mediadora:
Profa. Caroline Araujo Larranaga de Matos (Unipampa) Monitora: Juliane Davila e Paiva (mestranda do PPGEL) |
14h
Brincadeiras populares como estratégia de permanência: estudo de caso de um curso livre de língua espanhola (Jéssyca Lorrane Fernandes Santos) |
|||
14h16min
Aprendizagem de espanhol e literatura (Moacir Lopes de Camargos) |
||||
14h31min
“AFFICHAGES” como recurso didático em aulas de FLE no Programa Paraná Fala Francês (Enarê Ítalo Gomes Floriano) |
||||
14h46min
Bingo: uma abordagem criativa para a revisão de vocabulário nas aulas de Francês no Programa Paraná Fala Francês – UEM (Mariany Camilo Nabarrete) mariany.camilo@gmail.com |
||||
RODA 4 – 14h às 16h |
||||
Mediadora:
Profa. Gisele Benck de Moraes (UPF) Monitora: Sara Moraes Rocha (mestranda do PPGEL) |
14h
DIÁLOGOS INTERCULTURAIS EM UM CURSO DE PORTUGUÊS COMO LÍNGUA ADICIONAL (Sara Moraes Rocha) |
|||
14h16min
A formação da cultura brasileira por meio de lendas: uma experiência interinstitucional com o ensino de português como língua adicional (PLA) (Marlise Buchweitz) |
||||
14h31min
A experiência intercultural na formação de professoras de Português como Língua Adicional (Maria Carolina Silva de Oliveira ) |
||||
14h46min
A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO A PARTIR DE UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA DESENVOLVIDA POR DOCENTE E DISCENTES DO PRÉ PEC G DO CEFET/MG: AS APROXIMAÇÕES COM O EXAME ORAL DO CELPE-BRÁS (Cleyde Soares Rocha) |
||||
15h01min
“Minha professora disse que no Rio Grande do Sul não vão gostar de mim porque sou egípcia”: estereótipos e mediação de conflitos em aula de Português como Língua Adicional (Yasmym Alessandra Rodrigues Dos Santos) |
||||
RODA 5 – 16h às 18h |
||||
Mediadora:
Profa. Taíse Simioni (UNIFAL) Monitora: Flávia Alves Azambuja (egressa do PPGEL) |
16h
Tecnobiografia enquanto alternativa para geração de dados (Emanuele Staudt Dias) |
|||
16h16min
EVENTOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORAS DE PORTUGUÊS COMO LÍNGUA DE ACOLHIMENTO COM FOCO EM ANÁLISE LINGUÍSTICA INTERCULTURAL (Flávia Azambuja) |
||||
16h31min
ENSINO DE PORTUGUÊS PARA MULHERES WARAO: RELATOS DE EXPERIÊNCIA (Kalyana Pereira Alencar) |
||||
16h46min
RECURSOS AUDIOVISUAIS E DUBLAGEM NO ENSINO DO ELA: LUDICIDADE E MULTISSENSORIALIDADE A PARTIR DE KONOSUBA (Mayra Suézia Oliveira dos Santos) contatopromayrasuezia@gmail.com |
||||
EIXO II – ENSINO DE LÍNGUA MATERNAEMENTA: Ensino de leitura, escrita, oralidade e gramática em língua materna, a partir de diferentes perspectivas e concepções de linguagem; relação com políticas linguística e/ou educacionais; experiências de protagonismo estudantil ou de formação docente; Temas Contemporâneos Transversais. |
||||
RODA I – 14h às 16h |
||||
Mediadora: Flávia Azambuja
Monitor(a): Michele Leite dos Santos |
14h
Tutoria nas Escolas como Ferramenta de Apoio ao Aprendizado Escolar (Ilma Teresinha Ferreira Pereira) |
|||
14h16min
PRÁTICAS DE PRODUÇÃO TEXTUAL EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE PELOTAS/ RS (Vitória Eduarda da Rosa Jardim) |
||||
14h31min
FORMAÇÃO DOCENTE EM DIREÇÃO À ÂMBIÊNCIA LEITORA (Daiane Ventorini Pohlmann Michelotti) |
||||
14h46min
EMOÇÃO E ENSINO DE LÍNGUA MATERNA NO PÓS- PANDEMIA: O QUE DIZEM OS PROFESSORES? (Natalice Ferreira dos Santos) |
||||
15h01min
UMA PRÁTICA DE ESTÁGIO REALIZADA EM UMA TURMA DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL (Aline Batista Nunes) |
||||
RODA 2 – 14h às 16h |
||||
Mediadora: Fernanda Guimarães
Monitor(a): Tatiane Bandeira Peters Tatiane Bandeira Peters |
14h
Para além da correção: reflexões sobre o papel do bilhete orientador em redação do Enem no Programa Salvaguarda (Aline Reinhardt da Silveira) |
