Regulamento | Fórum Internacional de Serviço Social

Regulamento

REGULAMENTO

2º FÓRUM INTERNACIONAL DE SERVIÇO SOCIAL: 

QUESTÃO SOCIAL, NEOFASCISMO E AS RESISTÊNCIAS NA AMÉRICA LATINA

DE 06 A 08 DE DEZEMBRO DE 2023 

UNIPAMPA – Campus São Borja

O “II Fórum Internacional de Serviço Social: Questão Social, Neofascismo e as resistências na América Latina” é uma proposta formulada pelo Curso de Serviço Social da Universidade Federal do Pampa – UNIPAMPA, Campus São Borja-RS.  Tem como objetivo consolidar um espaço, na região da fronteira, que possibilite a construção do conhecimento a partir de experiências coletivas no âmbito do trabalho e questão social, das políticas sociais e das relações de exploração e opressão na perspectiva da construção de movimentos de resistência no contexto da América Latina.

 

EIXOS TEMÁTICOS:

 

Eixo temático 01 – Modo de Produção Capitalista, Relações Sociais e América Latina: 

  • Estado e neofascismo; 
  • Capitalismo dependente; 
  • Trabalho e questão social; 
  • Patriarcado; 
  • Questão étnico-racial; 
  • Territórios, questão agrária e ambiental. 

 

Eixo temático 02 – Transformações societárias e suas repercussões na formação e trabalho profissional do/a assistente social: 

  • Formação profissional; 
  • Trabalho docente;
  • Curricularização da extensão no Serviço Social;
  • Relações e condições do trabalho profissional; 
  • Estágio supervisionado;
  • Intervenção profissional e espaços sócio-ocupacionais. 

 

Eixo temático 03 – Estado, questão social e políticas de proteção social: 

  • Controle social e participação social; 
  • Proteção social e seguridade Social; 
  • Fundo público e orçamento das políticas sociais; 
  • Políticas de trabalho e de renda; 
  • Pobreza e políticas de enfrentamento;
  • (In)segurança nutricional e produção de alimentos. 

 

Eixo temático 04 – Relações de exploração/opressão de gênero, raça/etnia, geração e sexualidades: 

  • Movimentos Sociais; 
  • Sexualidades, identidades de gênero; 
  • Capacitismo; 
  • Questão social e gerações; 
  • Violências; 
  • Relações patriarcais de gênero.

 

1 ORIENTAÇÕES INICIAIS E CRONOGRAMA 

1.1 Imprescindível que todas as pessoas interessadas em participar do 2º Fórum Internacional de Serviço Social – FISS façam a leitura atenta das orientações elencadas neste Regulamento.

1.2 O presente Regulamento dispõe sobre orientações para: inscrição, submissão de trabalhos, apresentação de trabalhos, certificação e publicação dos anais do evento.

1.3 Os prazos para inscrição e submissão de trabalhos não são prorrogáveis, salvo por decisão da comissão organizadora. 

 

2 CRONOGRAMA GERAL (Atividade/Prazo)

2.1 Inscrição para o evento: de 20 de outubro a 29 de novembro

2.2 Submissão de trabalhos: 20 de outubro a 06 de novembro. 

2.3 Divulgação da lista dos trabalhos aprovados:  20 de novembro

2.4 Divulgação dos locais e horários das apresentações dos trabalhos: data posterior a divulgação da lista dos trabalhos aprovados 

 

3 INSCRIÇÕES

3.1 São modalidades de inscrição e participação: 

  • Estudantes de graduação de instituições de ensino superior.
  • Pós Graduação (lato sensu): Estudantes de pós-graduação de instituições de ensino superior.
  • Pós Graduação (strictu sensu): Estudantes de pós-graduação de instituições de ensino superior.
  • Pesquisadores/as:  Técnicos/as ou docentes vinculados a: instituições de nível tecnológico ou superior, órgãos ou centros de pesquisa, organizações de desenvolvimento regional, entre outros.
  • Profissionais da área das Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Humanas e áreas afins.

