Minicursos | Fórum Internacional de Serviço Social

Minicursos

Link para as inscrições – https://www.sympla.com.br/2-fiss—forum-internacional-de-servico-social__2242699

 

07/12/23 – Quinta-feira

08:00 às 12:00 – Minicurso 1 e 2 (presencial e simultâneo)

Local: Unipampa (campus São Borja-RS)

Minicurso 1: Questão Agrária e o Campesinato: Mediações com a Questão Social

  • Palestrante: Dra Letícia Chimini (assessoria e consultoria a movimentos sociais e populares).
  • Ementa: Ampliar os conhecimentos acerca da questão agrária na mediação com o Serviço Social; visibilizar os processos organizativos de resistência dos coletivos campesinos organizados; realizar mediações pertinentes entre a questão social e questão agrária: possibilidades e desafios, considerando a realidade agrária latinoamericana.

Minicurso 2: Ditadura, justiça de transição e democracia no Brasil.

  • Palestrante: Profa.  Dra. Carmen Regina Abreu Gonçalves (Unipampa).
  • Ementa: O objetivo do minicurso é refletir sobre o passado recente do país, a partir de questões que envolvem memória, verdade histórica e justiça de transição. No curso serão discutidas questões histórias, como o Golpe de 1964, que em 2024 completa 60 anos, e também abordar os ataques recentes a democracia e desafios para sua consolidação em um país que não rompeu com seu passado autoritário.

 

08/12/23 – Sexta-feira 

08:00 às 12:00 – Minicurso 3 e 4 (presencial e simultâneo).

Local: Unipampa (campus São Borja-RS)

Minicurso 3 : Movimento Estudantil de Serviço Social (MESS): a disciplina que não está nos currículos, mas que transforma quem a vivencia

  • Palestrante: Discente Luana Rodrigues Vieira (UCS; Região VI da Executiva Nacional de Estudantes de Serviço Social – ENESSO).
  • Ementa: Este minicurso tem por objetivo apresentar inicialmente o ABC do Movimento Estudantil de Serviço Social, com a intenção de elucidar elementos históricos e organizativos da ENESSO. Posteriormente, a partir da socialização das informações, construir coletivamente estratégias de mobilização dos/as/es estudantes da Universidade sede.

Minicurso 4 : O Movimento de Trabalhadores no Capitalismo Contemporâneo: uma análise sociológica e contextual. 

  • Palestrante: Prof. Dr. Gerson de Lima Oliveira (Unipampa)
  • Ementa: Explora as dinâmicas atuais dos movimentos sociais de trabalhadores à luz das teorias sociológicas pertinentes, destacando a interseção com o panorama legal e tecnológico da terceira década do século XXI. Discute a relação capital e trabalho, considerando as mudanças tecnológicas e os desafios enfrentados pelos trabalhadores na contemporaneidade. Analisa como a globalização e a digitalização têm impactado as relações laborais, impulsionando a reformatação dos movimentos de trabalhadores e suas estratégias de resistência, bem como as teorias sociológicas que fundamentam e elucidam essas questões. Será uma tentativa de compreensão dos desafios e da atuação dos movimentos sociais diante do cenário contemporâneo.