|||
14h16min
O PEQUENO PRÍNCIPE: UMA JORNADA DE VALORES E CONHECIMENTO INTERDISCIPLINAR (NICOLAS MATHEUS SOUZA) |
||||
14h31min
O gênero playlist comentada no universo dos multiletramentos: uma prática de linguagem contemporânea (Daniella Rafaelle do Nascimento Ferreira) |
||||
14h46min
O ensino de Língua Portuguesa através de anúncios publicitários: uma proposta didática elaborada no estágio supervisionado (Eduarda Machado Severo) |
||||
15h01min
Navegando nas águas dos poemas: Prática de Leitura e Escrita no Rio Urumajó (ANTONIO GOMES DA SILVA) |
||||
15h16min
Metodologias ativas de aprendizagem: caminhos para uma educação participativa e colaborativa (Eliana Mendes de Medeiros) |
||||
RODA 3 – 14h às 16h |
||||
Mediadora:
Carolina Fernandes Carolina Fernandes Monitor(a): Nathália Pinheiro Martins Nathalia Pinheiro Martins |
14h
GAMEARGUMENTAÇÃO: A GAMIFICAÇÃO COMO ESTRATÉGIA METODOLÓGICA NO DESENVOLVIMENTO DE TEXTOS ARGUMENTATIVOS (Maria Dayane da Costa Coelho ) |
|||
14h16min
Gênero meme em sala de aula: proposta de material didático digital numa perspectiva multimodal (Caroline Araújo Larrañaga de Matos) |
||||
14h31min
Júri Simulado: um debate sobre as problemáticas do Brasil (Melina Tort Borges) |
||||
14h46min
Mediação de atividades epilinguísticas e metalinguísticas: uma reflexão a partir do estágio de regência em Língua Portuguesa (Sara Maria Sampaio de Sousa) |
||||
15h01min
A importância das anáforas encapsuladoras em textos dissertativos-argumentativos (Francisco Adalberto Mourão Leitão Filho ) |
||||
15h16min
Inteligência Artificial no Ensino de Línguas: desafios e possibilidades (Nathália Pinheiro Martins) |
||||
RODA 4 – 16h às 18h |
||||
Mediadora: Clara Dornelles Clara Zeni Camargo Dornelles
Monitor(a): Cristiane Azambuja Cristiane Bueno da Rosa de Azambuja |
16h
FEIRA DA ETNIAS (Camila Machado Tarouco Wunsch) |
|||
16h16min
FAKE NEWS E ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: SUGESTÕES DE TRABALHO PARA O DESPERTAR DA LEITURA CRÍTICA A PARTIR DO GÊNERO CHARGE (Francisco Romário Paz Carvalho) |
||||
16h31min
ESTRATÉGIAS PARA A COMPREENSÃO LEITORA: A PRESENÇA DAS FAKES NEWS NAS OBRAS DIDÁTICAS DE LÍNGUA PORTUGUESA (Margareth Valdivino da Luz Carvalho) |
||||
16h46min
Consequências para os alunos de baixa renda da Educação Básica Pública em tempos de pandemia: Uma reflexão sobre desigualdades sociais com ênfase na Alfabetização. (Amanda Gonçalves Sandim Reis) |
||||
17h01min
BOOK TRAILER: ATIVIDADE INOVADORA PARA PROMOVER A LEITURA DE TEXTOS LITERÁRIOS E A PRODUÇÃO DE GÊNEROS TEXTUAIS (Marion Rodrigues Dariz) |
||||
17h16min | ||||
RODA 5 – 15h às 18h |
||||
Mediadora: Margarete Schlatter
Monitor(a): Adriano de Souza Adriano de Souza |
15h
Propostas dialógicas de compreensão leitora em língua materna (Adriano Ernesto Trindade) |
|||
15h16min
Redação do ENEM: uma perspectiva a partir da educação cidadã (ANA GABRIELY DOS SANTOS DIAS) |
||||
15h31min
EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA: UM OLHAR EM CINCO TRABALHOS APRESENTADOS NO COPENE (Arthur Teixeira Ernesto) |
||||
15h46min.ARGUMENTAÇÃO EM PRODUÇÕES ESCOLARES EM UMA ESCOLA PÚBLICA NA CIDADE DE BAGÉ: UM DESAFIO ATRAVÉS DA ANÁLISE DO DISCURSO (Aline Regina Chaves Petrarca de Leon) | ||||
16h01min
UMA PROPOSTA DE ABORDAGEM DISCURSIVA DA ESCRITA DE SI NA ESCOLA PÚBLICA (CARLA BEATRIZ DIFORENE VAZ) |
||||
EIXO III – ENSINO DE LITERATURAEMENTA: Propostas e experiências de ensino-aprendizagem de literatura; formação do leitor competente pela fruição literária; discussões sobre obras literárias e interculturais de diferentes tempos da História da humanidade e em diversos contextos nacionais e internacionais, propiciando interlocuções críticas entre tais textos; políticas públicas educacionais para o ensino de literatura. |