3.2 As inscrições serão realizadas exclusivamente no item “INSCRIÇÕES” disponível no link: https://eventos.unipampa.edu.br/foruminternacionalservicosocial/

a) É de responsabilidade do/a participante a correta inscrição no evento. A equipe organizadora do evento não se responsabiliza por problemas técnicos.  

b) Após concluir a inscrição no evento o/a participante receberá um e-mail confirmando a inscrição.

 

4 ORIENTAÇÕES GERAIS PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS

4.1 A submissão dos trabalhos deve ser realizada exclusivamente, por um/a dos/as autores/as, no aba “SUBMISSAO DE TRABALHOS”, disponível no link: https://eventos.unipampa.edu.br/foruminternacionalservicosocial/

4.2 Podem ser submetidos apenas trabalhos no formato de artigo completo, com no mínimo 12 páginas e no máximo 15 páginas, conforme item “TEMPLATE” disponível no link: https://eventos.unipampa.edu.br/foruminternacionalservicosocial/

4.3 Qualquer um dos autores/as poderá realizar a submissão do artigo no site na aba “SUBMISSÃO DE TRABALHOS”, via formulário on-line. Como autor/a/e principal (Autor 1) poderá ser submetido no máximo um (01) artigo e como co-autor/a/e de mais dois (02) trabalhos. Sendo assim, cada participante poderá ter três (03) trabalhos publicados: um (01) como autor/a/e principal e dois (02) como co-autor/a/e ou, ainda, três (03) no caso de estar somente como co-autor/a/e.

4.4 Nesta edição do FISS será possibilitada a apresentação de trabalhos de forma híbrida somente para participantes com trabalhos aprovados, que sejam de outros Estados do Brasil ou do exterior. Nesse caso a apresentação será via google meet, através de link que será enviado para o e-mail do Autor/a/e 1. Nesta modalidade híbrida serão possíveis 10 apresentações por Eixo. Quem reside no Estado do Rio Grande do Sul, deverá apresentar presencialmente. 

4.5 A modalidade de apresentação será somente na forma oral, podendo ser realizada por qualquer um/a dos/as autores/as. Todos/as/es autores/as serão certificados pela apresentação do trabalho. 

4.6 Não serão aceitos trabalhos completos, contendo apenas autores/as e co-autores/as de Graduação ou Cursos Tecnológicos. Ou seja, estes deverão necessariamente ser orientados por um docente ou profissional já graduado, que será autor/a/e ou co-autor/a/e do trabalho.

4.7 O nome e o e-mail de todos/as/es os/as autores/as e co-autores/as deverão ser corretamente indicados no formulário de submissão de trabalhos, cujo preenchimento é de inteira responsabilidade dos/as autores/as.

4.8 A submissão de trabalho não implica a inscrição automática de todos/as/es autores/as para participar da programação do evento. Cada autor/a/e interessado/a/e em participar do conjunto da programação deverá proceder a inscrição no Fórum observando-se a modalidade indicada no item 3.1 deste regulamento.

4.9 Podem ser submetidos trabalhos de projetos de pesquisa (teórico-práticas) que ainda estão sendo executados se estes já tiverem resultados parciais, bem como relatos de experiência no âmbito do ensino e extensão e/ou relato de experiência profissional. Pode abranger ainda estudos teóricos que sejam resultados de revisão bibliográfica. 

4.10 O conteúdo do trabalho submetido é de inteira responsabilidade dos/as autores/as que realizaram a submissão. 

4.11 É responsabilidade do/a/e autor/a/e verificar o conteúdo do arquivo antes da submissão.  

4.12 Os trabalhos submetidos serão analisados pelo corpo de avaliadores/as que integram a Comissão Científica. Os trabalhos somente serão apresentados se considerados aprovados na etapa da avaliação do trabalho. Para maiores informações em caso de dúvidas a respeito da submissão de trabalhos deverão ser encaminhadas para o e-mail: foruminternacionalss2023@gmail.com

 

5 NORMAS DE SUBMISSÃO DOS TRABALHOS

5.1 Serão aceitos trabalhos nos idiomas português, espanhol e inglês. 

5.2 Serão aceitos apenas trabalhos no formato artigo completo, o qual deverá conter no mínimo 12 páginas e no máximo 15 páginas, incluindo referências bibliográficas. 

5.3 O artigo completo deverá conter a seguinte estrutura: título na língua portuguesa e em língua estrangeira (inglês ou espanhol), resumo na língua portuguesa e em língua estrangeira (inglês ou espanhol), palavras-chaves (Keyword, palabras clave), desenvolvimento, considerações finais e referências bibliográficas. 

5.4 O resumo do artigo completo deve conter até 250 palavras.  

5.5 O título do trabalho deve estar em caixa alta (maiúsculas), alinhamento centralizado e fonte Times New Roman, tamanho 12. 

5.6 O corpo do texto deverá ser escrito em fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento 1,5 e alinhamento justificado. 

5.7 Tabelas e figuras podem ser utilizadas, e devem aparecer o mais próximo possível do trecho a que se referem, conforme item “TEMPLATE” disponível no link: https://eventos.unipampa.edu.br/foruminternacionalservicosocial/. 

5.8 As referências bibliográficas deverão ser indicadas em ordem alfabética, conforme item “TEMPLATE” disponível no link: https://eventos.unipampa.edu.br/foruminternacionalservicosocial/. 

5.9 Os trabalhos deverão obedecer a normais vigentes da ABNT e seguir o item “TEMPLATE” disponível no link: https://eventos.unipampa.edu.br/foruminternacionalservicosocial/. O número máximo de autores por trabalho é cinco (cinco). 

5.10 O/a participante que submete o trabalho deverá indicar o nome do/a autor/a principal e dos demais autores/as, no item “SUBMISSÃO DE TRABALHO”, disponível no link: https://eventos.unipampa.edu.br/foruminternacionalservicosocial/. 

5.11 O trabalho deverá ser enviado em duas versões: uma em PDF, sem identificação dos/as autores/as e uma versão em Word, com identificação dos/as autores/as do trabalho. 

5.12 Os trabalhos que envolvam seres humanos e/ou animais deverão apresentar no corpo do texto a aprovação no CEP (Comitê de Ética em Pesquisa) ou CEUA (Comissão de Ética no Uso de Animais). 

5.13 Não serão aprovados trabalhos submetidos fora das normas estabelecidas neste regulamento. 

5.14 O parecer dos avaliadores consistirá em: Trabalho aprovado e Trabalho reprovado.

5.15 Todos os trabalhos aprovados serão publicados nos Anais do Evento, com ISSBN: 978-65-5699-006-4

 

6 NORMAS PARA AVALIAÇÃO DOS TRABALHO SUBMETIDOS

6.1 Cronograma de avaliação (Atividade/Prazo):

Avaliação dos artigos completos pela Comissão Científica: de 07 de novembro a 19 de novembro

Divulgação, na página do evento, dos resultados dos trabalhos aprovados pela Comissão Científica: 20 de novembro

6.2  A Comissão Organizadora do evento reserva-se o direito de alterar qualquer uma das datas do cronograma de avaliação. 

6.3 Serão automaticamente excluídos trabalhos que não sigam o disposto neste Regulamento ou que contenham: a identificação dos/as autores/as no arquivo submetido; páginas com número inferior ou superior ao estabelecido; plágio sem a citação apropriada; aqueles que não tenham participação de professor/a orientador/a (nas modalidades indicadas nos itens 4.6 e 4.7 deste Regulamento); aqueles que não estiverem devidamente registrados no CEP ou CEUA, quando aplicável.