||||
RODA 1 – 14h às 16h |
||||
Mediadora:
Veronice Camargo da Silva veronine-silva@uergs.edu.br Monitor(a): Aline Jacinto alinejacinto.aluno@unipampa.edu.br |
14h
Percepção comparativa sobre as lendas hispânicas e brasileiras (Sandra Helena Andrade de Oliveira) sanguapa@yahoo.com.br |
|||
14h16min
Palmeirais: dos escritores aos gêneros textuais (Antonio das Neves de Holanda) |
||||
14h31min
Metodologia de ensino de literatura a partir de romances pós-memoriais da ditadura militar brasileira escritos pela geração dos filhos (Marlise Buchweitz) |
||||
14h46min
Letramento literário na educação infantil: a leitura através do livro imagem (Fernanda Moreira Pereira Ritta) |
||||
15h01min
Aprendendo em outros espaços educativos: leitura e escrita (Moacir Lopes de Camargos) fernandadeoliveirafreitas0@gmail.com |
||||
15h16min
A representação do amor e da solidão em Memórias de minhas putas tristes, de Gabriel García Márquez (Francisco Batista dos Santos) |
||||
RODA 2 – 14h às 16h |
||||
Mediadora:
Mônica Chissini monica.chissini@farroupilha.ifrs.edu.br Monitora:
Raquel Souza Alves raquelsouza.aluno@unipampa.edu.br |
14h
Projeto “PRALER”’: enriquecendo o Ensino da Língua Materna por meio de Práticas de Leitura, Escrita e Reescrita na Escola (Maikelly de Almeida Pereira) |
|||
14h16min
A importância da contação de histórias na formação do leitor infantil: uma conversa com a literatura para crianças (Tainara Susara Fagundes Barcellos Pinto) tainarapinto.aluno@unipampa.edu.br |
||||
14h31min
O Pequeno Príncipe: O Ser Criança e o Ser Adulto (Rogério Strik Junior) |
||||
14h46min
Leitura como lazer: relato de uma oficina de leitura e contação de histórias no Projeto Turismo Científico no IF Baiano (Verena Santos Abreu) |
||||
15h01min
Formando leitores a partir da literatura negrofeminina: A Lei 10.639/2003 e o letramento literário (Dênis Moura de Quadros) |
||||
15h16min
Existe um poeta em cada um de nós (Cátia Simone Machado Moraes) |
||||
RODA 3 – 16h às 18h |
||||
Mediadora:
Sarah Vervloet Soares sarahvervloet@gamil.com Monitora: |
16h
Era uma vez… Um espaço provocador para a leitura na sala do Berçário II (Caroline Rodrigues Melo) carolinerm.aluno@unipampa.edu.br |
|||
16h16min
Contando histórias doces em família (Clarice Aparecida Schwert) |
||||
16h31min
Compartilhando saberes: cultura indígena, afro-brasileira e africana nos anos iniciais (Quélen Peres de Oliveira) |
||||
16h46min
Biblioteca viva: um local com muitas histórias e aprendizagens (Indriéli Reis Dias) |
||||
17h01min
A vida que ninguém vê: ampliando olhares sobre a arte e sobre o outro (Eduarda Schneider da Silva) |
||||
17h16min
Trilhando saberes: conhecendo Malala e promovendo a conscientização acerca dos direitos da criança (Eduarda G. Ferreira da Silva) |
||||
RODA 4- 16h às 18h |
||||
Mediadora:
Geice Peres Nunes geicenunes@unipampa.edu.br Monitora: fernandamp2.aluno@unipampa.edu.br |
16h
A hora do conto em sala de aula: uma proposta de incentivo à experiência literária na Educação infantil (Luciele Peres Albuquerque da Silva) |
|||
16h16min
A contribuição da supervisão escolar na formação de leitores (Raquel Souza Alves Aymone) raquelsouza.aluno@unipampa.edu.br |
||||
16h31min
Entre palavras e gestos: a arte da leitura em voz alta como performance literária (Aline de Freitas Jacinto) |
||||
16h46min
Letramento Literário, Letramento Crítico e distopias (Emanuelle Velozo Marcos) |
||||
17h01min
Narrativas feministas negras no coletivo juvenil de uma escola pública de Bagé/Rs: contribuições para o debate educacional (Paola Pires dos Santos) |