6.4 Os trabalhos serão analisados por avaliadores/as integrantes da Comissão Científica, utilizando os seguintes critérios: 

a) Qualidade da redação do texto (fluência e coesão);

b) Consistência teórica do trabalho;

c) Qualidade e adequação da metodologia observando procedimentos éticos;

d) Apresentação de resultados.

6.5 Cada avaliador/a indicará se o trabalho “Atende Totalmente”, sendo esse “Aprovado”, ou  “Não atende aos Critérios”, sendo esse “Recusado”.  

6.6 Cada trabalho será analisado por dois avaliadores/as que realizarão a avaliação às cegas. Caso um/a avaliador/a reprove e outro/a aprove, o trabalho será submetido a uma terceira avaliação. 

6.7 O/a avaliador/a que reprovar o trabalho deve expor, em no mínimo 100 caracteres, os motivos para tal decisão, no intuito de contribuir para o processo de aprendizagem do/a participante. 

 

7 NORMAS PARA APRESENTAÇÃO ORAL

7.1 A apresentação de trabalhos está condicionada à submissão e aprovação dos artigos completos, conforme divulgação prévia dos trabalhos aprovados. 

7.2 As apresentações irão ocorrer em dia, horário e local a serem divulgados na página do evento. 

7.3 A Comissão Organizadora se reserva o direito de não adequar os dias e horários de apresentação em função de problemas pessoais do/a/e apresentador/a/e, salvo casos previstos em lei. 

7.4 É de inteira responsabilidade do/a/e apresentador/a/e conferir o dia, horário e local (sala presencial ou virtual) de sua apresentação no site do evento. 

7.5 A apresentação pode ser realizada por um/a dos/as coautores/as, devidamente listado na lista de presença, conforme item 4.5 deste Regulamento. 

7.6 Para apresentação na forma oral serão disponibilizados projetor e computador com entradas USB. O tempo de apresentação oral é de 10 (dez) minutos e 5 (cinco) minutos para debate e contribuições da Comissão Avaliadora e demais participantes, o qual poderá ocorrer após blocos de apresentação. 

7.7 O/a apresentador/a/e (presencial ou virtual) deve comparecer no início da sessão de apresentação de trabalhos, do contrário não poderá realizar sua apresentação. 

7.8 A entrada de pessoas nas salas deverá ocorrer apenas no intervalo entre as apresentações.

 

8 CERTIFICAÇÃO E ANAIS DO EVENTO

8.1 Serão emitidos os seguintes certificados: 

a) Certificado de Apresentação de Trabalho; 

b) Certificado de Ministrante de Palestra/Mesa Temática e minicursos;

c) Certificado para mediadores/as das palestras/mesas temáticas;

d) Certificado para participante de minicurso;

e) Certificado de Membro/a/e da Equipe Organizadora do Evento;

f) Certificado para Comissão Científica;

g) Certificado para Mediador/a/e da sessão de apresentação de trabalhos;  

h) Certificado de Participação como Ouvinte no Evento; 

i) Certificado como Ouvinte nas Sessões de Apresentação de Trabalhos Presenciais. 

8.2  Os certificados descritos nas modalidades do item 8.1 serão emitidos após o encerramento do evento. 

8.3 A equipe organizadora não se responsabilizará por dados informados de forma incompleta ou indevida que inviabilizem a emissão do certificado.

 

9  DISPOSIÇÕES GERAIS

9.1 Os casos omissos neste regulamento serão resolvidos pela  Comissão Organizadora do evento, contato pelo e-mail: foruminternacionalss2023@gmail.com

 

São Borja, 11 de outubro de 2023.

 

Coordenação Geral:

Professora Jaina Raqueli Pedersen

Professora Rosilaine Coradini Guilherme

Professore Monique Bronzoni Damascena

Professor Roberto Barboza Castanho